Biografia de Galileu Galilei

Filósofo, astrônomo, físico e matemático, Galileu Galilei foi um cientista à frente de seu tempo, que buscou dar fundamentos às suas hipóteses através do experimento e da observação.





Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e sua forma de enxergar o mundo ao seu redor e sua biografia resumida.

Quem foi Galileu Galilei?

Galileu Galilei nasceu em Pisa, na Itália, em 15 de fevereiro de 1564. Filho de comerciante, seu pai tinha o desejo que ele se tornasse médico, mas desde criança já demonstrava seu fascínio pelo universo e buscava entender o significado de tudo que acontecia à sua volta.

Aos 20 anos já estava na faculdade de medicina em Pisa. Lá deu início ao desenvolvimento de suas teorias, que o levaram a ser professor de matemática da universidade e fizeram dele um importante astrônomo e físico da Idade Moderna.

A partir de suas experiências e estudos, entender como acontece os fenômenos da natureza, ficou mais fácil e permitiu grande avanço científico e tecnológico para época.

Galileu Galilei

Foto: Reprodução.

Em que século Galileu viveu?

Galileu viveu no século XVI, um período marcado por profundas mudanças na sociedade, cultura, ciência e religião.

Tabus, velhas crenças, dogmas e mitos foram ultrapassados, o teocentrismo dá lugar ao humanismo, o homem desenvolve novas formas de pensar e agir, marcando o renascimento cultural.

A igreja deixa de ditar as regras na sociedade, cultura e religião dando lugar ao absolutismo e à burguesia mercantilista que ditam as novas regras do jogo.

É um século marcado pela descoberta de novos mundos, novos povos e do início do capitalismo e globalização mundial.

Principais obras de Galileu Galilei

Galileu escreveu quatro livros que foram publicados. Neles, ele explica suas teorias, que vão transformar a visão que se tinha sobre o mundo até aquele momento.

O primeiro livro foi publicado em 1610, sob o nome de Mensageiro das Estrelas com 24  páginas, nas quais demonstra suas teorias. Ele é dedicado Cosimo II, chefe da família Médici, patrocinadora do renascimento artístico e cultural na Itália.

O segundo livro chamado de História e Demonstração sobre as Manhas Solares, traz a confirmação da teoria do heliocentrismo, iniciada por Nicolau Cpérnico, na qual a terra e outros planetas, giram em torno do sol e não o contrário como tratado no geocentrismo, em que o sol gira em torno da terra, pregado pela igreja católica por longos séculos.

O sol seria o centro do universo e não a terra. Esse livro causou fortes reações por parte da igreja e de cientistas aristotélicos contrários à ela.

O terceiro livro intitulado Diálogo sobre os dois Principais Sistemas do Mundo, publicado em 1632, traz o diálogo entre dois cientistas, Salviato (que defendia as ideias de Copérnico) e Simplicius ( que defendia as ideias de Aristoteles e Ptolomeu) e Sagredo ( que era neutro).

Nesse diálogo é feito uma defesa calorosa dos pontos de vista de cada um, mas Salviato é mais brilhante em sua tese e conquista o apoio de Sagredo.

Pessoas contrárias a Galileu Galilei, vão até o papa Urbano II e dizem que o personagem de Simplicius é uma caricatura dele. O papa proíbe a venda do livro e chama Galileu para um interrogatório, obrigando a desmentir as ideias de Copérnico.

O quarto e último livro tem o título de Discurso sobre Duas Novas Ciências, no qual fala da Engenharia dos materiais e a ciência matemática da Cinemática.

O livro é formado por quatro diálogos, os dois primeiros falam sobre a constituição da matéria, a natureza da matemática, papel da experimentação, razão da ciência, o peso do ar, a natureza do som e a velocidade da luz.

Os dois últimos diálogos falam sobre o movimento uniforme, a aceleração e a trajetória  parabólicas. Ele ainda escreveu outros livros que não foram publicados.

Pensamentos e crenças de Galileu Galilei

Galileu rompeu com o teocentrismo, pregado pela igreja católica, ao propor respostas racionais a fenômenos antes considerados, mera ação divina. Para ele a natureza tem suas próprias leis, que não podem ser modificadas.

Entre as principais reflexões  e teorias de Galileu Galilei podemos citar:

  • “Todos os corpos caem na mesma velocidade, que é proporcional ao tempo da queda”. Essa teoria é chamada de “ Lei da queda dos corpos. Nessa teoria , ele diz que a velocidade dos corpos em queda era determinada pela gravidade e não pelo peso de cada objeto.
  • “ Em questões de ciência, a autoridade de milhares não vale o humilde raciocínio de um único indivíduo.” Ele vai trazer novas ideias para a filosofia natural, que vão ajudar a compreender a natureza dos movimentos e o princípio do mundo material.

Ao fazer o experimento do pêndulo, mostrou que o tempo de balanço de um objeto  não muda de acordo com seu peso e tamanho, mas sim com a extensão de sua trajetória. A essa teoria deu o nome de lei do “isocronismo”.

  • “Contudo, se move”. Essa frase, atribuída a Galileu, demonstra a hipótese defendida por ele de que a terra não era imóvel, mas sim que ela está em constante movimento. Essa ideia foi contra a tudo que se acreditava na época, o que o levou a ser excomungado pela igreja católica.
  • “ Não sou obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, não permita que os utilizemos”. Galileu sempre valorizou a importância da experimentação, do estudo prático e do raciocínio lógico para entender o mundo físico, deixando de lado as explicações míticas.
  • “ meça o que pode ser medido e torne mensurável o que ainda não pode.” Galileu sempre questionou tudo a sua volta e foi através desses questionamentos que ele conseguiu ampliar o conhecimento que se tinha do universo e sua dimensão.

Como Galileu morreu e qual foi o legado deixado por ele?

Em 1633, Galileu Galilei foi condenado, pela inquisição italiana, à prisão domiciliar permanente por cometer heresia. Foi ainda obrigado a negar suas teorias.

Ele morreu em 1642, na sua casa de campo em Arcetri, no sul de Florença. Ele estava  com 78 anos e completamente cego. Em 1922, a igreja católica reconheceu o erro em condenar o cientista.

O principal legado de Galileu foi a invenção de um  método para se buscar explicações fenômenos naturais e aspectos do mundo material. Ele traz a experimentação e a observação como forma de dar maior certeza às hipóteses formuladas a partir de um fato.

Ele dá fundamento à ciência empírica e revoluciona a sociedade europeia e a história das     ciências exatas no momento em que o mundo passa por grandes transformações.

Gostou da biografia de Galileu Galilei? Então compartilha com todos os seus amigos das redes sociais esta publicação.

Biografia de Galileu Galilei
5 (100%) 13 votes

Leave a Reply