Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá, também conhecida como ‘Santa das Sarjetas’, teve a sua vida dedicada a serviço dos pobres e necessitados. Conheça a sua história.

Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá foi uma religiosa católica albanesa. Fundou a congregação “Missionárias da Caridade”, e era considerada para alguns como a missionária do século XX.

Quem foi Madre Teresa de Calcutá

Nascida em Skopje, na Macedônia em 26 de agosto de 1910, Agnes Gonxha Bojaxhiu era filha de pais albaneses, numa família constituída por três filhos.

Aos 13 anos de idade, decidiu se entregar a serviço dos outros, tornando-se missionária. Seis anos após, solicitou admissão na Congregação das irmãs do Loreto, mas antes teve que aprender a língua inglesa em Dublim. Em 1931 foi enviada à Índia, para que pudesse dar início ao noviciado em Darjeeling, no colégio das Irmãs de Calcutá.

Em 24 de maio de 1931, Agnes fez a profissão religiosa, emitindo votos temporários de pobreza, castidade e obediência, tomando então o nome de Teresa. O nome é uma homenagem prestada à Santa Teresa de Lisieux, conhecida no Brasil como Santa Teresinha do Menino Jesus.

Após o noviciado em Darjeeling, Teresa passou para Calcutá e exerceu durante os anos 30 e 40 à docência em Geografia em um colégio bengalês de Sta. Mary, pertencente também a Congregação de Nossa Senhora do Loreto.

Teresa, inconformada com os problemas sociais da Índia, fez profissão perpétua em 24 de maio de 1937. Saindo do colégio, fez um curso rápido de enfermagem, que lhe serviu como uma base fundamental da sua missão no mundo.

Madre Teresa foi residir nas favelas da Índia, construiu vários locais de acolhimento como hospitais e escolas e iniciou seu trabalho humanitário reunindo várias crianças e começou a lhes ensinar o alfabeto e regras de higiene. Em 1948 foi concedida a ela, a nacionalidade indiana, e dois anos mais tarde se empenhou em auxiliar os leprosos.

Em 1997, com 87 anos de idade, Madre Teresa faleceu por conta de um ataque cardíaco, quando estava preparando um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales – uma grande amiga que havia falecido seis dias antes, em um acidente de automóvel.

Como reconhecimento do seu trabalho no mundo, Madre Teresa ganhou o Templeton Prize em 1972, em 17 de outubro de 1979, ganhou o Nobel da Paz e em 1985 ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade.

Biografia de Madre Teresa de CalcutáSua beatificação aconteceu em 19 de outubro de 2003, após a ocorrência de um milagre ocorrido com a indiana Monica Bersa, a qual foi curada de um tumor maligno no estômago, de forma inexplicável sendo a cura atribuída a Madre Teresa. O processo de canonização ainda segue em aberto.

Frases de Madre Teresa de Calcutá

  • Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso.
  • Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.
  • As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
  • Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.
  • O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho-o.
  • É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.
  • Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.

Gostou da Biografia de Madre Teresa de Calcutá? Então deixa seu comentário abaixo mostrando sua admiração e conhecimento sobre a ilustre.

Biografia de Madre Teresa de Calcutá
5 (100%) 15 vote[s]