História

Quer saber tudo sobre história? Então conheça nossas subcategorias e categorias sobre o assunto de história geral para ler com uma visão ampla e de qualidade sobre o tema.

 

 

Conhecer a História é uma forma de evitar que situações desagradáveis se repitam, ao mesmo tempo que a cultura de um povo possa ser preservada. Afinal ter conhecimento do que passou ajuda a compreender o presente.

Sem os historiadores (pessoas que possuem bacharelado em História) jamais teríamos conhecimento sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a Ditadura Militar, ou mesmo a evolução dos povos, por exemplo.

 

O que é História?

 

A História é um estudo científico que visa analisar o fatos e povos para, então, compreender um período histórico.

 

Os períodos históricos compreendem 5 estágios:

 

Pré-História – Até 4.000 a.C, ou seja, antes de surgir a escrita;
Antiguidade – De 4.000 a.C até 476;
Idade Média (era Medieval) – De 476 até 1453, quando os turcos otomanos conquistaram Constantinopla;
Idade Moderna – De 1453 até a Revolução Francesa, em 1789;
Idade Contemporânea – De 1789 até hoje.

 

Para que serve a história?

 

A História serve para que possamos entender o passado e, assim, compreender nosso presente, resgatando aspectos sociais, culturais e econômicos de outros povos e regiões a fim de analisar o processo de desenvolvimento de cada época.

 

É importante, nesse processo, que cada historiador seja o mais imparcial possível para repassar as informações da forma como realmente aconteceram, e não de acordo com o próprio entendimento aliado a um viés ideológico, por exemplo.

 

Principais assuntos

 

Quando se fala em História é impossível não destacar os grandes acontecimentos ao longo dos últimos séculos. Os principais assuntos mais abordados são:

 

Ditadura Militar;
Segunda Guerra Mundial;
Era Vargas;
Revolução Industrial;
Grécia Antiga;
Reforma Protestante;
Brasil Colônia.

 

Portanto, a História é uma das matérias mais importantes nas escolas para manter viva todos os processos que marcaram época, ajudando no pensamento crítico e no progresso do mundo.