Biografia de Giorgian De Arrascaeta

Biografia de Giorgian De Arrascaeta


O sonho de se tornar um jogador de futebol de alto nível depende de diversos fatores. Além da habilidade e da técnica, um jovem para ganhar destaque nesse mundo necessita de muito apoio familiar, muita dedicação e também de abrir mão de diversas coisas.

Esses fatores também foram obstáculos para um jogador de destaque atualmente: Giorgian De Arrascaeta, que além das características citadas, também necessito superar a sua timidez e seu porte físico fraco, quando comparado a seus adversários.

Conheça abaixo a trajetória desse craque.

Giorgian Arrascaeta

Infância

Filho de Alfredo e Victoria, Giorgian Daniel De Arrascaeta Bennedetti nasceu no dia primeiro de junho de 1994 na pequena cidade de Nuevo Berlín no Uruguai.

A cidade de 2,5 mil habitantes, as margens do Rio Uruguai, logo percebeu o talento diferente e raro do pequeno. Apesar das poucas condições da família, o pai de Arrascaeta se dedicava de forma integral no desenvolvimento do filho.

O pouco dinheiro extra, conseguido em competições de cavalo, onde o pai participava como jóquei, eram utilizados para comprar chuteiras para o garoto.

O esforço começou a ser recompensado quando, em um campeonato municipal na cidade de origem de Arrascaeta, o garoto começou a se destacar atuando pelo Club Pescadores Unidos, onde em uma temporada marcou 49 gols.

Carreira

Giorgian De Arrascaeta

Após se destacar no clube municipal, Giorgian resolveu se submeter a testes nos grandes clubes uruguaios.

Aos 15 anos, foi reprovado no Danúbio. E após, foi aprovado no Defensor de Montevidéu.

No clube, Arrascaeta foi vice campeão da Libertadores da América Sub-20 de 2013. No mesmo ano, já na equipe principal, foi campeão do Torneio Clausura.

No ano seguinte o jovem foi um dos destaques da campanha do time na Libertadores, ajudando a colocar a equipe entre as quatro melhores do torneio.

A campanha de destaque fez com que diversos times começassem a desejar contar com o jogador. Após diversos rumores de equipes sul-americanas e europeias, Giorgian foi anunciado pelo Cruzeiro em 19 de janeiro de 2015.

Aos 20 anos, Giorgian chegou ao então bicampeão brasileiro como uma grande promessa. O meia assinou com o time mineiro por 5 temporadas, tendo a equipe desembolsado um valor equivalente a 4 milhões de euros.

Apesar de seu inegável talento, o jovem demorou a se adaptar ao futebol e ao cotidiano brasileiro. Fato esse que era agravado pelo seu porte físico mais fraco e sua timidez no extra campo.

As exibições do meia passaram a ser mais vistosas a partir de 2016, e principalmente nos dois anos seguintes, quando auxiliou a equipe celeste a conquistar o bicampeonato da Copa do Brasil (fato inédito na competição).

Nas finais, contra Flamengo e Corinthians, respectivamente, o meia uruguaio foi destaque, marcando gols no primeiro jogo contra os rubro-negros (2017) e no segundo contra os alvinegros (2018).

Após 4 anos na equipe mineira, Giorgian entrou para a história do futebol brasileiro após um litígio envolvendo o jogador, seu agente, o Cruzeiro e o Flamengo, sendo que o último acabou se tornando seu destino para a temporada 2019.

Além da confusão jurídica, a transferência também se destaca pelos altos valores. A equipe carioca desembolsou valores próximos aos 13 milhões de euros, superando o valor desembolsado pelo Corinthians para contratar Carlitos Tevéz, em 2004, que até então era os maiores valores gastos por equipes brasileiras.

O contrato foi assinado no dia 12 de janeiro de 2019, sendo firmado até 2023.

Pelo clube rubro-negro, Giorgian, vem se destacando nas atuais campanhas na Libertadores (classificado para a final) e no Campeonato Brasileiro (primeiro colocado). Sendo importante também no título Carioca da equipe.

Seleção Uruguaia

Giorgian De Arrascaeta possui participações na seleção do seu país desde o sub-20, quando atuou em 20 partidas, fazendo 4 gols e dando 2 assistências.

Na seleção principal o meia já realizou 25 jogos, tendo contribuído com 3 gols e 4 assistências.

O atleta participou do plantel da seleção uruguaia na Copa América de 2015 e na Copa do Mundo de 2018.

Posição do Jogador

Arrascaeta

Apesar de ser considerado por muitos especialistas como o camisa 10 clássico, ou seja, o armador e a “cabeça pensante” da equipe, Giorgian se destaca sendo um meia ofensivo.

Suas principais características são a velocidade, a capacidade de dribles curtos e a precisão nas finalizações, especialmente no seu pé direito.

Por essas características, o meia também pode ser utilizado como atacante de lado de campo, em ambos os lados.

Quais times Arrascaeta jogou

Conforme já citamos, o clube formador de Giorgian foi o Club Pescadores Unidos. Após, o jovem foi aprovado nas categorias de base do Defensor Sporting de Montevidéu, sendo promovido posteriormente ao time principal. Pelo clube, Arrascaeta fez 53 jogos, contribuindo com 16 gols e 13 assistências.

