Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Sérgio Moro

O Magistrado, professor universitário e escritor Sérgio Fernando Moro ou simplesmente Sérgio Moro é uma das personalidades da atualidade que tem entrado para os anais do história do Brasil. O mesmo é o juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância na cidade de Curitiba – Paraná.

Sérgio Moro

Nascido no dia 01 de agosto de 1972 na cidade de Maringá – Paraná é filho de Odete Starke Moro e Dalton Áureo Moro. O pai de Moro foi professor na Universidade Estadual de Maringá, mesma que Sérgio Moro formou-se em Direito.

Na Universidade Federal do Paraná o juiz fez seu Mestrado e Doutorado, especializando-se, inclusive, em crimes finaneiros. No ano de 1996 entrou para a Polícia Federal como juiz e assume a primeira instância em Curitiba. Moro tem um irmão que é dono de uma empresa de Tecnologa chamado César Fernando Moro.

Sérgio Moro ainda fez especialização em 1998 em Harvard Law School nos Estados Unidos e ainda participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro, promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. O juiz já atuou em importantes casos da Polícia Federal como no escândalo do Banestado, atuou ainda no escândalo do Mensalão e na Operação Farol da Colina.

Sérgio MoroA repercussão em torno de Moro só veio através da Operação Lava Jato em que grandes figurões da política e do mercado financeiro foram presos por determinação do juiz.

Sérgio Moro condenou em 12 de julho de 2017 o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a 9 anos e meio de cadeia. Esta foi a primeira vez que um ex-presidente é condenado criminalmente, sobretudo, com a acusação de corrupção.

A decisão de Sérgio Moro causou a admiração de milhões de brasileiros, mas, de igual modo, despertou o ódio dos apoiadores e seguidores de Lula que criam a teoria da conspiração e dizem que Sérgio Moro agiu politicamente e através de um golpe arquitetado.

O juiz virou personagem de filme e foi interpretado por Marcelo Serrado no longa “Lava Jato: A Lei É Para Todos” onde retrata os passos da Operação Lava Jato.

Em 2014 Moro foi eleito o brasleio do ano pla Revista Isto É. Também recebeu o Prêmio Faz Diferença do Jornal O Globo e mais uma vez eleito a personalidade do ano.

Sérgio Moro é muito reservado e não fala muito sobre os processos em público, evita entrevistas e mantém-se sem muitos contatos com políticos. Moro possui dezenas de condecorações e é reverenciado no mundo inteiro como referência de combate a corrupção e conhecimentos jurídicos.

Como escritor lançou os livros “Crime de Lavagem de Dinheiro. Editora Saraiva, 2010”, “Jurisdição Constitucional Como Democracia. Editora Revista dos Tribunais, 2004”, “Legislação Suspeita?

Afastamento de Presunção de Constitucionalidade da Lei. Editora Juruá, 2003” e “Desenvolvimento e Efetivação Judicial das Normas Constitucionais. Editora Max Limonad, 2001”.

O juiz é casado com Rosângela Wolff de Quadros advogada e procuradora jurídica da Federação Nacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Moro e sua esposa têm um casal de filhos e moram em Curitiba no Paraná.

Biografia de Sérgio Moro
5 (100%) 10 vote[s]