Biografia de Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi é uma figura firme e combativa que foi político, advogado, escritor, revolucionário e religioso.





Possuidor de inúmeras funções, reconhecido mundialmente como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX.

Quem foi Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi seu nome de batismo, líder pacifista indiano, nasceu em 02 de outubro de 1869 em Porbanda, na península de Kathiawar, região do Gujarate, no oeste da Índia.

Filho de comerciante, mercador e político local. Seu pai foi um dos membros da Corte Rajastânica e primeiro-ministro do governo de Rajkot e de Vankaner, governo autônomo e submetido à suserania da Coroa Britânica. Sua mãe era uma mulher religiosa de grande influência, em sua memória deixou uma impressão marcante, como uma pessoa santa.

Os familiares de Gandhi pertenciam à religião vaiṣṇava, que, dentro do hinduísmo, destaca a veneração a Viṣṇu. O hinduísmo é a principal religião da Índia, considerada a terceira maior religião do mundo e, consequentemente a mais complexa.

Tanto a infância quanto a adolescência de Mahatma Gandhi foram marcadas por um ambiente familiar, favorável para o desenvolvimento da tolerância pela fé e para a compreensão de sua busca do diálogo inter-religioso. Na adolescência quando tinha 13 anos, foi lhe arranjado um casamento, fato que naquela época era muito comum nas famílias casamento arranjado.

Fez curso de direito em Londres e, em 1891 retornou ao pais de origem para exercer a profissão. Em 1893, viajou para a colônia britânica, África do Sul, onde deu início ao movimento pacifista.

Na África, tornou-se uma figura pública, reconhecida internacionalmente por possuir um papel de líder na luta contra a discriminação da população da Índia. Viveu na África por quase 20 anos, durante este tempo alcançou notoriedade no desenvolvimento de suas atividades.

Biografia de Mahatma Gandhi

Quem foi Mahatma Gandhi. (Foto Reprodução)

Se destacou na luta pela independência indiana, buscava incentivar a população o não pagamento de impostos e o não consumo de produtos ingleses, recorrendo a jejuns, marchas e a desobediência civis.

Devido a sua grandiosidade, recebeu o nome de Mahatma, que quer dizer “grande espirito”. Muitos líderes de direitos civis o reconheceram como fonte de inspiração na luta pela igualdade de direitos.

Gandhi foi detido, julgado e condenado a seis anos de prisão durante uma greve no ano de 1922, contra o aumento excessivo de impostos, onde houve uma manifestação com queima de um posto policial.

No início da Segunda Guerra Mundial, Mahatma Gandhi volta a lutar para que os britânicos sejam retirados imediatamente do país.

Em 1947, a Índia conquista sua independência. Contudo, passou por um processo de divisão interna, levando o governo a se dividir em duas nações a União Indiana e a população muçulmana. Devido a essa divisão, houve forte migração de hindus e muçulmanos para direções opostas a fronteira, gerando sérios conflitos.

Um ano após a Independência da Índia, quando estava na capital indiana, em Nova Délhi, Mahatma Gandhi foi morto a tiros por um hindu rebelde, quando permitiu a divisão do país, e isso causou ódio aos nacionalistas. Faleceu em 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos de idade.

Ficou popularmente conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Reconhecido como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX, foi um dos defensores dos direitos humanos, buscou amenizar a miséria, ampliar os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica, e eliminar as injustiças do sistema de castas.

Como Mahatma Gandhi morreu?

As informações constantes sobre a morte desta personalidade incrível é que aconteceu no dia 30 de janeiro de 1948, na cidade de Nova Délhi, Índia.

Nathuram Godse foi o responsável pela morte de Mahatma Gandhi e ele era um hinduísta fanático, ou seja, um extremista hindu. Provavelmente assassinou Gandhi porque o criminoso acreditava que ele estava enfraquecendo o governo indiano.

Principais obras de Gandhi

Veja abaixo algumas das principais obras de Mahatma Gandhi:

  • Diga Não À Violência, Não Seja Covarde
  • Os sete pecados capitais
  • À descoberta do amor
  • A Palavra da Verdade
  • A única revolução possível é dentro de nós
  • Quem deserta…
  • Se…
  • Mergulhe em você mesmo
  • Seja Crente
  • Ser responsável e crente
  • Tenha Um Valor Positivo
  • Meu Deus…
  • Não Grite, Seja Paciente
  • Entre outras.

Algumas frases de Mahatma Gandhi:

Segue abaixo alguns pensamentos de Mahatma Gandh:

  • “A não-violência não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem nos faz mal.”
  • “A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para bravos.”
  • “O mundo está cansado de ódio.”
  • “A não-violência é a maior força a serviço da humanidade.”
  • “Se a corrida armamentista alucinada continuar, é inevitável que resulte em massacre como jamais ocorreu na história.”
  • “Se restar um vitorioso, a própria vitória será uma morte em vida para a nação que emergir vencedora.”

Gostou da história sobre a Biografia de Mahatma Gandhi? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe este com seus amigos nas redes sociais.

Biografia de Mahatma Gandhi
5 (100%) 30 votes

Leave a Reply