Após a campanha de destaque na Libertadores de 2014, inclusive contra o próprio Cruzeiro, o jogador se transferiu para a equipe mineira. Em Minas Gerais Giorgian jogou 90 partidas, fazendo 22 gols e dando 18 assistências.

Com a excelente trajetória no clube celeste, Giorgian foi comprado no início de 2019 pelo Flamengo. Onde já realizou 15 jogos e tem a excelente marca de 11 gols e 8 assistências.

Além dos clubes, Arrascaeta também participou das equipe sub-20 e principal da seleção Uruguaia. Na seleção sub-20 o meia fez 20 partidas, tendo anotado 4 gols e 2 assistências. Na principal foram 25 jogos com 3 gols e 4 assistências.

Conquistas do Jogador

Apesar de ainda jovem, Arrascaeta já se destaca por seus títulos, tendo sido campeão em todos os três times em que atuou e também pela sua seleção. São eles:

  • Torneo Clausura 2013 pelo Defensor Sporting;
  • Copa do Brasil 2017 pelo Cruzeiro;
  • Campeonato Mineiro 2018 pelo Cruzeiro;
  • Copa do Brasil 2018 pelo Cruzeiro;
  • Taça Rio 2019 pelo Flamengo;
  • Campeonato Carioca 2019 pelo Flamengo;
  • Copa Kirin 2014 pelo Uruguai;
  • China Cup 2018 pelo Uruguai;
  • China Cup 2019 pelo Uruguai.

Além dos títulos, o jogador também se destaca pelos prêmios individuais. Valendo destacar:

  • Jogador Revelação do Campeonato Uruguaio – Temporada 2012/2013
  • Melhor Meia de Criação do Campeonato Uruguaio – Temporada 2013/2014
  • Melhor Estrangeiro do Campeonato Brasileiro – 2016
  • Seleção do Campeonato Mineiro – 2017
  • Troféu Guará como melhor meia – 2018
  • Troféu Guará craque do ano – 2018
  • Seleção do Campeonato Brasileiro – 2018
  • Sexto gol mais bonito do ano na eleição do Prêmio Puskas 2017/2018

Curiosidades

Arrascaeta

Além de ser a transferência com maiores cifras do futebol brasileiro, a carreira de Giorgian De Arrascaeta conta também com outros fatos interessantes. Vamos a eles:

  • Chuteiras amarelas:

Arrascaeta iniciou sua trajetória no mundo do futebol contando apenas com um par de chuteiras de cor amarela.

O equipamento foi utilizado nos campeonatos municipais até que estivesse completamente estragado e hoje é guardado como um troféu por seus pais, juntamente com o uniforme da época.

Por utilizar apenas aquele equipamento o garoto, quando foi convocado pelo selecionado do estado de Río Negro, foi identificado como o “garoto das chuteiras amarelas” por não saberem o seu nome.

  • Amor às origens:

Apesar da ótima situação financeira atual do filho o casal Alfredo e Victoria continuam morando na mesma localidade, na pequena cidade de Nuevo Berlín.

A cidade inclusive é roteiro constante do jogador, que costuma passar férias com a família, onde também se refugiou nos difíceis dias da pendência jurídica junto ao Cruzeiro.

Além de frequentador, Arrascaeta também é um colaborador. Durante a Copa do Mundo de 2018, o jogador confeccionou 250 camisas do Uruguai com o seu nome e mandou entregar aos alunos da sua escola de infância.

Involuntariamente o jogador também auxilia sua comunidade. Parte do dinheiro da contratação de Arrascaeta pelo Cruzeiro foi destinado ao Club Pescadores Unidos, por ter sido a equipe formadora.

O valor foi utilizado na compra de um ônibus que faz as viagens dos jovens para os jogos dos campeonatos que disputam na região. A traseira do veículo tem uma foto do craque e das crianças da equipe, tirada em uma visita do meia ao antigo clube.

  • Histórico:

A passagem do meia pelas terras mineiras, apesar do gostinho amargo do final, deixaram algumas marcas significantes.

Arrascaeta se tornou o estrangeiro com mais partidas oficiais pelo Cruzeiro, somando um total de 188 jogos, ultrapassando o ídolo argentino Roberto Perfumo.

Ele também se sagrou o maior artilheiro estrangeiro da história da equipe, com 50 gols e o maior artilheiro do novo Mineirão.

Também pela equipe celeste, o uruguaio disputou o prêmio do gol mais bonito da temporada 2017/2018, o Prêmio Puskas. O gol selecionado foi marcado de voleio pelo meia contra o América Mineiro, em jogo válido pelo campeonato estadual.

Outro fato interessante da passagem de Giorgian pelo Cruzeiro é o meia ter viajado 25 horas, após um amistoso com a sua seleção no Japão, para ficar a disposição da equipe mineira na final da Copa do Brasil de 2018.

Na oportunidade o craque entrou no decorrer do segundo tempo e marcou o gol da vitória e do título sobre o Corinthians.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Você deve ficar atento a todas informações encontradas no site, antes divulgar ou utilizar para trabalhos escolares. O site Biografia Resumida atua trazendo conteúdos de qualidade, porém biografia é referente a vida pessoal de pessoas e por isso podem existir alguns problemas que não são de nossa responsabilidade.

Redes sociais

Siga o nosso portal de conteúdo sobre biografias de famosos nas redes sociais: