Skip to content
Biografia Resumida

Comidas Típicas do Folclore

O Brasil é um país que possui uma cultura riquíssima, com um folclore bem diversificado e costumes bem curiosos que chamam a atenção de moradores locais e de turistas.

O folclore brasileiro chega a ser tão forte dentro da nossa cultura que existem comidas típicas que remetem aos costumes de cada região. A seguir veremos um pouco sobre a história dessas comidas que fazem parte do nosso folclore.

Comidas típicas do folclore

Antes de falar das comidas, vamos falar um pouco do folclore, a palavra folclore significa a cultura popular de determinada região. Estão aliadas ao folclore: festas à fantasia, comidas típicas e comemorações relacionadas aos temas.

As comidas típicas do folclore possuem gosto e características peculiares, podendo ser doces, salgados, bebidas ou até mesmo refeições mais completas. A seguir veremos sobre doces típicos do folclore brasileiro.

Doces típicos do folclore brasileiro

  • Doce de batata doce

Doce de batata doce

Esse é um dos doces típicos do folclore brasileiro, além de gostoso, também é bem fácil de fazer. O foco da receita é o uso desse carboidrato que além de ter um toque já adocicado possui uma cremosidade e um sabor incomparável.

  • Cocada cremosa

É um tipo de cocada de coco que juntamente com outros ingredientes deixa a sua textura mais cremosa do que as cocadas normais.

  • Doce de abóbora

comidas típicas do folclore

Esse doce é bem famoso, possui a abóbora como seu ingrediente principal, o que além de ficar divinamente gostoso também proporciona ao prato uma cor viva e chamativa.

  • Doce de leite

comidas típicas do folclore

Bem popular em todas as regiões do Brasil, mas principalmente na região nordeste. O doce de leite é sempre uma ótima opção para que deseja uma sobremesa cremosa e que representa muito bem o nosso folclore.

  • Doce de coco

O doce de coco é comum em todas as regiões do Brasil. Além de gostoso, é um doce simples e fácil de fazer.

  • Doce papos de anjo

comidas típicas do folclore

Esse doce além de fácil preparo também é uma verdadeira maravilha. Apesar de ser um doce português ele foi bem aceito na cultura folclórica do nosso país. Além de bem característico também serve como uma ótima opção para uma sobremesa.

  • Quindim

Quindim

Esse doce é bem tradicional, sua receita é uma das mais fáceis que existem. Serve como doce decorativo e como uma ótima sobremesa.

  • Kinhos

Apesar de ser outro doce português, os kinhos acabou se tornando um doce típico do folclore brasileiro. É um doce que dá um pouco mais de trabalho para fazer, pois envolve mais ingredientes como manga, morango, pão, chocolate, entre outros. É uma verdadeira delícia que pode ser servida para toda família.

Existem várias comidas que iremos destacar por regiões do Brasil.

 Pratos do folclore da região sudeste

A região sudeste possui deliciosas comidas típicas do folclore que fazem parte nosso país. Veremos algumas dessas comidas a seguir.

  • Bacalhau

Bem comum o seu consumo em São Paulo, o bacalhau é um prato tradicional brasileiro que sempre está nas mesas do sudeste, simples e fácil de preparar, ele pode ser servido de várias formas, o que abre um leque nos cardápios.

  • Pão de queijo

comidas típicas do folclore

O pão de queijo está presente em todo Brasil, mas o de Minas Gerais é conhecido por ser o mais popular e também o mais saboroso. É impossível viajar para essa região sem provar um pão de queijo.

  • Feijão tropeiro

Também comum em Minas Gerais, o feijão tropeiro é uma homenagem aos tropeiros do período colonial, trabalhadores que se deslocavam bastante. É uma mistura de feijão, torresmo, farinha, couve, linguiça e outros ingredientes.

  • Moqueca capixaba

Bem tradicional no Espírito Santo, acredita-se que tem origem indígena. É um caldo de peixe com tomate e cebola, bem temperado com algumas especiarias. Serve como acompanhamento para arroz e outros pratos.

  • Tutu de feijão

Geralmente ligado a culinária de Minas Gerais e de São Paulo, mas pode ser encontrado em várias regiões do Brasil. O tutu de feijão é cozido e refogado com farinha de milho ou mandioca. Podendo também ser refogado com cebola, alho, pedaços de bacon e outros ingredientes.

  • Cuscuz paulista

Cuscuz paulista

É um tipo de cuscuz recheado com ovos cozidos, ervilhas, milho verde, sardinha, tomates e outros temperos. O seu modo de preparo é feito com todos os ingredientes juntos. É um prato típico de festas juninas, natal e ano novo.

Comidas folclóricas do Nordeste

O Nordeste é uma região rica em questões culturais e também na área de culinária do Brasil, possuindo comidas típicas do folclore que dão água na boca. Vamos conhecer mais.

