Biografia de Bhaskara

Você com toda certeza já deve ter ouvido falar de Bhaskara, afinal a sua formulada matemática é um o seu legado mais lembrado e utilizado até os dias de hoje.





Bhaskara Akari foi um grande matemático que viveu de 1114 a 1185 na índia, além de matemático o mesmo era astrólogo, astrônomo e professor.  Sua grande fama se deve ao fato de ter criado a fórmula aplicada da equação de 2º grau, mesmo que, ainda hoje muitos contestam esse fato.

Nascido em um berço de astrólogos, foi muito fácil para o matemático seguir este caminho também, entretanto o mesmo se dedicou e se focou mais aos estudos da matemática e astronomia. Ele fora reconhecido como um prodígio logo cedo, fazendo com que assumisse o Observatório de Ujjain, um dos maiores centros de pesquisa da Índia.

Bibliografia de Bhaskara

Biografia de Bhaskara. (Foto: Reprodução)

Um dos fatores que o tornou um dos matemáticos mais importantes da época, foi o fato de ter escrito dois livros do gênero.

O primeiro e mais famoso, foi dedicado a problemas simples de aritmética, geometria plana e combinatório que recebeu o nome de Lilavati.

O nome do livro foi considerado um trocadilho, o matemático comparou a elegância de uma mulher nobre aos métodos da aritmética.

Seu último livro “Siddhantasiromani” foi dividido em duas partes, a primeira sobre astronomia, e a segunda sobre esferas.

Bhaskara ainda estudou questões sobre raiz quadrada com a consciência de que se existia duas raízes na equação de segundo grau.

Porém, o que se contesta é que se a fórmula é de autoria dele ou não, pois até o séc. XVI equações não possuíam letras.

Quem foi Bhaskara

Como já vimos anteriormente, Bhaskara foi um importante matemático, astrônomo e professor indiano que ficou conhecimento mundialmente por ter criado a fórmula de 2º grau.

O matemático era considerado um prodígio sendo nomeado chefe do observatório astronômico de Ujjain e sendo conhecido como Bhaskara o professor.

Ele era especialista em estudos de álgebra o que o levou a aprofundar seus estudos sobre raiz quadrada, equações e sistema numéricos.

Mesmo se interessando mais pela matemática, Bhaskara tinha grande apreço pela astronomia e realizava cálculos a fim de descobrir a ocorrências de eclipses ou as posições dos planetas.

Quando e onde viveu Bhaskara

O matemático viveu na Índia antiga (1114 a 1185), onde nasceu na cidade de Vijayapura, onde regime de castas e hierarquia era ainda mais rigoroso na sociedade. Em sua idade adulta o mesmo residia na cidade de Ujein, às margens do rio local.

Sua mãe devido a complicações do parto, faleceu em 1114, entretanto seu pai, Mahesvara, um astrólogo e marajá, que logo passou a ensinar matemática para o seu filho a fim transmitir conhecimento ao filho.

Filho de uma família abastada, Bhaskara sempre possui incentivo para estudar e se aprofundar nas áreas de seu interesse.

Seu pai faleceu em 1134, fazendo com que o matemático assumisse o seu posto de secretário do governo de Ujein.

Foi este posto que favoreceu ainda mais para que Bhaskara estudasse matemática, resolvendo problemas considerados difíceis pelos demais.

Como Bhaskara morreu?

O matemático viveu de 1114 a 1185, uma vida longa e plena para os parâmetros da época, ainda mais na Índia, um país onde a expectativa da vida tende a ser mais baixa.

O mesmo morre então aos 71 anos, em um trágico afogamento em um rio onde o mesmo decide ir nadar.

Formula de Bhaskara

São muitas as fórmulas matemáticas atribuídas a Bhaskara, mas as determinadas e indeterminadas de segundo grau são as mais conhecidas.

Ambas possuem infinitas soluções inteiras como é o caso de y-x= 1 que aceita x=a ou y=a+1 independentemente do valor de a.

Fórmula de Bhaskara

Fórmula de Bhaskara. (Foto: Reprodução)

Já a sua famosa fórmula que leva o seu nome, serve para resolver equações quadráticas da forma ax2 + bx = c.

Bhaskara conhecia a regra a cima e a usava em seus cálculos, entretanto a mesmo não foi criado por ele. A autoria é dada ao matemático Sridhara, que viveu há mais de 100 anos que Bhaskara.

Pode se considerar que as maiores contribuições do matemático são em relação às equações indeterminadas de segundo grau.

Curiosidades

Sendo uma figura tão antiga e ainda cheia de mistérios a seu respeito é comum encontrarmos algumas curiosidades a respeito do matemático.

  • O termo fórmula de Bhaskara só é utilizado no Brasil, uma vez que há estudos que comprovam que esta fórmula já era estudada a mais de 4000 mil anos antes do matemático por estudiosos da babilônia. Esse hábito se estabeleceu em nosso país nos anos 60.
  • O nome de seu primeiro livro Lilavati seria uma homenagem a sua filha e aos costumes das moças da alta sociedade indiana da época.

Gostou de saber um pouco mais sobre a biografia de Bhaskara, um matemático que você tanto ouviu e te fez sofrer na escola? Continue acessando nosso blog para conhecer mais biografias de personalidades históricas e famosas.

Biografia de Bhaskara
5 (100%) 6 votes

Leave a Reply