Matemático

Biografia de George Boole

Biografia de George Boole


Nasceu em Lincoln em 2 de novembro de 1815. George Boole não tinha outro futuro a não ser seguir à risca o que a sociedade lhe impunha, seu direito era apenas aprender sobre o que a igreja ensina e não fazer nada de errado, ele não fez, apenas não desistiu do que acreditava.

O grego era o ensino disponível para o humilde filho de um sapateiro, seus status na sociedade e suas condições financeira ofereciam apenas isso, mas ele resolveu estudar latim já que acreditava que isso poderia abrir os caminhos para o sucesso.

George Boole estava certo pois com apenas 14 anos fez a tradução de uma obra que abriu as portas para conquistar o respeito que necessitava. Um dono de uma famosa de livros o auxiliava para aprender mais sobre o Grego.

Ele era brilhante e durante a sua vida escreveu obras com conteúdos ricos que mudariam a história da humanidade. Um grande exemplo, se não for o maior, desse conteúdo, foi a criação da Álgebra Booleana que é a base para o desenvolvimento da computação.

Sem Álgebra Booleana não seria possível ter surgido a teoria da relatividade ou as linguagens de programação tão importantes nos dias atuais.

Biografia de George Boole
Foto: Reprodução

Veja nesse artigo tudo sobre George Boole, quem ele foi essa personalidade, seus principais livros e a importância de cada um. Além disso descubra os principais feitos e como chegou o fim da vida desse ícone de sabedoria mundial.

Quem foi George Boole

George Boole foi o responsável por criar obra cujo os assuntos são o motivo de hoje podermos ter computadores, celulares, televisões.

Além disso graças a criação da Álgebra Booleana podemos compreender a relatividade. Também a lógica das coisas começou a ter um sentido mais assertivo graças a interpretação da Álgebra.

Seu pai, que era sapateiro na cidade de Ballintemple, ao saber eu seu filho tinha aprendido latim sozinha e traduzido alguns trechos de um livro resolveu o ajudar em sua caminhada e foi o primeiro a lhe ensinar noções sobre matemática.

A situação financeira nunca foi boa na juventude de George Boole e ele se obrigou a seguir a carreira de padre para poder auxiliar seus pais, assim ela aprendeu outras línguas como o italiano, francês e o alemão.

Foi ignorado e ridicularizado por diversos matemáticos que não acreditavam em suas pesquisas.

Em 1857 lançou uma de suas obras mais magnificas chamada de uma investigação das leis do pensamento, que visava explicar o sistema do nosso pensamento explicado por uma lógica simples, uma lógica matemática, foi aí que surgiu a Álgebra fácil.

Livros de George Boole

George Boole criou muitas teorias e segmentou pensamentos, os livros que ele utilizava para estudo já não serviam, eram ultrapassados para seu raciocínio, então George Boole buscava obra de grandes mestres da matemática, mas sabia ele que se tornaria um.

A grande maioria de seus estudos não era levada a sério por outros matemáticos, poucos o apoiavam e afirmavam ao ver sua obra que estava nascendo um novo tipo de pensamento matemático.

Em 1838 lançou a sua primeira obra intitulada de A análise matemática da lógica, tal feio começou a abrir os olhos de pessoas importantes da época devido a sua ousadia de expor esse novo assunto, muitos reconheceram como mestre e esse livro o levou a novas oportunidades de trabalho.

Em 1850 George Boole lançou Leis do Pensamento, nessa obra se pode encontrar uma das categorias mais importantes da matemática, ou seja, a matemática pura.

Logo após esse lançamento, porém agora com mais credibilidade e respeito, George Boole lançou em 1857 a obra chamada de Uma investigação das leis do pensamento, nessa obra George Boole mostra que à lógica em nossos pensamentos, e quem podem ser explicados matematicamente.

Diversos artigos foram lançados como por exemplo em o cálculo de variações, que no qual apresentou ao mundo a sua descoberta sobre os números invariantes, sem esse feito, seria impossível termos hoje a teoria da relatividade.

George Boole
Foto: Reprodução

Principais feitos de George Boole

A vida de George Boole foi uma caminhada de muita luta para sobreviver e cuidar de seus pais, a sua inteligência o levou ao reconhecimento e descobertas importantíssimas para nossa atualidade ficaram registrada na história como por exemplo:

  • Descoberta dos invariantes
  • Descoberta da Álgebra
  • Descoberta da matemática pura

Além disso era m professor que abriu sua própria escola e deixou em seus alunos o seu legado.

Escreveu obras que hoje são responsáveis por termos computadores, foguetes, tecnologias, graças a Álgebra Booleana é que hoje possuímos as linguagens de programação.

Como George Boole morreu?

A morte de George Boole ocorreu em 8 de dezembro de 1864 na cidade de Ballintemple por pneumonia. Sua esposa Mary Boole se tornou uma seguidora de suas ideias e após sua morte continuou a tocar muitos projetos relacionados a educação das crianças.

Curiosidades

George Boole sempre teve uma vida muito séria e voltada para os estudos, mas algumas atitudes foram curiosas na sua vida, como por exemplo ele ter se tornado padre para poder auxiliar a sua família.

O valor que ele ganharia poderia auxiliar os seus país então assim ele fez, mas a passagem pelo mundo eclesiástico não foi em vão, pois aprendeu três idiomas novos, o alemão, italiano e francês.

Outra curiosidade é que com seus estudos George Boole descobriu a negligencia de outros estudiosos e simplesmente aprimorou alguns estudos que não foram tão aprofundados por outros estudiosos da época.

Todo tipo de sistema de hoje, de programação, é denominado de Boolean, a lógica foi criada por George Boole e logo toda tecnológica de programada passa por sua descoberta.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso

Você deve ficar atento a todas informações encontradas no site, antes divulgar ou utilizar para trabalhos escolares. O site Biografia Resumida atua trazendo conteúdos de qualidade, porém biografia é referente a vida pessoal de pessoas e por isso podem existir alguns problemas que não são de nossa responsabilidade.