Biografia de Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva foi para muitos o maior piloto de Fórmula 1 da história. Nascido em São Paulo no ano de 1960 ele era conhecido pelo apelido de “o rei de Mônaco”.





Ayrton Senna

Ayrton Senna era o filho do meio de Milton da Silva e Neide Senna da Silva. Seus irmãos são Viviane Senna, presidente do Instituto que leva o seu nome e Leonardo Senna, fundador da empresa Audi Senna, importadora da marca alemã.

Filho de família rica, Senna iniciou muito cedo no automobilismo. Logo aos 4 anos de idade, ele já havia realizado a sua primeira corrida de kart.

Aos 17 anos, já era campeão sul-americano no esporte.

Na década de 1980, ele muda-se para a Inglaterra com o objetivo de correr na Fórmula Ford 1600. Em 1981, venceu o campeonato da categoria. Em 1982 Senna disputa e vence a Fórmula Ford 2000.

Após diversos testes em grandes equipes como Williams e McLaren, Senna entra para a Fórmula 1 em 1984, defendendo a equipe Toleman.

Foi nessa equipe, mesmo tendo um carro muito limitado, que Senna demonstrou suas habilidades, principalmente em corridas na chuva, sendo essa sua grande especialidade, reconhecida até hoje.

Seu passo mais importante na Fórmula 1 se dá em 1988, quando ele é contratado pela McLaren e passa a correr ao lado de Alain Prost, um dos maiores pilotos da época. Quando Senna entrou para a equipe, Prost já tinha dois títulos mundiais.

Neste ano, o predomínio da McLaren foi absoluto, sendo que Prost e Senna venceram 15 das 16 corridas da temporada.

E foi no seu primeiro ano de McLaren que Ayrton Senna, aos 28 anos de idade, conquista seu primeiro campeonato mundial.

Em 1994, Senna dá um novo rumo a sua carreira, assinando contrato com a Williams.

Títulos

Ayrton Senna disputou um total de 161 grandes prêmios, sendo que em 65 deles obteve a pole position. Durante sua carreira, foram 41 vitórias, totalizando 2.982 voltas na liderança e 19 voltas mais rápidas.

Ayrton Senna foi tricampeão do mundo, quando venceu as temporadas de 1988, 1990 e 1991, todas elas correndo pela McLaren.

Das suas 41 vitórias, 6 foram pela Lotus entre os anos de 1985 e 1987 e as outras 35 foram pela McLaren entre os anos de 1988 e 1993.

Em 1992, Senna faz a sua volta mais rápida da história. Foi em Portugal, quando ele concluiu a 66ª volta em 1m16s272.

Além dos títulos na fórmula 1, no kart ele venceu os campeonatos paulista, brasileiro, sul-americano e foi vice-campeão mundial. Também venceu a fórmula Ford 1600, a fórmula Ford 2000 e a fórmula 3 inglesa.

A sua morte

A temporada de 1994 não começou bem para Ayrton Senna. Mesmo conquistando a pole position nas duas primeiras corridas, em nenhuma delas ele conseguiu concluir o percurso.

A sua terceira corrida foi então em San Marino.

Na fase de treinos, Senna viu seu compatriota, Rubens Barrichello da equipe Jordan sofrer um grave acidente, em uma curva que dava acesso à reta dos boxes. O carro de Barrichello capotou várias vezes antes de cair de cabeça para baixo.

No treino de classificação para a corrida de San Marino, Senna viu ainda a morte do piloto Roland Ratzenberger, que teve fraturas múltiplas no crânio e no pescoço ao se chocar contra um muro a uma velocidade de mais de 300 km/h.

A carreira de Senna se encerra de forma trágica no dia 01 de maio de 1994. Foi no Grande Prêmio de San Marino que ele correu pela última vez.

Na sétima volta, em uma curva de alta velocidade conhecida como Tamburello, Senna estava a uma velocidade de 330 km/h quando seu carro sofre uma pane mecânica. Mesmo tendo conseguido diminuir, ele bate em um muro a 217 km/h. Sendo encaminhado ainda com vida ao hospital, mas não resistindo aos ferimentos.

O Instituto Ayrton Senna

A morte de Ayrton Senna não significou o fim de suas ideias. Muito pelo contrário. Em novembro de 1994 nascia o Instituto Ayrton Senna.

Senna sempre falava com seus familiares sobre a necessidade de ampliar as oportunidades aos jovens e crianças, por meio de mais educação.

E este é o trabalho deste instituto, que leva o seu nome e é presidido por sua irmã Viviane.

Biografia de Ayrton SennaNos seus 23 anos de atuação, o Instituto atua em 660 municípios, em 17 estados do Brasil, beneficiando cerca de 1,5 milhão de alunos por ano.

Frases de Ayrton Senna

  • “Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes”;
  • “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência”;
  • “Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não”;
  • “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno”.
  • “Quando penso que cheguei no meu limite, descubro que eu tenho forças para ir além”.
Biografia de Ayrton Senna
5 (100%) 12 votes

Leave a Reply