Ir para o conteúdo

Dom Pedro II

Dom Pedro II, cidadão comum apaixonado pela ciência e a literatura, governou o Brasil por mais de quarenta e oito anos.

Dom Pedro Ii
Dom Pedro II, cidadão comum apaixonado pela ciência e a literatura, governou o Brasil por mais de quarenta e oito anos, de 1940 até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Foi o segundo e último imperador do país onde causou diversas mudanças e revoluções.

Tópicos da biografia:

Quem foi Dom Pedro II

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádia Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nome completo de Dom Pedro II, nasceu em 2 de dezembro de 1825 no Palácio da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Em 1831, foi o ano da abdicão do trono de Dom Pedro I. Este governou o pais como imperador dentre os anos de 1822 a 1831.

Durante seu governo, combateu diversas dificuldades para consolidar a independência, uma vez que sucederam muitas revoltas regionais e oposições políticas internas.

Pedro II, filho da Imperatriz Dona Leopoldina e do Imperador Dom Pedro I, perdeu sua mãe quando tinha apenas um ano de idade, aos cinco anos tornou- se príncipe regente.

No ano de 1934, com apenas 9 anos seu pai veio a falecer, ficando órfão de pai e mãe.

Pedro II, permaneceu no Brasil inicialmente sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e, posteriormente, de Manuel Inácio de Andrade Souto Maior, o marquês de Itanhaém.

Teve uma excelente formação. Durante os estudos, teve aulas de caligrafia, literatura, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, pintura, música, dança, esgrima e equitação.

D. Pedro II, era o sétimo filho do casal, mas ele que se tornou o herdeiro da família, visto que seus dois irmãos mais velhos faleceram.

Como Pedro II era menor de idade e, não poderia assumir o cargo, o país foi governado pelas regências responsáveis pela condução do império até completar a maioridade.

Em 23 de julho de 1840, após o golpe da maioridade, Pedro II se tornou imperador do Brasil com apenas 15 anos de idade.

Durante o segundo reinado, instituições como O Colégio Pedro II (1837) e, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) foram fundadas.

Na década de 1840, casou-se com Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, conhecida como “Mãe dos Brasileiros” e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1843 até a abolição da monarquia em 1889.

Com Teresa, Pedro II teve quatro filhos: Afonso (1845), Isabel (1846), Leopoldina (1847) e Pedro (1848).

O primogênito Afonso e príncipe Imperial faleceu aos dois anos de idade em consequência de epilepsia.

Como Imperador preparado desde criança para suceder ao seu pai, Dom Pedro II superou alguns desafios durante seu governo, como: conter as rebeliões que ainda aconteciam em algumas partes do território nacional, a chamada Farroupilha; manteve o território nacional intacto; conquistou o apoio das elites e, concretizou o que seu pai não tinha terminado durante seu mandato: consolidou o Estado Nacional brasileiro e “construir” a Nação Brasileira.

Foi o segundo e último imperador no Brasil, governou por muitos anos.

Em 1886, Pedro II viajou para a Europa para tratar de sua saúde. Manteve em seu lugar, sua filha a Princesa Isabel, responsável por assinar as leis abolicionistas: Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea.

Durante o período em que governou o país, algumas revoltas se destacaram, dentre elas estão Revolta dos Liberais (1842), que ocorreu em Minas Gerais e São Paulo; A Guerra dos Farrapos (1845), que aconteceu em Rio Grande do Sul e, a Revolução Praieira (1848), que sucedeu em Pernambuco.

Dom Pedro Ii
Foto: Reprodução/Divulgação

Foi contra a diversos grupos: a igreja, os militares e a elite. Em seu governo, buscou focar no desenvolvimento econômico e social do país, onde foram construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país.

Nesse mesmo período as leis abolicionistas avançaram como: Lei Bill Aberdeen (1845); Lei Eusébio de Queirós (1850); Lei do Ventre Livre (1871); Lei dos Sexagenários (1887); Lei Áurea (1888).

Proclamação da República do Brasil

Em 15 de novembro de 1889, no fim de seu governo sofreu um golpe de estado, o governo imperial foi derrubado, pela conjugação de interesses políticos.

Desta forma, foi proclamada a República no Brasil, no dia seguinte organizou-se um Governo Provisório, que concedeu a Dom Pedro 24 horas para deixar o país.

Sendo assim, embarca com a família para Portugal em 17 de novembro de 1889, chega em Lisboa em 7 de dezembro.

Dias depois a imperatriz, sua esposa vem a falecer. No ano de 1891, Dom Pedro II viaja sozinho para Paris e, se hospedou no Hotel Bedford.

Durante esse tempo, passou a se refugiar na Biblioteca Nacional, onde realizava visitas frequentes para ler e estudar. 

Morte

Pedro II faleceu em Paris, na França em 1891, aos 66 anos, vítima de pneumonia. Nesse período, o país não se configurava mais como um império e a república já havia sido declarada dois anos antes.

Os restos mortais de Dom Pedro II foram trazidos para o Brasil em 1920, atualmente encontram-se depositados na catedral de Petrópolis, onde foi sepultado.

Frases de Dom Pedro II

  • “A política não é para mim senão o duro cumprimento do dever. ”
  • “É preciso trabalhar e vejo que não se fala quase senão em política que é as mais das vezes guerra entre interesses individuais.”
  • “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.

Gostou da biografia de Dom Pedro II? Então compartilha e comenta este post com sua opinião sobre o ilustre que foi tão importante para a história do Brasil.

Resumo da Biografia de Dom Pedro II

Nome:Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga
Ocupação:Ex-imperador do Brasil
Nacionalidade:Brasileiro
Data de nascimento:02/12/1825
Data da morte:12/05/1891
Alberto Vicente

Jornalista (DRT - BA 5272) e Professor, formado em Letras Vernáculas pela UEFS. Escreve para blogs e sites desde 1997.

Configurações