Biografia de Dom Pedro II

Dom Pedro II, cidadão comum apaixonado pela ciência e a literatura, governou o Brasil por mais de quarenta e oito anos, de 1940 até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.





Foi o segundo e último imperador do país onde causou diversas mudanças e revoluções.

Quem foi Dom Pedro II

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádia Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nome completo de Dom Pedro II, nasceu em 2 de dezembro de 1825 no Palácio da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Em 1831, foi o ano da abdicão do trono de Dom Pedro I. Este governou o pais como imperador dentre os anos de 1822 a 1831. Durante seu governo, combateu diversas dificuldades para consolidar a independência, uma vez que sucederam muitas revoltas regionais e oposições políticas internas.

Pedro II, filho da Imperatriz Dona Leopoldina e do Imperador Dom Pedro I, perdeu sua mãe quando tinha apenas um ano de idade, aos cinco anos tornou- se príncipe regente. No ano de 1934, com apenas 9 anos seu pai veio a falecer, ficando órfão de pai e mãe. Pedro II, permaneceu no Brasil inicialmente sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e, posteriormente, de Manuel Inácio de Andrade Souto Maior, o marquês de Itanhaém.

Teve uma excelente formação. Durante os estudos, teve aulas de caligrafia, literatura, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, pintura, música, dança, esgrima e equitação. D. Pedro II, era o sétimo filho do casal, mas ele que se tornou o herdeiro da família, visto que seus dois irmãos mais velhos faleceram.

Como Pedro II era menor de idade e, não poderia assumir o cargo, o país foi governado pelas regências responsáveis pela condução do império até completar a maioridade. Em 23 de julho de 1840, após o golpe da maioridade, Pedro II se tornou imperador do Brasil com apenas 15 anos de idade.

Durante o segundo reinado, instituições como O Colégio Pedro II (1837) e, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) foram fundadas.

Na década de 1840, casou-se com Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, conhecida como “Mãe dos Brasileiros” e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1843 até a abolição da monarquia em 1889.

Com Teresa, Pedro II teve quatro filhos: Afonso (1845), Isabel (1846), Leopoldina (1847) e Pedro (1848). O primogênito Afonso e príncipe Imperial faleceu aos dois anos de idade em consequência de epilepsia.

Quem foi Dom Pedro II

Veja a biografia e história mostrando quem foi Dom Pedro II. / Foto: Reprodução.

Como Imperador preparado desde criança para suceder ao seu pai, Dom Pedro II superou alguns desafios durante seu governo, como: conter as rebeliões que ainda aconteciam em algumas partes do território nacional, a chamada Farroupilha; manteve o território nacional intacto; conquistou o apoio das elites e, concretizou o que seu pai não tinha terminado durante seu mandato: consolidou o Estado Nacional brasileiro e “construir” a Nação Brasileira.

Foi o segundo e último imperador no Brasil, governou por muitos anos.

Em 1886, Pedro II viajou para a Europa para tratar de sua saúde. Manteve em seu lugar, sua filha a Princesa Isabel, responsável por assinar as leis abolicionistas: Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea.

Durante o período em que governou o país, algumas revoltas se destacaram, dentre elas estão Revolta dos Liberais (1842), que ocorreu em Minas Gerais e São Paulo; A Guerra dos Farrapos (1845), que aconteceu em Rio Grande do Sul e, a Revolução Praieira (1848), que sucedeu em Pernambuco.

Foi contra a diversos grupos: a igreja, os militares e a elite. Em seu governo, buscou focar no desenvolvimento econômico e social do país, onde foram construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Nesse mesmo período as leis abolicionistas avançaram como: Lei Bill Aberdeen (1845); Lei Eusébio de Queirós (1850); Lei do Ventre Livre (1871); Lei dos Sexagenários (1887); Lei Áurea (1888).

Proclamação da República do Brasil

Em 15 de novembro de 1889, no fim de seu governo sofreu um golpe de estado, o governo imperial foi derrubado, pela conjugação de interesses políticos. Desta forma, foi proclamada a República no Brasil, no dia seguinte organizou-se um Governo Provisório, que concedeu a Dom Pedro 24 horas para deixar o país.

Sendo assim, embarca com a família para Portugal em 17 de novembro de 1889, chega em Lisboa em 7 de dezembro. Dias depois a imperatriz, sua esposa vem a falecer. No ano de 1891, Dom Pedro II viaja sozinho para Paris e, se hospedou no Hotel Bedford. Durante esse tempo, passou a se refugiar na Biblioteca Nacional, onde realizava visitas frequentes para ler e estudar. 

Morte

Pedro II faleceu em Paris, na França em 1891, aos 66 anos, vítima de pneumonia. Nesse período, o país não se configurava mais como um império e a república já havia sido declarada dois anos antes.

Os restos mortais de Dom Pedro II foram trazidos para o Brasil em 1920, atualmente encontram-se depositados na catedral de Petrópolis, onde foi sepultado.

Frases de Dom Pedro II

  • “A política não é para mim senão o duro cumprimento do dever. ”
  • “É preciso trabalhar e vejo que não se fala quase senão em política que é as mais das vezes guerra entre interesses individuais.”
  • “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.

Gostou da biografia de Dom Pedro II? Então compartilha e comenta este post com sua opinião sobre o ilustre que foi tão importante para a história do Brasil.

Biografia de Dom Pedro II
5 (100%) 6 votes

Leave a Reply