  • Tapioca

A tapioca é uma comida tradicional do Nordeste, é feita à base de goma de mandioca e pode receber diversos recheios. Foi criada pelos índios e mais tarde aperfeiçoada pelos colonizadores.

  • Baião de Dois

comidas típicas do folclore

Essa comida típica foi desenvolvida nos períodos de seca no Nordeste. Como a comida estava escassa, os moradores da região do Ceará criaram a mistura de arroz e feijão, carne e queijo coalho, assim nasceu o tradicional e delicioso baião de dois.

  • Acarajé

O acarajé uma das comidas mais comuns do Nordeste. Se trata de um bolinho de feijão, sal, alho, cebola e gengibre, sendo frito no óleo de dendê. Teve sua origem na África e mais tarde foi trazida para o Brasil, a história do acarajé vem de uma lenda que envolve Xangô e sua esposa Iansã.

É uma das comidas típicas do folclore mais comuns da Bahia.

  • Vatapá

Vatapá

O vatapá é um tipo de creme que normalmente é feito à base de camarão, farinha de rosca ou fubá, pão, pimenta, castanha de caju e outros ingredientes como amendoim e leite de coco. Como o acarajé, também tem origem africana, sendo quase sempre servido como recheio para o acarajé.

  • Pamonha

Comidas típicas do Folclore

A pamonha é uma comida tradicional do Nordeste, é especialmente feita no período de festa junina. Tem como base o milho, pode ser servida com vários tipos de recheios.

  • Canjica

A canjica também é uma comida tradicional do período junino, como a pamonha também possui sua base no milho. A canjica é uma ótima opção tanto gelada como morna.

  • Arroz doce

Comidas típicas do Folclore

Tem sua origem na Ásia e foi abraçada pelo Brasil, é comum no Nordeste e além de gostoso é bem fácil de fazer.

Comidas típicas do folclore no centro-oeste

  • Arroz com pequi

Comidas típicas do Folclore

Esse com certeza o prato que mais representa o estado de Goiás. O pequi é um fruto que quando misturado com arroz e outros ingredientes, proporciona um sabor incrível.

  • Bolo de Arroz

Comidas típicas do Folclore

O bolo de arroz é encontrado tanto em Goiás como em Cuiabá. O arroz é a base dessa comida, que também leva leite, mandioca e coco ralado.

  • Galinhada

É um prato típico de eventos festivos. É feito com galinha, arroz, pimentão ou pequi. A galinhada também é conhecida por ser uma comida que dá força e disposição.

  • Mojica

Essa comida é bem difundida na culinária mato-grossense, é feita a base de peixe pintado. Esse tipo de peixe possui poucas espinhas, o que facilita o preparo que além do peixe também recebe sal, cebola, mandioca, tomate e coentro.

  • Empadão goiano

Comidas típicas do Folclore

Como o próprio nome diz, é um prato típico do estado de Goiás. É um tipo de torta salgada que recebe recheios como queijos, carnes, diversos condimentos e verduras. É um prato bem elaborado e pode servir uma família inteira.

  • Furrundu

Comidas típicas do Folclore

É um prato típico de Cuiabá podendo ser encontrado também no pantanal mato-grossense. É um doce feito com mamão verde ralado, rapadura derretida, cidra ralada e açúcar mascavo.

Comidas do folclore do Sul

  • Arroz carreteiro

 Esse prato foi criado por mercadores que andavam com seus carros de boi e logo o prato conquistou a todos que o provaram. Arroz e charque são os principais ingredientes da receita tradicional, que com o tempo ganhou outras possíveis versões.

  • Pirão

Uma delícia de prato muito apreciado em Florianópolis, receita vindo dos índios por intermédio dos açorianos. Farinha de mandioca, peixe, tempero e água são os ingredientes principais, hoje, no entanto existem outras diversas variações.

  • Marreco recheado

Esse prato foi introduzido na cultura do Sul pelos Alemães. Apesar da carne do marreco ser considerada bastante dura, é bem apreciada por ter um sabor magnífico.

Comidas do folclore do Norte

  • Tacacá

Receita que se assemelha a uma sopa, com goma de tapioca, caldo de tucupi, jambu, alho, camarão e pimenta à gosto. É de origem indígena e uma delícia para esquentar já que é servido quente.

  • Caruru paraense

Essa delícia de prato encanta a todos que visitam a região Norte, mais precisamente o Pará. Camarão, cebola, alho, pimentão, cebolinha, jambu, quiabo e farinha são alguns dos seus principais ingredientes.

  • Maniçoba

Essa é uma espécie de feijoada que é feita com folhas de mandioca no lugar do feijão para dar base ao prato. Costelinha e paio são outros ingredientes que se juntam para aprimorar ainda mais o sabor da receita. Esse prato é servido geralmente com arroz e farinha.