Biografia de Lygia Clark

Lygia Clark, como era conhecida, tinha o nome de batismo Lygia Pimentel Lins e nasceu em 23 de outubro de 1920 na cidade de Belo Horizonte.





Oriunda de uma tradicional família de juristas, Lygia era filha de Jair Pereira Lins, advogado e filho do ministro do Supremo Tribunal, e Ruth Mendes Pimentel, filha do advogado Francisco Mendes Pimentel.

Era a terceira dos quatro filhos do casal. Lygia teve como irmãos Maria Beatriz, Sônia e Francisco.

Quem foi Lygia Clark

Lygia Clark foi uma artista plástica brasileiro que ficou famosa graças às suas pinturas e esculturas. Ela é considerada a fundadora do neoconcretismo.

Sua história na arte se inicia quando em 1947, aos 27 anos e já com três filhos, decide sair de casa para estudar pintura com Roberto Burle Marx.

Aos 30 anos participou do ateliê de Fernand Léger em Paris. Na cidade francesa, ela realiza a sua primeira exposição no Institut Endoplastique.

Foi em Paris que recebeu a influência de artistas como Arpad Szènes, Isaac Dobrinsky e Fernand Léger. Após este período ela retorna ao Rio de Janeiro e realiza uma exposição no Ministério da Educação e Cultura.

Em 1954 ela participou da Bienal de Veneza. No ano de 1959 funda o chamado neoconcretismo, uma linguagem artística abstrata. Em 1961, recebe o prêmio de melhor escultora na Bienal Internacional de São Paulo.

Em 25 abril de 1988, Lygia Clark faleceu aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco no Rio de Janeiro.

No dia 23 de outubro de 2015, ela foi homenageada pelo Google com o lançamento do “Doodle”, em comemoração ao seu 95º aniversário. Na ocasião, as letras do logotipo do Google foram estilizadas como na obra “bichos”.

O neoconcretismo

O neoconcretismo, movimento fundado por Lygia Clark, foi influenciado pelo filósofo francês Merleau Ponty e era um movimento de oposição ao movimento concretista.

O neoconcretismo surge no Rio de Janeiro propondo uma ideia de subjetividade aos movimentos artístico, fazendo uma crítica ao racionalismo e dogmatismo que era a característica do concretismo.

A ideia central do movimento, além da subjetividade já citada, é dar mais expressão artística, liberdade ao artista, interação com o público e acabar com o materialismo e cientificismo existentes até então.

O movimento é lançado oficialmente em março de 1959 com uma publicação no Jornal do Brasil que foi assinada por nomes como Lygia Clark, Amilcar de Castro, Ferreira Gullar, Franz Weissmann, Ligia Pape, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis.

Biografia de Lygia Clark

Veja a história de quem foi Lygia Clark (Foto: Reprodução).

Principais Obras da pintora

Seus primeiros quadros foram criados entre os anos de 1954 e 1958, quando já havia retornado de Paris. Neste período ela publicou “Superfícies Modulares” e “Contra-Relevos”.

Estes trabalhos mudaram o sentido de ver um quadro, que até então era bastante prático, isto é, não saiam de um mesmo padrão.

Para quebrar este paradigma, ela levou as cores de sua pintura até a moldura do quadro.

Em 1959 publica “Unidades”, onde sua pintura, dessa vez, ultrapassava os limites da moldura, indo para fora do quadro.

Entre 1960 e 1964 surge outro importante trabalho, “Bichos”, que tinha como proposta a participação do público.

Em 1964 utiliza a borracha para elaborar a sua “Obra Mole”.

Em 1968, sua obra “Nostalgia do Corpo: Diálogo”, fazia com que o espectador tivesse algumas sensações, como o sopro da respiração e a sensação de tocar em uma pedra.

“A Casa é o Corpo: Labirinto” foi outra obra que contava com a participação do público. Publicada em 1968, esta obra fazia com que o espectador penetrasse um útero.

Em 1973 outra obra que trabalhava a arte sensorial: “Baba Antropofágica”, na qual os espectadores eram envoltos por fios.

Bichos de Lygia Clark

Entre todas as obras de Lygia Clark, a mais famosa certamente foi “Bichos”, publicada entre os anos de 1960 e 1964.

Bichos ficou conhecida por ser uma “obra viva”. Nela, Lygia elaborou diversas esculturas feitas de alumínio que tinham dobradiças.

Estas esculturas representam diversos bichos e o público poderia manipular de forma a descobrir seus inúmeros formatos.

Esta obra foi a responsável pelo prêmio de Lygia Clark na 6ª Bienal de São Paulo.

Em 1960, Lygia definiu este trabalho da seguinte maneira: “um organismo vivo, uma obra essencialmente atuante. Entre você e ele se estabelece uma integração total, existencial. Na relação que se estabelece entre você e o bicho não há passividade, nem sua, nem dele”.

Característica das obras de Lygia Clark

  • Utilização de objetos tridimensionais;
  • Promovia a participação do público em suas obras;
  • Utilizava dos mais diversos materiais como madeira, metal flexível e até mesmo borracha;
  • Explorava o sensorial dos visitantes.

Recorde de vendas

Em 2013, a obra “Superfície Modulada nº 4” foi vendida por 5,3 milhões de reais em leilão, sendo a mais cara obra de arte já vendida no Brasil, até então. Ela foi comercializada pela Bolsa de Arte de São Paulo.

“Contra Relevo”, outra obra de Lygia, já havia batido este mesmo recorde ao ser arrematada por 4,5 milhões de reais em um leilão em Nova York.

Em 2015, Lygia perdeu o posto de recordista para o quadro “Vaso de Flores”, de Alberto da Veiga Guignard, que foi vendido por 5,7 milhões de reais.

Frases de Lygia Clark

Veja abaixo algumas das principais frases de Lygia:

  • “Através da outra pessoa, o indivíduo pode perceber o seu próprio sentido, conhecer-se a si mesmo.”
  • “A arte não consiste mais em um objeto para você olhar, achar bonito, mas para uma preparação para a vida.”
  • “A arte não é uma mistificação burguesa. A maneira de comunicar a proposição é que mudou.”
  • “O homem moderno deve afastar-se desse excesso de racionalismo que está no coração de nosso pensamento.”
  • “Nós somos os propositores: nós somos o molde, cabe a você soprar dentro dele o sentido da nossa existência.”
  • “Se a perda da individualidade é de certa maneira imposta ao homem moderno, o artista lhe oferece uma revanche e a ocasião de encontrar-se.”

Gostou da biografia de Lygia Clark? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo!

Biografia de Lygia Clark
5 (100%) 10 votes

2 Comments

  1. Givanildo carmo de souza

Leave a Reply