Salvador Dalí – Quem foi, Obras, Morte, Frases e Curiosidades

O artista espanhol, Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí Domènech, nasceu no dia 11 de maio de 1904, na cidade Figueres, Catalunha. Seu pai, Salvador Dalí Cusí, era tabelião, mas o futuro pintor sentia afeição mesmo, por sua mãe, Felipa Domènech.





Biografia de Salvador Dali

A mãe de Dalí era quem admirava e incentivava o filho a pintar, por isso foi muito importante no ingresso do menino no mundo das artes. Em seu falecimento, ainda na adolescência, o artista catalão ficou profundamente arrasado. Ele a considerava uma musa que inspirava seu trabalho.

Desde criança, Dalí já demonstrava grandes interesses em pintar e desenhar.

Em 1922, então com dezoito anos, Salvador foi estudar na Academia de Belas Artes, em Madri. O jovem que viria ser um grande artista, desde já, chamava atenção por seu modo de vestir pouco comum na época.

Em Barcelona, no ano de 1925, o artista espanhol realizou sua primeira exposição ao grande público.

Em 1926, após travar uma discussão dura com um de seus professores, Dalí foi expulso da Academia de Belas Artes. No ano seguinte, viaja a capital francesa onde conhece Pablo Picasso.

Picasso é um dos maiores pintores espanhóis, sua obra mais conhecida é Guernica. O pintor serviu de grande inspiração para as futuras obras de Dalí. A partir de então, Salvador passou a morar definitivamente em Paris e a participar do movimento Surrealista.

A partir dos anos 1930, Dalí passou a ser o símbolo do movimento surrealista. E, além da fama conquistada como pintor, o artista conheceu sua futura esposa. Elena Ivanovna Diakonova, que era ficou mais conhecida por seu apelido de Gala.

Biografia de Salvador Dalí

Informações sobre obras, morte e biografia resumida de Salvador Dalí. (Foto: Reprodução)

Nesse período, o artista criou grandes obras. A Persistência da memória foi criada em 1931. A tela Composição surrealista (1936) é considerada um dos símbolos do movimento.

Em 1934, as opiniões políticas de Dalí quase causaram sua expulsão do movimento surrealista. Dentro desse movimento, o pintor espanhol vivia um grande contraste. Alguns o admiravam, no entanto, outros o criticavam muito.

Os opositores de Salvador o criticavam pela sua ganância por dinheiro e por suas ideias não serem mais compatíveis ao movimento.

De fato, a expulsão aconteceu mesmo em 1939, feita por André Breton, que era escritor e líder do movimento.

Muitas das composições de Dalí tiveram influência de Freud, como a tela Metamorfose de Narciso, em 1937.

Com avanço da Segunda Guerra Mundial, o pintor e sua esposa Gala foram morar no Estados Unidos. Por oito anos, Dalí permaneceu em solo americano. Após o fim da guerra, ele retornou a Espanha.

Em 1942, Dalí fez a publicação de sua auto biografia, com título: “Vida secreta de Salvador Dalí”. Nesse período ele ainda vivia nos EUA.

Em 1948, já na Espanha, Dalí pintou a obra Madona de Port Lligat. A obra ganhou mais algumas versões. A tela foi mostrada ao papa Pio XII. A partir, o pintor passa a criar obras com inspirações religiosas.

Desse período, ele foi responsável pela criação de diversas obras, dentre elas:

Cabeça Rafaelesca (1951), Crucificação (1954) e A última ceia (1955).

No começo dos anos 60, Dalí dedicou-se totalmente a criação do Teatro-Museu Gala Salvador Dalí. Em 1982, Gala faleceu causando grande tristeza ao pintor. A morte de sua esposa gerou depressão ao pintor. Ele faleceu alguns anos depois, em 1989.

Quem foi Salvador Dalí?

O artista catalão foi um dos principais nomes do surrealismo do século XX. Ficou marcado por ser um pintor muito excêntrico e por sempre querer chamar um pouco mais de atenção.

Como marca pessoal, o artista tinha um bigode característico. Desde jovem, Dalí já destacava-se por seu modo de vestir, tão diferentes do jovens do início do século passado.

Sua arte contava com pinturas desconexas, descontínuas, porém com grande qualidade artística. Além de pintor. Dalí também foi escultor, fotógrafo e teve trabalhos no cinema.

Principais obras de Salvador Dalí

Dalí, ao longo de sua carreira, foi responsável pela criação de mais de mil telas, podemos destacar as seguintes:

  • A persistência da memória (1931);
  • Pão antropomorfo catalão (1932);
  • Premonição da guerra civil (1936);
  • Girafa em chamas (1937);
  • Metamorfose de Narciso (1937);
  • A Madona de Port Lligat (1950);
  • Cabeça Rafaelesca (1951);
  • Crucificação (1954);
  • A última ceia (1955);
  • Natureza morta viva (1956);
  • Toureiro de Alucinógeno (1969).

A persistência da memória (1931)

Cabeça Rafaelesca

Como Salvador Dalí morreu

Dalí teve seus últimos anos de vida inquietos. A morte de sua esposa afundou o artista em uma profunda depressão, que o fez a consumir remédios em excesso.

Em 1984 houve um incêndio em seu quarto, as causas não foram esclarecidas. Seus amigos então, levaram o pintor para morar na cidade de seu nascimento, Figueres.

Salvador faleceu em sua cidade natal no dia 23 de janeiro de 1989, então com 84 anos. Sua morte foi em decorrência de uma pneumonia e também por uma parada cardíaca.

Ele foi sepultado em seu Teatro-Museu Gala Salvador Dalí.

Frases de Salvador Dalí

Veja algumas das principais frases de Dalí:

  • “Às vezes eu penso que um dia morrerei por uma overdose de satisfação.”
  • “Não se preocupe com a perfeição – você nunca irá consegui-la.”
  • “A minha única diferença em relação a um homem louco é que eu não sou louco!”
  • “A cultura do espírito identificar-se-á com a cultura do desejo.”
  • “Você tem que criar a confusão sistematicamente, isso liberta a criatividade. Tudo o que é contraditório cria vida.”
  • “O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes.”
  • “A diferença entre as lembranças falsas e as verdadeiras é a mesma que existe entre as jóias: as falsas sempre parecem mais brilhantes e reais.”
  • “Eu sou o surrealismo.”

Curiosidades

  • O bigode de Dalí foi inspirado em Diego Velásquez, também pintor espanhol;
  • Seu primeiro quadro foi pintado com apenas seis anos de idade.

Gostou da biografia de Salvador Dalí? Então compartilha este conteúdo com todos os seus amigos nas redes sociais e deixa também seu comentário com crítica, sugestão ou elogio ao post.

Salvador Dalí – Quem foi, Obras, Morte, Frases e Curiosidades
5 (100%) 29 votes

Leave a Reply