Biografia de Clarice Lispector

Clarice Lispector foi escritora e jornalista brasileira de origem judaica, dedicou sua vida aos filhos e a literatura, tornou-se uma das mais importantes escritoras brasileiras na durante o século XX.





Quem foi Clarice Lispector

Em 10 de dezembro de 1920 nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, antiga União Soviética Clarice Lispector, durante uma viagem de imigração para a América. Recebeu o nome de Haia Lispector ao nascer, de família judaica da Rússia seus pais Pinkouss e Mania Lispector, se mudaram para o Brasil quando Clarice tinha apenas 2 meses de idade.

Clarice Lispector passou parte de sua infância com a família na cidade de Maceió em Recife, no ano de 1925 mudou-se para o Recife, três anos depois foi estudar no Grupo Escolar João Barbalho.

Começou a ler e escrever com 7 anos de idade e, aos 11 anos escreveu textos para o Diário de Pernambuco, no entanto, foram recusados, uma vez que os textos se tratavam de sensações e não de fatos. As personagens principais usadas em seus textos são mulheres e seus trabalhos se baseiam em sentimentos e emoções vividas pelos personagens.

Embora Clarice Lispector tenha nascido na Ucrânia, se considerava de nacionalidade brasileira, chegou ao Brasil quando tinha apenas 2 meses de vida.

Perdeu sua mãe aos 10 anos e, em meados de 1930 a 1938, Lispector já escrevia muitas histórias, no entanto, todas as tentativas de publicação foram em vão. Em 1939 começou a atuar como redatora na Agência Nacional e como tradutora e jornalista no jornal A Noite. Publicou seu primeiro conto ‘Triunfo’ na Revista Pan em maio de 1940, e neste mesmo ano perdeu o seu pai.

Clarice morou em diversos países como Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Suíça. Em 1943, concluiu a Faculdade de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro e posteriormente, casou-se com o colega de turma Maury Gurgel Valente.

Em agosto de 1948, nasce seu primeiro filho Pedro em Berna na Suíça e, em fevereiro de 1953, nasce em Washington o segundo filho de Clarice e Maury o menino Paulo Gurgel Valente. No ano de 1959, seu casamento com Maury chegou ao fim, Clarice retornou para o Brasil, um de seus filhos mudou-se com ela para a cidade do Rio de Janeiro, o outro se mudou para o exterior com o pai.

Sua primeira obra foi um livro de contos “Laços de família” publicado pela editora Francisco Alves em 1960, livro que recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Todas suas obras, Lispector apresentam como características gerais: a introspecção psicológica, o fluxo de consciência e a epifania”. Falava diversos idiomas, o francês, o inglês e o idioma materno, o iídiche, considerada uma das escritoras brasileiras mais importante da literatura mundial, suas obras são de fundamental importância para os estudiosos de psicanálise, psicologia e de psicopatologia.

A pedido de seu segundo filho escreveu um fantástico livro intitulado “O mistério do coelho pensante”, este foi digno do prêmio de melhor livro no ano de 1967 pela Campanha Nacional da Criança. Suas principais obras são: “Perto do coração selvagem”, “laços de família”, “a maça no escuro”, “a legião estrangeira”, “a paixão segundo G. H”, “felicidade clandestina” e “a hora da estrela”. Para o público infanto Juvenil Lispector escreveu “o mistério do coelhinho pensante” e “ a mulher que matou os peixes”.  Em vida, seu último romance publicado foi “A Hora da estrela” em 1977.

Clarice Lispector faleceu muito cedo, um dia antes de seu aniversário de 57 anos de idade, em 9 de dezembro de 1977, vítima de um câncer de ovário.

Biografia de Clarice LispectorSeu corpo foi sepultado no cemitério Israelita do Caju no Rio de Janeiro. Mesmo após sua morte, várias de suas obras foram publicadas o livro “Para não esquecer” composto por 32 crônicas e o livro infantil “Quase de Verdade e Um sopro de vida” publicado no ano de 1978. No ano seguinte houve a publicação do livro de contos “A Bela e a Fera”, em 1984 “A descoberta do mundo” e por fim em 1987, foi publicado “Como nasceram as estrelas”.

É perceptível que mesmo depois de 40 anos de seu falecimento, a obra de Clarice Lispector permanece viva na vida das pessoas, possui grande influência e repercussão não só para a literatura brasileira, mas a nível ocidental, desde a América Latina até a Europa e os Estados Unidos.

Gostou da Biografia de Clarice Lispector? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo!

Biografia de Clarice Lispector
5 (100%) 8 votes

Leave a Reply