Biografia de Galvão Bueno

O narrador, apresentador, radialista, empresário e jornalista Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno conhecido apenas como Galvão Bueno possui uma história marcante nas narrações esportivas do Brasil.





Galvão Bueno

O narrador global nasceu em 21 de julho de 1950 na cidade do Rio de Janeiro e começou sua carreira como radialista na Rádio Gazeta da capital paulista.

Antes deste emprego Galvão era ajudante em uma fábrica de plásticos. Com a notoriedade do talento de Galvão Bueno ele foi transferido para a TV Gazeta e participou de um programa chamado Mesa Redonda, sempre dedicado ao esporte.

Em 1977 o narrador teve uma passagem rápida de apenas dois meses pela Rede Record e em seguida migra para a TV Bandeirantes. Neste período Galvão não conseguiu atuar como narrador e se restringiu a ser apenas comentarista. O ano de 1981 foi fundamental para a carreira de Galvão Bueno, posto que, recebeu pela primeira vez a proposta da Rede Globo e acabou aceitando.

Na emissora dos Marinhos o narrador passou a fazer narrações de jogos, mas ainda não era o principal da equipe esportiva. Na época Galvão ainda era imaturo e precisava ser lapidado, segundo os próprios colegas da emissora.

  Biografia de Clarice Lispector

Até 1991 Galvão Bueno esteve na Globo e crescia gradativamente, porém, em 1992 aceitou uma proposta da antiga Rede OM que atualmente é a CNT com sede no estado do Paraná e passou a ser diretor de esporte, narrador e apresentador oficial da emissora.

O êxito e números de faturamento neste período foram espetaculares, sobretudo, na cobertura da Libertadores quando o São Paulo fez sua melhor campanha. Mas a briga com a Rede Globo e Bandeirantes pelas coberturas esportivas estavam cada vez mais difíceis.

No ano de 1993 o narrador volta a Rede Globo de onde não mais sairia e se tornaria o narrador principal da emissora. Galvão Bueno narrou a Copa do Mundo de 1994 quando o Brasil foi tetracampeão e a emoção e bordões utilizados até hoje lembram o narrador.

O mesmo possui uma fazenda de criação de gados no Paraná e possui muitos outros negócios. Seus filhos Cacá Bueno e Popó Bueno são pilotos de Stock Car. Galvão é casado com a empresária Desireé Soares.

Veja também

Biografia de Pelé

Biografia de Pelé

Pelé, ex-jogador brasileiro de futebol, conhecido como o “Rei Pelé”, eleito como “O Atleta do …

>