Biografia de Carlos Chagas

O legado de Carlos Justiniano Ribeiro Chagas – Carlos Chagas é inquestionável. O mesmo foi médico, pesquisador, sanitarista, bacteriologista e grande colaborador da saúde pública do Brasil.





História de Carlos Chagas

Chagas nasceu em Oliveira, estado de Minas Gerais, em 09 de julho de 1879 e faleceu em 08 de novembro de 1934 já no Rio de Janeiro. O mesmo era filho do casal José Justiniano Chagas e Mariana Cândida Ribeiro de Castro Chagas que eram descendentes de portugueses. Quando estava com 04 anos o seu pai, cafeicultor, acabou morrendo ficando com mais quatro irmãos órfãos de pai.

O jovem Carlos Chagas que deveria cursar engenharia acaba caindo na vida de boêmio com amigos e adoece tendo que voltar para sua terra natal. O jovem sonhava em ser médico e tinha apenas 18 anos na época. Após conseguir os certificados necessários ele decide ir para o Rio de Janeiro investir em seus estudos de medicina.

Durante seus estudos dedicou-se a estudar doenças tropicais, inclusive, dedicou-se a estudar sobre a malária. Após concluir em 1902 sua faculdade foi fazer uma espécie de estágio com Oswaldo Cruz que se tornou seu amigo particular e com quem trabalhou.

Biografia de Carlos ChagasFoi em 1905 que Oswaldo Cruz contrata Chagas para ampliar as pesquisas de controle a um surto de malária que estava assustando e aterrorizando a região de Itatinga no interior de São Paulo.

O trabalho de Carlos Chagas nestas pesquisas e os resultados o fizeram ganhar notoriedade de comunidade médica e científica.

Deste modo, teve nova empreitada na cidade do interior mineiro chamada Lassance onde, de igual modo, combateu com eficácia um surto de malária.

Foi neste período que Carlos Chagas fez uma das maiores descobertas da medicina brasileira e que, inclusive, acabou levando seu nome.

O médico descobriu que um pequeno inseto que picava as pessoas no rosto e, por isso era chamado de barbeiro, causava uma séria doença chamada Tripanosomíase e que seria chamada de Doença de Chagas. A descoberta revolucionou os estudos sobre a causa de muitas mortes até então não desvendadas perfeitamente. Foi neste estudo que o médico entrou para a história por ter sido o primeiro a estudar e descrever o ciclo de uma doença por completo.

A partir de então Carlos Chagas teve grande notoriedade ao lado de Oswaldo Cruz sendo médico sanitarista na Diretoria Geral de Saúde Pública do Governo Federal.

Foi neste auge de seu reconhecimento que viajou para os EUA realizando conferências e recebendo o título de Doutor Nonoris Causa da maior universidade do mundo a de Harvard. Vale ressaltar que essa condecoração foi a primeira conquistada por um brasileiro. A contribuição deste brasileiro é inquestionável para nossa saúde pública.

Carlos Chagas morreu de infarto do miocárdio com 55 anos na cidade do Rio de Janeiro. Foi casado com íris Lobo com quem teve dois filhos Evandro e Carlos Filho.

Biografia de Carlos Chagas
5 (100%) 10 votes

Leave a Reply