Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de São Marcos

Não há dúvida que o evangelista São Marcos foi um dos mais importantes instrumentos na propagação do cristianismo nos primeiros anos da fé Cristã.

Biografia de São Marcos

O evangelista fez parte do grupo dos 70 discípulos que saiu propagou as boas novas do evangelho na Palestina.

O nome de São Marcos é, segundo textos bíblicos, João Marcos e faz junção de um nome hebraico (João) com um romano (Marcos) o que era comum à época.

O apóstolo foi o responsável por escrever o Evangelho Segundo São Marcos. Este segundo evangelho é fruto de uma pergunta “Quem é Jesus?” que S. Marcos teve que responder à Comunidade Cristã de Roma.

São Marcos

São Marcos realizou a primeira viagem missionária ao lado do apóstolo Paulo, mas teria, futuramente desistido. Segundo relatos históricos e bíblicos teria “esfriado” sua fé e ao encontrar São Pedro foi novamente levado ao fervor cristão.

O apóstolo Pedro deixou S. Marcos algum tempo à frente da Igreja em Roma e posteriormente o enviou a Aquiléia uma grande e importante cidade.

Ali São Marcos propagou o evangelho e formou uma grande comunidade cristã. Em seguida viajou para o Egito onde pregou o evangelho e passou por Cirene na Pentápolis, Líbia, Tebaida e Alexandria.

A extensão maior do ministério de São Marcos foi em Alexandria, pois, ali se estabeleceu e morou por 19 anos pregando o evangelho. Ali em Alexandria o pregador incansável fundou a Igreja de Alexandria e conseguiu uma multidão de novos convertidos. Havia um fervor por parte do escritor sacro em levar às boas novas que ele acreditava.

Devido a sua pregação sobre o reino de Deus o apóstolo que foi discípulo de São Pedro terminou sendo perseguido pelos pagãos locais, maioria politeísta, que desacreditavam do que ele propagava.

Morte de São Marcos

No dia dia 25 de abril do ano 65 d.C o apóstolo teria sido preso e teve uma corda amarrada ao pescoço e foi arrastado pelas ruas até que ele estivesse morto.

Após o martírio seu corpo foi sepultado e em 828 fora transportado para Veneza. O sucessor de São Marcos em Alexandria teria sido Aniano o primeiro convertido ao Cristianismo naquela região.

Gostou das informações sobre a biografia? Então deixa seu comentário abaixo e compartilha o post com seus amigos!

Biografia de São Marcos
5 (100%) 6 vote[s]