Biografia de Everton Cebolinha

Biografia de Everton Cebolinha


Everton Sousa Soares, popularmente conhecido como “Cebolinha ou Everton Cebolinha”, é um dos grandes nomes do futebol brasileiro no cenário mundial, jogando pelo Grêmio e também pela seleção do Brasil.

Com apenas 23 anos, é dono de grandes jogadas conhecidas mundialmente, através da sua posição de atacante.

Abaixo faremos um breve resumo sobre a vida de um dos jogadores que no momento está em destaque no cenário atual do futebol brasileiro.

Everton Cebolinha

Quem é Everton Cebolinha

Everton Cebolinha é considerado um importante jogador nos dias atuais do futebol Brasileiro. Nascido no Ceará, em Maracanaú, com atuais 23 anos, faz sucesso na torcida do Grêmio e brasileira em geral.

Amado pelos adoradores da arte futebolística, Everton logo mostrou que possuía talento com as chuteiras. Desde jovem se destacou por onde passava ganhando oportunidade em grandes clubes como o gaúcho Grêmio de porto alegre no Rio grande do sul.

Filho de Maria Eleniza de Sousa e Carlos Alberto Soares, ele começou em uma escolinha de futebol do bairro, aos 10 anos. Após 2 anos, se destacou no time, fazendo assim, teste para um time de São Bernardo.

O final não seria outro, a não ser o de efetivação neste time. Porém, o atleta sempre oscilou entre jogar e a família, sendo esta dualidade motivo de preocupação para Everton.

Não demorou muito, a saudade da família apertou, e Everton decidiu voltar para o Ceará. Começou, assim, uma brilhante carreira nas categorias de base do Fortaleza.

Contudo, em pouco tempo, o jovem atleta chamou a atenção dos olheiros do Grêmio. Após ser contratado através de empréstimo, o jogador Everton foi comprado em definitivo.

Então 90% do seu passe foi adquiro pelo Grêmio enquanto outros 10% ficaram pertencentes ao time Fortaleza.

Início da carreira de Everton

everton cebolinha infância

Sua carreira começou como iniciante no time do Fortaleza. Logo após um período pequeno, Everton Cebolinha ingressou como empréstimo no time do Grêmio.

Consequentemente a direção gremista viu o potencial do jogador. Assim comprou 90% do seu passe e os outros 10% ficaram para o seu clube de origem.

No time do Grêmio o Everton Cebolinha não conseguia se firmar como titular com outros técnicos. Mesmo assim seguiu firme em seus objetivos. Então o técnico Renato Portaluppi o jogador começou a ganhar mais oportunidades.

Então depois de um tempo entrando como reserva, começou auxiliar o time em importantes conquistas como a copa do Brasil em 2016.

Assim o jogador passou a ganhar mais espaço no time, depois do título da copa libertadores em 2017 começou a ser titular. Estas são algumas dos seus feitos iniciais:

  • No ano de 2014, disputou de 14 apenas 2 partidas como titular. Chegou a ser confirmado no campeonato da Libertadores, porém sem participação no mesmo;
  • Ainda no mesmo ano, suas excelentes participações entre o sub-20 e o time principal lhe renderam vitórias. Uma delas foi a convocação para a seleção brasileira de base;
  • Já em 2015, atuou 12 vezes em campo, sendo 3 como titular do time. Mesmo como um possível talento da base gremista, a afirmação de titular não era uma realidade;
  • Em 2016 teve oportunidade com o técnico “Renato Gaúcho” e junto com a equipe foi campeão da Copa do Brasil;
  • Depois da conquista se tornou peça chave para o time, em 2017 conquistou o campeonato gaúcho e a copa libertadores da américa;
  • Além disso, em 2017, foi essencial para as conquistas do Grêmio, depois do título da copa libertadores marcou gol pelo grêmio no mundial interclubes em Dubai;
  • Em 2018 foi campeão novamente do campeonato gaúcho e da Recopa Sulamericana;
  • E por fim, em sua curta mas meteórica carreira, Cebolinha foi campeão da copa américa 2019 pela seleção Brasileiras, sendo considerado um importante destaque no time recebendo o troféu de artilheiro da copa.

Estatísticas do jogador

Depois que Everton Cebolinha ganhou espaço no Grêmio ele vem conquistando excelentes números:

  • Até o momento atuou pelo tricolor gaúcho 250 vezes;
  • Marcou 63 gols pelo Grêmio;
  • Fez 25 assistências.

Podemos classificar seus números por temporadas através dos seguintes números:

  • Em 2014, foram no total 14 jogos, com 2 gols e 1 assistência;
  • Já 2015, ele jogou 28 jogos, com 5 gols e 3 assistências;
  • Na temporada de 2016, 49 jogos, com 8 gols e 3 assistências;
  • Em 2017, ele participou de 61 jogos, com 12 gols e 7 assistências;
  • Everton jogou 51 vezes em 2018, com 19 gols e 5 assistências;
  • Em 2019, até agora, foram 47 jogos, com 17 gols e 7 assistências.

Everton já disputou 127 jogos pelo Brasileirão e marcou 33 gols na competição. A segunda competição que mais jogou foi o campeonato estadual com 59 partidas e a copa libertadores com 35 jogos. Nesses dois últimos marcou 12 e 10 gols respectivamente.

Por que o apelido de Cebolinha

Everton Cebolinha

Everton Sousa Soares passou então a ser chamado pelo apelido de cebolinha devido ao seu corte inusitado de cabelo. Então era uma figura emblemática, com grandes semelhanças com o Cebolinha do gibi de Maurício de Sousa, criador da turma da Mônica.

Contudo, o apelido foi tomando destaque à medida que o jogador cresceu com sua atuação no time. O sucesso é tão grande que o cartunista Maurício de Souza desenhou o atleta em homenagem ao seu desempenho.

Criação do diretor de animação Zé Márcio Nicolosi, o novo Cebolinha ganhou até os detalhes das tatuagens do atleta. No desenho final, recebeu até o coelhinho da Mônica, Sansão nos pés, representando seus dribles nos adversários.

O jogador gostou tanto do presente, que incorporou o Cebolinha, disse que “queria um plano bem infalível para conseguir vários títulos”. Maurício de Sousa foi somente elogios ao desempenho do atleta nos jogos pela seleção.

Posição de cebolinha

Everton Cebolinha sempre atuou como atacante. Possui uma boa velocidade e dribles rápidos o que lhe garantiu destaque na posição que atua.

Everton Sousa, foi considerado o atual substituto de Neymar Jr. na seleção, vem criando posição de destaque através de sua irreverência. Gosta de jogar pelo lardo esquerdo, como ele mesmo diz, de “fazer a jogada, jogar para dentro e chutar”.

Seus principais pontos fortes são: drible, velocidade, finalização, arranque e passe final. Seus pontos fracos talvez sejam o excesso de individualidade.

Ele também joga na marcação, diferente de alguns atacantes que não auxiliam no sistema defensivo, Everson Cebolinha sempre está presenta no sistema defensivo.

A sua boa capacidade de arranque faz que ele atue em todos os sistemas do campo podendo utilizar do contra ataque.

Títulos do jogador

Everton Sousa Soares coleciona ao longo da sua carreira, mesmo que recente, vários títulos, desde o time do Fortaleza até os dias atuais. Todos eles com a marca registrada da sua irreverência, como listamos abaixo:

  • Pelo Fortaleza, no ano de 2012, campeonato cearense de futebol sub-17
  • Pelo grêmio, em 2016, a copa do Brasil
  • Em 2017, Copa libertadores e campeonato gaúcho
  • Já no ano de 2018, a recopa sul-americana e campeonato gaúcho
  • A recopa gaúcha, foi vencida, com o grêmio, em 2019
  • Na seleção, foi campeão em 2019, com a copa américa e recebeu o prêmio de artilheiro da competição

O dono de jogadas consideradas individuais brilhantes não poderia deixar prêmios também solo de fora da sua lista, confira:

  • Seleção do campeonato gaúcho, em 2018 e 2019
  • Craque do campeonato gaúcho também em 2018
  • Melhor jogador da partida da copa américa de 2019
  • Chuteira de ouro na copa américa de 2019
  • Finalizando a copa américa com a seleção de 2019

Suas maiores artilharias foram as seguintes:

  • Artilheiro da recopa gaúcha de 2019, com 2 gols
  • Artilheiro da copa américa de 2019, com 3 gols

Seleção brasileira

everton cebolinha

Everton Sousa Soares foi uma das grandes revelações da seleção brasileira. Ao contrário do seu personagem na “Turma da Mônica”, ele fez planos infalíveis contra os adversários com suas jogadas velozes.

Com o acontecimento de alguns desfalques, como a saída de Neymar, e o pedido da torcida, Everton ganhou oportunidade de jogar.

Assim foi destaque no time do técnico Tite. Saíram então de Cebolinha as principais jogadas de ataque da seleção que garantiu o título da competição.

Atualmente, o atacante é um dos símbolos da nova geração de artilheiros do Brasil. Ganhou, inclusive um apelido do técnico de “extremo desequilibrante”, por suas jogadas paralisadoras contra os adversários.

A mídia aposta que ele pode ser um importante nome para a próxima copa do mundo. Muitos fãs de futebol, preferiram Everton do que Neymar na seleção. O que se pode afirmar é que Everton conseguiu conquistar um título com a seleção brasileira.

Considerações Finais

Primeiramente, quando se fala em craque de futebol atual, sempre se enquadra o nome de Everton cebolinha. Assim, Everton Sousa Soares representa uma das grandes apostas do novo futebol brasileiro.

Dono de jogadas rápidas e paralisantes, é respeitado pelos seus adversários principalmente porque nunca se sabe qual será a sua próxima jogada.

A cada novo jogo, surge uma nova vitória para cebolinha. Ele afirma que não se deixa levar pela pressão, quanto maior a dificuldade, melhor a chance de surgir novas jogadas do atleta.

Sempre foi um lutador e atacante tanto na vida quanto no esporte. Dono de uma imagem positiva de bom filho e esposo é uma figura carismática do futebol nacional. Recentemente o seu segundo filho Pedro, nasceu. Everton e a esposa Isa Ranieri já são pais de Sofia de 1 ano e 5 meses.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Você deve ficar atento a todas informações encontradas no site, antes divulgar ou utilizar para trabalhos escolares. O site Biografia Resumida atua trazendo conteúdos de qualidade, porém biografia é referente a vida pessoal de pessoas e por isso podem existir alguns problemas que não são de nossa responsabilidade.

Redes sociais

Siga o nosso portal de conteúdo sobre biografias de famosos nas redes sociais: