Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Chico Buarque de Holanda

Uma das maiores personalidades de nossa cultura e história musical é sem nenhuma dúvida o carioca Chico Buarque de Holanda.

Para todos os efeitos o tino cultural de Chico Buarque é algo que frutificou na formação intelectual recebida desde a infância, sendo ele, inclusive, de família nobre da alta sociedade dos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro.

Quem é Chico Buarque de Holanda?

Nascido na capital fluminense em 19 de junho de 1944 o cantor, instrumentista, dramaturgo, escritor, diretor e multi – plural Chico Buarque de Holanda é filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e Maria Amélia Cesário Alvim.

Desde pequeno Chico Buarque teve amplo contato com a cultura e muitos livros da biblioteca particular da família, podendo, deste modo, iniciar seu contato com a leitura. O pai de Chico Buarque mudou-se para São Paulo quando ele tinha apenas dois anos, posto que, como historiador respeitado acabou tornando-se diretor do Museu do Ipiranga.

Tempos depois todos se mudaram para a Itália onde o pai de Chico Buarque foi ser professor na Universidade de Roma. Essa mudança foi fundamental para o jovem Chico Buarque que aprendeu desenvolvendo dois idiomas e falando os dois, tanto o Italiano quanto o Português. Somente aos 16 anos o talentoso rapaz volta ao Brasil e, dois anos após foi que lançou seu primeiro conto.

A carreira de escritor seguia seu caminho, mas o amor pela música acompanhava o rapaz que já tinha suas composições, tocava violão e se destacava pela originalidade.

Foi em 1966 que lançou seu primeiro disco intitulado Chico Buarque de Holanda e concorreu ao Festival de Música Popular Brasileira, vencendo com a música “A Banda”. Foi em 1969 que por questões de ideologia política resolveu se auto exilar na Itália.

O artista mesmo a distância manifestava suas opiniões políticas e se aproximou das ideias socialistas e comunistas imperantes em muitos países europeus na época. O cantor e escritor dedicou-se muito a escrever neste período e pós-exílio ganhando alguns dos maiores prêmios da literatura brasileira, entre eles três prêmios Jabutis, entre outros prêmios.

O cantor foi um colecionador de vitórias nos grandes festivais que eclodiam no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80 seja como compositor ou como compositor e intérprete. No Festival de Música Popular Brasileira de 1967 fez um enorme sucesso com a canção Roda Viva onde ele e o Grupo MPB – 4 interpretariam. Nos musicais para teatro e nos filmes Chico Buarque de Holanda é um dos mais ativos compositores, escritores e já até atuou como ator.

Biografia de Chico Buarque

Uma das coisas sobre Chico Buarque que pouca gente sabe é que ele nunca foi fã de aparecer em televisão em programas populares. O cantor teve, ainda na década de 60, um entrave com um diretor de televisão e foi embora sem gravar o programa, ainda na extinta TV Excelsior.

Com o diretor da Rede Globo Boni o artista também teve seus entraves e ficou muitos anos cortado da grade, inclusive, sendo proibido de ser mencionado na emissora. Mas depois de alguns anos acabou o cisma e ele chegou a fazer um programa cantando com Caetano Veloso.

O cantor foi casado com a atriz Marieta Severo (Nenê de A Grande Família) e após 33 anos se separaram.

Chico Buarque de Holanda é pai de Sílvia Buarque, Luísa Buarque e Helena Buarque. Uma das filhas de Chico “Helena Buarque” é casada com o músico, diretor, cantor e produtor baiano Carlinhos Brown.

Frases de Chico Buarque de Holanda

Veja algumas das principais frases de Chico Buarque:

  • “Que saudade é o pior tormento, é pior do que o esquecimento, é pior do que se entrevar…”
  • “Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.”
  • “As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.”
  • “Quero inventar o meu próprio pecado
    Quero morrer do meu próprio veneno.”
  • “Guarda-Me, Como a Menina dos seus Olhos.
    Ela é a Tal, Sei que Ela pode ser Mil, Mas não existe outra igual.”
  • “Quem sabe um dia, por descuido ou poesia, você goste de ficar?”

Gostou da biografia resumida de Chico Buarque de Holanda? Então compartilha este conteúdo nas redes sociais usando os botões abaixo.