Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Fernando Haddad

O Brasil passa por um momento de tensão política, desentendimentos estão surgindo diariamente, isso porque, os candidatos mais votados representam a política binária brasileira. Nesse sentido, de um dos lados está Fernando Haddad, candidato a Presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Em meio a tantas notícias, algumas de cunho duvidoso, fica difícil conhecer de fato cada um dos candidatos. De antemão, pode-se dizer que cada um tem seus pontos fortes e, que é de suma importância que seu voto seja decidido com base nas suas influências pessoais.

Conheça a seguir, a história de Fernando Haddad, tanto no que se refere à sua trajetória política, quanto acadêmica. Além disso, veja também o que propõe seu plano de governo para as principais áreas.

Fernando Haddad
Biografia de Fernando Haddad. / Foto: Reprodução

Quem é Fernando Haddad

Fernando Haddad é professor da Universidade Federal de São Paulo (USP), foi Ministro da Educação durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva no período de 2005 a 2012, foi prefeito de São Paulo no período de 2013 a 2016 e é filiado ao partido dos trabalhadores desde o ano de 1983.

Haddad nasceu no dia 25 de janeiro de 1963 em São Paulo, filho de Khalid Haddad e de Norma Thereza Goussain Haddad.

O candidato à presidência teve uma infância tranquila e pautada em valores cristãos, dado ao fato de que seus pais eram ortodoxos e seu avô fora padre (depois de ficar viúvo) da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia.

Quando criança Haddad frequentou o Colégio Bandeirantes, escolar particular renomada, localizada na cidade de São Paulo.

Fernando Haddad é casado há 30 anos com Ana Estela Haddad, Professora Doutora em Odontologia, a qual também leciona na Universidade de São Paulo. Com Ana Estela, Haddad teve dois filhos, Frederico (1992) e Ana Carolina (2000).

Os filhos do casal seguem os mesmos passos de seus pais, frequentam a Universidade de São Paulo (em campus distintos) e pretendem continuar a carreira acadêmica.

ernando Haddad
Foto: Reprodução

Quais são suas formações acadêmicas?

Haddad é formado em Direito pela Universidade de São Paulo, título concluido no ano de 1985. Após formado, Haddad decidiu continuar os estudos, fez Mestrado em Economia e Doutorado em Filosofia, ambos também na USP.

Além da formação acadêmica, Fernando Haddad possui diversas publicações em revistas renomadas, ganhou diversos prêmios e orientou diversos doutorandos enquanto professor.

Fernando Haddad tem ficha limpa?

Dado que o candidato do mesmo partido de Haddad foi julgado e condenado recentemente, além de que seu partido está envolvido em alguns escândalos de corrupção, uma das principais dúvidas é se Fernando Haddad tem ou não ficha limpa.

Em primeiro momento, cabe dizer que o candidato considerado ficha limpa é aquele que não possui processos criminais em segunda instância, conforme dispõe a Lei Complementar nº 135 de 2010.

Em relação a Fernando Haddad, em consulta realizada pelo do TSE (http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2018/2022802018/BR/280000629808) consta que o candidato é ficha limpa e segue os pré-requisitos estabelecidos em lei.

Algumas mídias divulgam que o candidato está sendo investigado, porém, até o momento nada provado.

O que fez como ministro da educação?

Conforme já mencionado, Haddad fora ministro da educação durante 7 anos, neste período os principais feitos do candidato foram:

– Novo FIES: a proposta de financiamento em universidades particulares foi reestrutura e aplicada de forma efetiva durante o período de Haddad como Ministro da Educação;

– Programa Caminho da Escola: que facilitou o acesso de comunidades distantes dos centros urbanos à escola (incluí inclusive inserção de transporte aquático para comunidades ribeiras);

– Ampliação de campus de Universidades Federais e criação de Institutos Federais: não se pode negar que durante o período de Haddad o acesso à rede federal de ensino foi democratizado (em seu site, consta a criação de cerca de 400 novos campus).

O que fez como prefeito?

Como prefeito de São Paulo, os principais feitos de Haddad foram:

– Investimento no transporte público, com destaque para os “corredores de ônibus”, que reduziu de forma significativa o tempo gasto com deslocamento;

– Investimento em transporte sustentável, com destaque para criação de diversas ciclovias na cidade;

– Criação da Controladoria Geral de São Paulo, com o objetivo de combater a corrupção.

Fernando Haddad e Manuella
Foto: Reprodução

Propostas para presidente 2018

No que se refere às propostas para presidente do candidato, tem-se:

– Educação: revogação da reforma do ensino médio; revogação do congelamento de gastos com educação por 20 anos (Aprovada no Governo Temer); criação do programa Ensino Médio Federal; investimentos em pesquisas; ampliação de creches.

– Saúde e bem estar: ampliação da oferta de médicos especialistas nas Unidades de Saúde; redução do uso de agrotóxicos; revogação do congelamento de gastos com saúde.

– Emprego: retomada de obras paralisadas; investimento na continuação do programa “Minha casa, minha vida”; retomar os investimentos da Petrobras.

– Segurança: investimento na inteligência policial; controle de armas e munições; criação de um Sistema Único de Segurança Pública.

– Meio ambiente: desmatamento zero; aumento da fiscalização; política de proteção animal, entre outros.

Curiosidades

Dentre as curiosidades sobre Fernando Haddad, tem-se:

  • É apaixonado por animais;
  • A sua família é sua prioridade;
  • Seu doce favorito é o chocolate;
  • Nas férias, gosta de visitar litorais.

Gostou da biografia de Fernando Haddad? Então compartilha o post com seus amigos ou deixa sua opinião sobre o candidato a presidência do Brasil.

Biografia de Fernando Haddad
5 (100%) 5 votes