Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Carl Sagan

Já imaginou aprender o que há de mais difícil no mundo em uma linguagem fácil?

Carl Sagan fez isso pela humanidade. Ele conseguia ensinar aos leigos a linguagem científica de uma maneira mais fácil de se entender. Por isso ele é Considerado um dos mais influentes cientistas do mundo.

Seus diversos livros e artigos sempre eram voltados a visão científica. E a busca pela vida extraterrestre foi uma das suas grandes paixões. Durante sua trajetória fez muitos estudos e ajudou as pessoas a compreender o cosmos.

Carl Sagan
Foto: Reprodução.

Quem foi Carl Sagan?

Carl Edward Sagan foi um astrônomo, biólogo e astrônomo. Durante muitos anos ele se especializou em tornar termos técnicos em linguagem de fácil entendimento para o público.

Nascido em Nova York Carl Sagan era descendente de judeus ucranianos. Eles viviam em um apartamento na região do Brookyn e desde pequeno Carl Sagan já demonstrava seu brilhantismo e inteligência.

Desde a juventude ele já admirava exposições que retratavam o espaço e os dinossauros. Nisso nasceu uma grande admiração pelo que via e começou a buscar saber mais sobre esses assuntos.

Seus pais lhe apoiavam e foram muito importantes para que ele pudesse evoluir na sua busca pelo conhecimento. Além disso as leituras que ele fazia de livros sobre ficção-científica lhe causaram interesse na vida extraterrestre.

Após frequentar a Universidade de Chicago, se formou e se tornou Professor do Laboratório de Estudos Planetários. Nos aos 50 trabalhou na NASA e participou de diversos projetos de exploração do Sistema Solar.

Durante sua vida escreveu diversos livros e artigos científicos. Suas pesquisas ajudaram muitas pessoas a compreender melhor o cosmos e o universo. Sua principal busca era a de encontrar vida extraterrestre. Suas pesquisas e projetos lhe renderam muitos prêmios e reconhecimentos.

Vida e Teorias

Sua principal contribuição foi justamente o fato dele ser um influenciador e divulgador científico. É considerado um dos astrônomos mais famosos que já existiram.

Seus livros e artigos científicos, forma de grande importância para ajudar as pessoas a conhecerem melhor o universo.

Uma das descobertas dele foi que a Terra é um Pálido Ponto Azul que mostra como somos pequenos no universo. Também criou o Calendário Cósmico que mostra que nossa vida é breve e preciosa. Sempre defendeu a exploração do espaço como uma necessidade futura.

Carl Sagan se empenhou em trazer uma linguagem mais acessível as pessoas. Isso facilitou o acesso para pessoas que não estavam familiarizadas com os termos técnicos. Sua série Cosmos: Uma Viagem Pessoal foi um sucesso e se tornou a série mais assistida do canal PBS.

Ele mostrou o efeito estufa, os problemas do aquecimento global e queria que as pessoas fossem mais amáveis entre si. Olhar as estrelas era importante para Carl Sagan mas ele falava que devemos dar importância ao planeta.

Suas teorias e conhecimentos foram passados para diversas pessoas de forma acessível e de fácil compreensão. Essa é a principal contribuição dele, além é claro da divulgação científica que sempre fez durante sua vida.

Livros

Esse cientista e astrônomo escreveu diversos livros que trouxeram muitas informações importantes. Um deles é o livro Pálido Ponto Azul que fala sobre o Planeta Terra e sua pequenez diante do universo.

Já o seu outro livro chamado Cosmos fala sobre a vida, a natureza e o universo. E nos traz informações sobre O Planeta Terra desde os primórdios até o período em que foi lançado. Apesar dos avanços atuais que aconteceram, essa obra continua tendo informações importantes.

Outras publicações escritas por ele são:

  • O Mundo Assombrado pelos Demônios
  • Contact
  • Bilhões e Bilhões
  • Os Dragões do Éden
  • A Vida Inteligente no Universo
  • Entre muitos outros

Estima-se que Carl Sagan tenha escrito cerca de 20 livros científicos. Além disso escreveu mais de 600 publicações científicas de grande importância.

Principais Feitos

Carl Sagan
Foto: Reprodução.

Conforme mencionado anteriormente Carl Sagan escreveu diversos livros e artigos que ajudaram as pessoas a entenderem sobre o cosmos. Por esse motivo seu legado maior é o fato de ter deixado essas obras escritas com diversas informações essenciais.

Outros feitos notáveis que Sagan trouxe foram as pesquisas e projetos que fez enquanto trabalhava na NASA. As fotos tiradas do Planeta Terra mostrando o quanto ele é pequeno diante do universo também foram importantes. E Não se esquecendo dos ensinamentos passados sobre o Cosmos.

No projeto Apollo 11 Sagan deu instruções aos Astronautas antes deles irem para a Lua. As informações passadas pelos seus estudos e projetos ajudaram a entender alguns Planetas e suas características.

Foi de grande importância no Programa Espacial Americana e na NASA. Participou de diversos projetos exploratórios do universo e obteve informações relevantes que antes eram desconhecidas.

Como Carl Sagan morreu?

Aos 62 anos de idade Carl Sagan morreu de pneumonia após ter lutado contra uma doença na sua medula óssea. Ele batalhou durante dois anos contra a doença, porém acabou falecendo.

Curiosidades

Carl Sagan foi casado três vezes. Casou-se com a bióloga Lynn Margulis em 1957. Em 1968 se casou com Linda Salzman e em 1981 se casou com a roteirista Ann Druyan.

Foi um grande escritor, tendo escrito 20 livros científicos e mais de 600 artigos. Além disso respeitava as religiões e sabia até onde a ciência conseguiria ir na busca por respostas.

Cosmos virou uma série de TV que passou nos anos 80 e foi um grande sucesso. Além disso havia o livro Cosmos que ele também escreveu.

Participou de projetos na NASA, tais como: Apollo, Galileu, Voyager e Pionner. E queria encontrar vida extraterrestre no espaço. Ele também trabalhou no Filme 2001 uma Odisséia no Espaço como consultor.

Recebeu diversos prêmios, medalhas e reconhecimentos por sua trajetória na ciência e astronomia. E é considerado um dos astrônomos mais importantes de todos os tempos.

Avalie esta biografia!