Quem foi Tiradentes?





Tiradentes, um dos conspiradores da chamada Inconfidência Mineira, para muitos considerado um “herói nacional”, mesmo após sua morte, sua personalidade histórica e relativamente obscura permanece por todas as gerações.

Conheça a história deste que tanto lutou pela liberdade do povo brasileiro.

Biografia de Tiradentes

Seu nome Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, nasceu em 12 de novembro de 1746, na cidade de Ritápolis, em Minas Gerais. Filho dos portugueses, Domingos da Silva Santos, proprietário rural e Maria Paula da Encarnação Xavier. Tiradentes foi o quarto, dentro os nove irmãos.

No ano de 1755, após perder sua mãe mudou-se para a Sede da Vila São José com seu pai e seus irmãos. Em 1957, foi a vez de perder seu pai prematuramente, Tiradentes e seus irmãos ficaram sobre a tutela de seu padrinho. Diante dessa situação, começou a trabalhar muito cedo, como comerciante e minerador. Como comerciante não conseguiu muito êxito.

Com os conhecimentos adquiridos durante o trabalho na mineração, Tiradentes tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. A partir daí, passou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino.

Foi dentista amador, por isso ficou conhecido como “Tiradentes”. Além disso, exerceu outras profissões como: tropeiro, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, especificamente nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Um dos conspiradores da Inconfidência Mineira, ficou reconhecido como patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

No ano de 1775, ingressou na carreira das armas no Posto de Alferes da 6a Companhia do Regimento de Cavalaria Paga de Minas Gerais. Tiradentes, buscou cumprir missões a lhe concedidas com bastante eficiência durantes seus 14 anos de carreira militar.

Outra biografia:  Biografia de Angélica

Em 1780, alistou-se na tropa de Capitanias de Minas Gerais, um ano depois foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na Patrulha do Caminho Novo, essa estrada servia como rota de escoamento da produção de minério da Capitania Mineira.

Apesar de não ser rico nem diplomado, Tiradentes foi considerado um dos grandes líderes do movimento. Sua história ganhou o espaço na mídia com o crescimento do movimento republicano na segunda metade do século XIX e, mais ainda, com a instalação da própria República.

Em maio de 1789, Tiradentes foi preso na Rua dos Latoeiros, no Rio de Janeiro e levado para Ilha de Cobras.

Tiradentes não se casou, no entanto teve dois filhos: Joaquina da Silva Xavier, filha de Antônia Maria do Espirito Santo e, João de Almeida Beltrão filho de Eugenia Joaquina da Silva. Ambos viviam em Vila Rica.

Em 18 de abril de 1792, foi proferida a sentencia de 29 presos, dentre estes 11 foram condenados à forca incluindo Tiradentes. No dia 21 de abril do mesmo ano, foi enforcado no Campo de São Domingos. Posteriormente foi decapitado, esquartejado e seus restos foram expostos em locais onde exercera o papel de conspirador. Sua cabeça ficou exposta na Praça Principal de Vila Rica, como forma de mostrar aos súditos da coroa para que não esquecesse da lição.

Um fato curioso que, em meio aos 11 condenados, apenas Tiradentes não teve o direito a graça de ter a sua pena comutada, foi o único a pagar com a própria vida o sonho de libertar a terra.

Outra biografia:  Biografia de Martin Luther King

Muitos comparam Tiradentes a Jesus Cristo, uma vez que, ambos morreram por causas nobres, na luta pelo bem do povo. Cristo buscou pregar a verdade, o amor, a paz, a igualdade, lutou para que as pessoas fossem libertadas do pecado. E, Tiradentes por lutar pela liberdade do povo brasileiro, portanto, foi condenado, massacrado e explorado pela Coroa Portuguesa.

Tiradentes teve um papel fundamental na disseminação de ideias e, morreu lutando pela autonomia do Brasil. Tornou-se um herói nacional em 1889, após a Proclamação da República um século após ter defendido ideais republicanos. 

Biografia de Tiradentes
Veja a biografia resumida de Tiradentes / Foto: Reprodução.

Morte

O falecimento de Tiradentes aconteceu em 21 de abril de 1792, na cidade de Rio de Janeiro.

A data de sua morte, é hoje feriado nacional no Brasil. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, sua história o fez um herói nacional.

Frases de Tiradentes

Veja abaixo algumas das principais frases de Joaquim José da Silva Xavier:

  • “Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”.
  • “O papel mais arriscado, quero-o para mim”.
  • “Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra! ”
  • “Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria! ”.

Gostou das informações sobre Quem foi Tiradentes? Então compartilha o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e no WhatSapp. 

Deixe também sua avaliação abaixo!

Quem foi Tiradentes?
5 (100%) 8 votes

Última atualização: 30/04/18


Veja também

Djalma Rezende

Biografia de Djalma Rezende

A biografia do advogado Djalma Rezende é uma das maiores peças de motivação a pessoas …

>