Biografia de São Lucas

Para entender a biografia de São Lucas é necessário que dois importantes fatores sejam colocados em pontos de esclarecimentos.





Biografia de São Lucas

O primeiro fator é que nas narrações bíblicas não temos muita clareza a respeito de data de nascimento, vida pessoal e morte de São Lucas. Muito do que nos baseamos é garimpado junto a historiadores, sobretudo, o mais preciso da história cristã que é Eusébio de Cesaréia.

São Lucas era oriundo de Antioquia da Síria e um indivíduo dotado de muito conhecimento e exercia a medicina, sendo, inclusive, o padroeiro dos médicos na tradição católica.

O médico São Lucas, portanto, não era judeu e sim um gentio, todavia, foi evangelizado e se converteu ao cristianismo vindo a ser um amigo e médico particular do apóstolo Paulo.

Desde que tornou-se cristão São Lucas passou a pesquisar e anotar histórias de Jesus e seu ministério e o início da igreja.

são lucasDestes trabalhos nós temos um dos quatro evangelhos que é o “Evangelho Segundo São Lucas” e o Atos dos Apóstolos, que, a propósito, se trata de uma obra de registros históricos do início das pregações e expansão do evangelho. A data que a igreja católica tradicionalmente celebra o dia de São Lucas é 18 de outubro.

O apóstolo Paulo se refere a Lucas como “O Médico Amado” em sua carta ao povo colossense. Existem várias menções a Lucas nas cartas dos apóstolos.

Existe uma corrente de historiadores que acreditam que Lucas foi um dos 70 discípulos mencionados na bíblia, porém, não há nenhuma ligação histórica forte que o comprove.

O historiador Eusébio de Cesaréia afirma em sua obra “História Eclasiástica” que São Lucas esteve diretamente em contato com alguns discípulos de Jesus, embora não tenha sido testemunha ocular do mestre galileu.

Existem algumas contradições e discussões quanto a morte de São Lucas, haja vista, que alguns historiadores afirmam que ele teria sofrido martírio, mas a maioria dos biógrafos afirmam que ele teria morrido na Boécia na Grécia de morte natural aos 84 anos.

A igreja católica reivindica que os restos mortais de Lucas estejam em Pádua na Itália, mas não existe uma confirmação mais concreta.

Veja outras biografias:

Gostou das informações de biografia desta ilustre figura? Então compartilha com seus amigos e deixa seu comentário abaixo!

Biografia de São Lucas
5 (100%) 4 votes

Leave a Reply