Biografia de Isaac Newton

Cientista inglês, nasceu em 25 de dezembro de 1642, em Lincolnshire, na Inglaterra. Um dos maiores cientistas de todos os tempos, Isaac Newton buscou o conhecimento em diversas áreas, entre elas a física, a matemática, a filosofia, a astronomia, a alquimia, a teologia, a astrologia, entre outras ciências.





Quem foi Isaac Newton

Desde criança Newton já demonstrava ser um garoto diferente, sua aprendizagem ia além de qualquer adolescente comum, principalmente seu conhecimento superior sobre matemática. Possuía grandes habilidades para a criação de aparelhos mecânicos, no entanto, era um menino solitário e tímido.

Dos 12 aos 17 anos de idade, Newton estudou na The King’s School, aos 18 anos ingressou no Trinity College, Universidade de Cambridge onde estudava artes. Por lá passou 4 anos e recebeu o grau de Bacharel no ano de 1665, sendo considerado um aluno excelente e aplicado.

Como estudante pobre, ganhava seu sustento prestando serviços domésticos aos professores, aos estudantes muito ricos e aos pensionistas. Formado aos 22 anos, estudou seriamente muito mais do que o currículo oficial da universidade.

Em 1666, devido a epidemia da peste negra na Inglaterra, a universidade que Newton estudava foi fechada, por conta disso precisou-se retornar para a casa de sua mãe em Lincolnshire. Esse período foi vital para sua carreira acadêmica pois desenvolveu as leis básicas da mecânica e a lei fundamental da gravitação.

As Leis de Newton determinam as ações das forças que influenciam no estado de movimento dos corpos. Essas leis são: O Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou a Segunda Lei de Newton e Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

Biografia de Isaac NewtonSuas leis transformaram a maneira de como o homem encara o universo. Em abril de 1667 Newton retorna para Cambridge e, em outubro do mesmo ano participou do concurso para professor do Trinity College e meses depois, tornara-se mestre em matemática.

Em julho de 1687 publicou Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (ou Princípios Matemáticos da Filosofia Natural).

Esta obra estava associada às três tendências metodológicas da ciência: a teórico-experimental de Galileu Galilei, a empírico-indutiva, de Bacon, e a racional-dedutiva, de René Descartes. Diferente das obras já publicadas, seus estudos foram de grande influência para sociedade. Este manual científico possibilitou a mais completa sistematização da ciência moderna, uma vez que possuía muitas das descobertas científicas que Newton realizou.

Em 1701, Newton assumiu a direção da Casa da Moeda e, posteriormente, da Royal Society, e renunciou ao cargo de professor do Trinity College. No ano de 1703 tornou-se presidente da Royal Society e, em 1705, foi sagrado cavaleiro pela rainha Ana (Sir Isaac Newton).

Dentre os inúmeros trabalhos criados por Isaac Newton, podemos citar: O desenvolvimento da Lei da Gravitação Universal; O estudo sobre os Fenômenos Ópticos que possibilitaram a elaboração da teoria sobre a cor dos corpos; A criação e o desenvolvimento dos Cálculos Diferencial e Integral; O estudo das Leis dos movimentos (As Leis de Newton).

Devido a complicações pertinentes de cálculo renal, problema de saúde que afligiu em seus últimos anos de vida, Newton faleceu em 20 de março de 1727, aos 84 anos de idade. É enterrado na Abadia de Westminster, na Inglaterra.

Figura pública de destaque e um cientista bastante respeitado, Isaac Newton produziu obras que marcaram a revolução científica dos séculos XVI e XVII. Seus estudos contribuíram de forma significativa para a humanidade nas mais diversas áreas da Ciência, principalmente em Física e Matemática, abrindo as portas para diversas áreas do conhecimento até os dias de hoje.

Principais obras de Isaac Newton

1671: Métodos das Fluxões
1687: Princípios Matemáticos da Filosofia Natural
1704: Óptica
1707: Aritmética Universal

Famosas frases de Newton

  • “Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo.”
  • “Não sei como pareço aos olhos do mundo, mas eu mesmo vejo-me como um pobre garoto que brincava na praia e se divertia em encontrar uma pedrinha mais lisa uma vez por outra, ou uma concha mais bonita do que de costume, enquanto o grande oceano da verdade se estendia totalmente inexplorado diante de mim.”
  • “Virtude sem caridade não passa de nome.”
  • “Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana.”
  • “Eu consigo calcular o movimento de corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”
  • A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.
  • A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte.

Gostou da biografia de Isaac Newton? Então deixa seu comentário abaixo e compartilha este post com seus amigos nas redes sociais.

Biografia de Isaac Newton
5 (100%) 7 votes

Leave a Reply