Algumas civilizações antigas acabam despertando muito mais curiosidade do que outras. Os Vikings são um claro exemplo disso. Eles que se tornaram inspiração para filmes e séries ganharam muitos admiradores de sua história.
No entanto, é importante deixar claro que não basta apenas admirar, mas sim conhecer um pouco mais sobre cada detalhe que faz a diferença sobre essa civilização.
Índice da biografia:
Resumo dos Vikings
Como já falamos aqui, os Vikings são uma antiga civilização que estavam localizados no norte da Europa, onde hoje são os países europeus Dinamarca, Suécia e Noruega.
Características
Os povos Vikings possuíam algumas características peculiares, uma das mais marcantes está relacionado quanto à maneira de se vestirem. Devido à sua localização geográfica, região da Escandinávia, a temperatura era bastante baixa.
- Vestuário masculino
As vestimentas mais usadas pelos Vikings eram feitas com peles grossas e couro originários dos animais de grande porte. Eles possuíam em seu vestuário um misto de metal, tecido e pedra.
Algo que aparenta ser bastante característico dos Vikings, mas que na verdade não passa apenas de invenções são os seus capacetes (chapéus) com a presença de chifres.
A ideia de uso desses chifres se tornou popular entre a população devido a apresentação de óperas do século XIX, que assim deixavam mais forte a sua imagem de homens bárbaros.
- Vestuário feminino
As mulheres Vikings também possuíam uma vestimenta característica, elas usavam tecidos mais espessos juntamente com o cabelo grande organizados em tranças.
- Economia
A economia dos Vikings girava em torno da terra e da atividade de agricultura, pois eram elas que mantinham os mais ricos na camada social mais elevada, no entanto, a comercialização por meio de navegações por alguns locais europeus também eram algo a se considerar, pois havia comercialização com as civilizações mais próximas.
A navegação se tornou presente em sua economia graças à habilidade dos Vikings de construírem embarcações rápidas e resistentes, fazendo com que eles conseguissem navegar a locais mais distantes.
Acredita-se que eles chegaram às Américas aproximadamente 500 anos antes de Cristóvão Colombo.
- Organização social
Como todas as civilizações, os Vikings possuíam uma organização social bem definida e dividida em estratos. No topo da pirâmide hierárquica são encontrados os magnatas e os latifundiários, no meio da pirâmide os fazendeiros e na base, os povos escravos.
Por ser uma sociedade antiga existiam divisões mais categóricas como as de homens e mulheres ou de ricos e pobres.
Algo bastante curioso é que os Vikings possuíam um rei que os comandavam, mas a passagem da coroa não era feita de forma convencional e hereditária (passada de rei para o descendente mais próximo e que estivesse apto para a sucessão).
Os candidatos que almejavam o cargo de rei, deveriam lutar entre si para assim conseguir o direito à coroa.
No quesito de autoridade política, a civilização Viking, abaixo do rei possui condes e alguns chefes que tinham bastante poder sobre a população e as decisões que mantinham a organização, principalmente na elaboração das leis e nas punições para os criminosos
- Crenças religiosas
A questão da religiosidade dos Vikings envolve uma rede mitológica que conta a presença de histórias de vários deuses que eram sempre idolatrados em rituais.
Temos por exemplo o deus Odin, que nos rituais ele era idolatrado como o deus dos deuses.
Outro deus que é bastante conhecido atualmente é o Thor que é personagem de destaque em várias histórias em quadrinhos e em filmes.
Ele era o deus mais popular dos Vikings, ele era um deus de proteção e tinha poder sobre os céus.
No período da Idade Média, houve um grande processo de cristianização de várias civilizações europeias, e aos poucos a população Viking foi convertida ao cristianismo, a cultura desse povo começou a se esvair no período entre os séculos XI e XII.
Como eles eram fisicamente
Para conseguir mantermos uma ideia dos povos que habitavam o mundo antigamente é importante conhecermos um pouco sobre as características físicas mais marcantes.
No caso dos Vikings, eles eram símbolos de grande força e barbas em tamanho excessivo. Os capacetes que eles usavam eram de forma cônica em madeira, o couro e o metal também faziam parte desta confecção, além disso havia uma proteção para o nariz dos Vikings.
Cultura
Com relação a cultura dos Vikings temos como ótimo exemplo, a arte era bastante elaborada, realizando relevos com ideias de animais e de vegetais que eram postos no casco dos seus barcos.
Tanto as armas, quando os capacetes que eles usavam eram esculpidos com desenhos que tinham o intuito de proteção e de ratificação de status social.
Para confirmação do poder e da alta sociedade, as mulheres costumavam se adornar com joias e amuletos que eram feitos com várias partes de animais como por exemplo, ossos ou chifres de animais e cascas de tartarugas.
Por meio das runas, que era o alfabeto utilizado pelos Vikings, foi possível localizar algumas mensagens que foram esculpidas em pedras, madeiras, ambientes, ratificando assim a arte dos Vikings.
Deuses da mitologia Viking
Assim como em outras culturas, existem alguns deuses que fazem parte da área cultural e religiosa os Vikings e que são conhecidos até hoje, vejamos a seguir:
Odin: considerado o senhor da vida e da morte, Odin era o chefe supremo de Argard, é considerado o deus da guerra, da magia e também da poesia.
Sua arma mais poderosa é uma lança chamada de Gungnir, a qual lançava montado em um lendário cavalo de oito patas.
Thor: Conhecido como o deus do trovão e da fertilidade, Thor era filho de Odin e por ser destemido, enfrentava todos os perigos com o seu martelo Mjölnir, segundo a mitologia quando Thor usava o seu martelo ocorriam trovões.
Frigga/Freya: ela é considerada como uma deusa-mãe, foi a primeira esposa de Odin, madrasta de Thor e mãe de Loki. É considerada a deusa do matrimônio, do amor, da união e da fertilidade.
Loki: é considerado o pai das mentiras, ele era metade deus e metade gigante, por mais que sua natureza tenha uma parte maligna, ele conseguia ajudar a manter o equilíbrio entre os deuses.
Balder: este deus era filho de Odin, e era considerado o deus da luz, da inteligência e da beleza. É casado com a deusa Nanna com quem teve um filho chamado Forseti.
Valquírias: são deusas que hierarquicamente falando eram de menor importância. No entanto, a sua função era a de conduzir os espíritos daqueles guerreiros que forma mortos nas batalhas até o Valhala que era um grande e belo salão dominado por Odin.
Alguns guerreiros famosos
Como toda a população que consta com guerreiros fortes, alguns guerreiros Vikings também tiveram destaques, apesar de sempre ser o nome do deus Thor, associado à grandes filmes e literaturas, existem muitos outros, que citamos abaixo.
- Eric Bloodaxe.
- Freydis Eriksdottir.
- Sweyn Forkbeard.
- Harald Hardrada.
- Gunnar Hamundarson.
- Erik the Red.
- Ragnar Lodbrok.
- Egil Skallagrimsson.
Mulheres Vikings
Conseguimos observar na civilização Viking a força do papel feminino, elas eram de grande importância tanto política como religiosa, o que para a época já era um grande avanço se comparada com as populações cristãs existentes na época.
Elas podiam optar tanto para ficar em casa e cuidar do campo, como para participar de guerras ao lado dos guerreiros homens, apesar de que alguns estudos feitos por historiadores consideram que a parcela feminina que participava das guerras era bem pequena.
Outro ponto que devemos destacar sobre as mulheres Vikings é que elas podiam se divorciar, herdar terras, dirigir a casa e negociar com escravos, para a maioria das outras culturas da época algumas dessas coisas eram impossíveis.
Qual era a língua falada por eles
O nórdico antigo era a língua que os descendentes da Escandinávia e algumas colônias do Atlântico Norte falavam na Era Viking. O nórdico antigo foi uma língua que descendeu do proto-nórdico.
O alfabeto que o tanto o nórdico antigo quanto o proto-nórdico possuíam uma escrita que se baseava no emprego de runas antigas, como futhark.
Curiosidades sobre os Vikings
Elencamos algumas curiosidades sobre os Vikings
- Algumas das profissões dos Vikings eram: pescadores, fazendeiros e comerciantes, eles dependiam da natureza para conseguirem viver.
- Eles eram grandes especialistas em expedições marítimas, pois eles construíam excelentes barcos, que eram longos e abertos com velas e remos que ajudam na locomoção.
- Entre as armas mais utilizadas pelos Vikings podemos destacar machados, espadas, lanças, escudos, arcos e flechas.
- Os mais velhos (anciãos) possuíam grande prestígio na civilização Viking, eles recebiam visitas para auxiliar nas tomadas de decisões e também para consulta sobre o que o futuro os aguardava, eles eram como intermediários dos deuses.
Fim
No início do século XI os Vikings começaram a sofrer muito mais influências externas devido a religião cristã. Assim a população começou a entrar em declínio de forma gradativa.
Sendo assim, eles começaram e se tornar trabalhadores das terras que antes, eles eram considerados colonizadores.