Biografia de Lula

Uma das maiores personalidades do Brasil sem dúvida é Luíz Inácio Lula da Silva ou simplesmente Lula. O mesmo foi o 35º presidente do Brasil e governou por dois mandatos entre 2003 e 2010.





Biografia de Lula da Silva

Lula nasceu no dia 27 de outubro de 1945 na cidade de Caetés no agreste pernambucano. Os pais de Lula são dois lavradores não alfabetizados chamados Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo.

O pai de Lula teve ao todo 22 filhos, sendo, deste modo, 10 filhos com a mãe de Lula e outros 12 com uma prima de sua esposa. O pai de Lula foi morar em Santos e levou consigo uma prima da mãe de Lula e com esta construiu nova família.

Em 1952 a mãe de Lula saiu do nordeste com o filho destino a São Paulo acreditando que viveria com o marido. Mas ao chegar foi morar junto com o pai de Lula e sua nova família, mas essa forma nada convencional acabou projetando a mulher a sair da casa e morar com os filhos numa casa precária. O ex-presidente quando criança foi vendedor de frutas no cais do Guarujá, vendeu mariscos até a família se mudar para São Paulo. Com 12 anos Lula empregou-se numa tinturaria, foi engraxate e funcionário de escritório.

Em 1961 fez curso de torneiro mecânico e passou a trabalhar neste ramo durante muitos anos. Após acidentar-se trabalhando e perder um dedo Lula foi trabalhar em outra empresa onde foi despedido por não aceitar trabalhar aos sábados. No ano de 1966 Lula foi contratado para trabalhar na Indústrias Villares no ABC Paulista. Foi a partir dali no ano de 1973 que viajou aos Estados Unidos para fazer um curso para sobre movimentos sindicalistas.

  Biografia de Marina Silva

Em 1968 durante o Regime Militar Lula entra para o Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. O irmão de Lula José Ferreira da Silva (Frei Chico) era militante do Partido Comunista do Brasil e influenciou o mesmo a ser líder metalúrgico. A partir de 1972 saiu do emprego e dedicou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos exercendo várias funções. Neste período Lula passa a ter grande popularidade devido às greves promovidas pelos sindicatos e ele sempre ser seu porta – voz.

Neste período Lula também foi preso baseado na Lei de Segurança Nacional por promover às greves. Foi a partir desta época, início da década de 80, que surgiu a ideia de fundar um partido político ligado às bases da esquerda. Ao lado de intelectuais, representantes da igreja católica e outros movimentos Lula criou o Partido dos Trabalhadores (PT). A primeira disputa de Lula foi em 1982 para o governo de São Paulo.

Em 1986 Lula se elege deputado Federal pelo estado de São Paulo sendo o mais bem votado entre todos os candidatos. Neste período participou efetivamente da criação da Constituição Federal de 1988. no ano de 1989 Lula se candidatou a presidente e ficou em segundo lugar perdendo para Fernando Collor de Mello. Em 1994 Lula tornou a se candidatar e perdeu para Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que na eleição passada ficara ao lado de Lula no segundo turno.

Em 1998 Lula voltou a perder e, assim como na de 1994, não chegou ao segundo turno. Em 2002 após fazer mudanças no discurso e aliar-se ao PL do empresário mineiro José Alencar, que seria seu vice, Lula é eleito o 35º presidente do Brasil. Nesta eleição Lula venceu José Serra e conseguiu, novamente a reeleição, no segundo turno, em 2006. Durante os dois mandatos o governo de Lula foi alvo de inúmeras investigações sob acusações de corrupção.

  Biografia de Barão de Mauá

O governo do petista focou no lado social ampliando programas do governo Fernando Henrique como o “Bolsa escola” que foi transformado em “Bolsa Família”. Essas ações consideradas paternalistas projetou Lula a eleger Dilma Rousseff – então chefe da Casa Civil a primeira mulher presidente do Brasil. Ainda sob o prestígio político de Lula Dilma se reelegeu, mas sofreu impeachment.

Lula é acusado e condenado por corrupção e favorecimento pessoal através da facilitação de contratos para empreiteiras nacionais. O mesmo tem negado e busca o pleito de 2018 fazendo viagem pelo país com sua caravana. Lula foi casado com a operária Maria de Lourdes da Silva, mas a mesma morreu após contrair hepatite. Na época estava grávida de 08 meses, mas nem mesmo a criança se salvou.

Lula teve um caso passageiro com Miriam Cordeiro, mas com a mesma teve uma filha chamada Lurian. Em seguida Lula se casou com Marisa Letícia Casa dos Santos. Lula teve três filhos com Marisa sendo eles Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio. Também foi pai adotivo de Marcos Cláudio, filho de Marisa em seu primeiro casamento.

Veja também

Biografia de Dom Pedro I

Biografia de Dom Pedro I

Conheça a história do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I e que declarou a …

>