Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de São Francisco de Assis

Conhecido como o protetor dos animais, São Francisco de Assis foi um monge italiano que dedicou sua vida a fazer benfeitorias e a cuidar do bem estar de todos os seres vivos, deixou de lado a riqueza de sua família e decidiu viver uma vida simples.

Conheça a seguir, a história de São Francisco de Assis.

Quem foi São Francisco de Assis

Giovanni di Pietro di Bernardone conhecido como São Francisco de Assis nasceu na Itália, em uma pequena cidade chamada Assis. Francisco era filho de um rico comerciante e de uma herdeira nobre também da Itália. Sua juventude foi repleta de regalias econômicas, no entanto, o jovem não tinha interesse nenhum com os negócios da família e também não quis estudar.

Apesar de sua juventude ter sido cheia de festas e diversões em companhia de amigos, o jovem Francisco foi aos poucos se desinteressando por tais prazeres. Ainda quando era jovem, viveu uma guerra entre duas cidades italianas (Perugia e Assis) e na mesma época adoeceu.

Durante sua vivencia como enfermo Francisco começou a ouvir chamados divinos, que pediam a ele para servir ao amor ao próximo. Após muitas orações e reflexos, Francisco vendeu seus bens (que pertenciam a ele e não ao pai) e com o dinheiro ajudou pessoas doentes em hospitais e pobres.

O ponto de partida para a mudança na vida de Francisco e o que ocasionou entregar-se a sua missão foi um momento em que o jovem rezava na Igreja de São Damião e ouviu o crucifixo falar com ele, conta-se que a frase foi “Francisco, repara a minha casa, pois esta em ruínas”. Nesta época, com 25 anos, ele foi morar com padre da Igreja mencionada, para que vivesse uma vida sem nenhuma soberba.

Após saber das renuncias do filho, o pai de Francisco buscou-o na igreja e o acorrentou na casa da família, a mãe o libertou e ele voltou à igreja, mas o pai voltou novamente para busca-lo dizendo que Francisco deveria renunciar toda a sua herança se escolhesse viver aquela vida, e assim Francisco fez, entregou até as roupas do corpo ao pai e decidiu por continuar sua missão.

Já sem nenhum bem ou dinheiro, Francisco começou a pedir esmolas e usou o valor arrecadado para reformar a Igreja de São Damião, depois também ajudou na reforma da Igreja de São Pedro e quando concluiu foi morar em uma capela chamada de Porciúncula.

A partir de então, Francisco viveu para cumprir as Escrituras sagradas, vivendo para o espírito. Seus sermões eram sempre muito frequentados e possuía muitos seguidores. Fundou ao longo de sua vida duas ordens (irmandades), a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis” e a “Ordem dos Franciscanos”.

tudo sobre são francisco de assis
Veja nesta biografia tudo sobre São Francisco de Assis. (Foto: Reprodução)

Quando é dia de São Francisco de Assis?

O dia de São Francisco de Assis é comemorado no dia 04 de outubro, a data foi definida por esta ter sido a data da morte deste Santo.

Apesar de sua vivência católica, pessoas de diversas religiões e crenças pedem a São Francisco nesta data por mais paz e bondade no mundo.

Obras e pensamentos

A vida de São Francisco foi dedicada na propagação do evangelho e em levar esperança aos desanimados, a obra deste Santo é trazida em diversas orações e histórias católicas.

Oração de São Francisco de Assis

A sua oração é conhecida mundialmente e é símbolo da mais profunda fé.

“ […]Pois é dando que se recebe, 

é perdoando que se é perdoado, 

e é morrendo que se vive 

para a Vida Eterna”.

Como São Francisco de Assis morreu?

São Francisco de Assis morreu em outubro de 1226, a causa de sua morte foi uma doença no estômago, relatos mostram que o Santo chegou a vomitar sangue e que sua morte fora assistida por seus discípulos.

Dois anos antes da sua morte, Francisco renunciou a direção da Irmandade Franciscana e foi viver na floresta, onde tinha contato direto com a natureza e animais, voltando para Assis só quando já estava muito debilitado e ali morrera.

Dois anos após a morte de São Francisco de Assis, o Papa Gregório IX canonizou-o. Pouco tempo depois, seu corpo foi transferido para a Basílica de Assis.

Frases de São Francisco de Assis

Algumas das frases já ditas ou escritas pelo religioso são:

  • “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
  • “Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente estruído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”
  • “Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”
  • “Pregue o Evangelho em todo tempo.
    Se necessário, use palavras.”
  • O que temer? Nada.
    A quem temer? Ninguém.
    Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtêm três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho; e vida sem morte.”
  • “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado…
    Resignação para aceitar o que não pode ser mudado…
    E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”

Curiosidades

Dentre as principais curiosidades sobre São Francisco de Assis, estão:

Sua sabedoria e simplicidade divina: durante sua vida, São Francisco de Assis foi tentado ao pecado, em uma destas deitou-se sobre a neve sem roupas e em outra se rolou sobre espinhos de forma a resistir suas tentações, além disso, tinha em si uma humildade admirável e seus seguidores o admiravam e se identificavam com eles, principalmente por não ser uma figura pautada na perfeição. Conta-se que ele dizia que toda oração devia ser simples e símbolo da mais pura fé, a partir disso, Deus já considerava o fiel sábio.

Amor aos animais e a natureza: São Francisco é popularmente conhecido como o santo protetor dos recursos naturais, isso porque, ele dizia que se devia cuidar muito bem de tudo que Deus criara e defendia o retorno à inocência e ao simples, como no Jardim do Éden.

Gostou da biografia resumida de São Francisco de Assis? Então compartilha o conteúdo nas redes sociais para seus amigos e também deixa sua avaliação nas estrelas abaixo.

Biografia de São Francisco de Assis
5 (100%) 11 vote[s]