Biografia de Vander Lee

O cantor e compositor Vander Lee foi um dos patrimônios culturais e artísticos de Minas Gerais e por que não dizer do Brasil!





História de Vander Lee

Nascido em Belo Horizonte no dia 03 de março de 1966 o cantor e compositor foi registrado como Vanderli Catarina e adotou o nome artístico utilizando o verdadeiro nome, mas com o “Lee” com duas vogais separadas.

O cantor nasceu de família pobre financeiramente filho de José Delfino Catarino e Efigênia dos Santos Catarino.

O cantor era o filho do meio numa casa de sete filhos e morava no bairro Olhos D´água onde junto com os irmãos vendia bolinhos fritos pelas construções que chegavam na região.

Vander Lee foi de tudo um pouco, desde gandula de tênis até faxineiro, office boy, auxiliar de jardinagem, vendedor ambulante e outros tantos.

Quando criança se interessou pela música influenciado pelo pai que tocava e cantava música caipira. Logo passou a ouvir pelas emissoras de rádio os grandes ícones da música e já sentia o poeta gritando dentro dele. Neste período aprendeu a tocar flauta doce e depois violão.

Formou uma banda em seu bairro, mas ao ir prestar o Serviço Militar a banda mudou sua filosofia musical e quando Vander Lee retornou já não combinava com ele.

Biografia de Vander Lee

Neste período, mais amigo do violão que de sua velha guitarra Gianini Sonic simples, passou a compor e tocar, inclusive, clássicos de outros compositores já consagrados.

Foi em um determinado bar que Vander Lee teve a oportunidade de tocar pela primeira vez numa palinha a pedido de um amigo.

O dono do bar gostou e o contratou também, mas o repertório ainda era pequeno e ele teve que se desdobrar para ampliar.

Neste período saiu do emprego e de casa e resolveu viver de música, mesmo ainda sendo muito jovem. Em 1997 gravou seu primeiro disco ainda com o nome Vanderly e que lhe rendeu fãs que o companhariam até hoje. A partir deste momento veio reconhecimento nacional, sobretudo, quando em 1998 conheceu Elza Soares que gravou uma música sua.

O número de regravações dos sucessos de Vander Lee gravados por outros artistas é incontável a essa altura do campeonato, mas entre eles estão: Fábio Júnior, Gal Costa, Alcione, Fagner, Maria Bethânia, Elba Ramalho, entre muitos outros. Vander Lee era recordista como vencedor de festivais de Música Popular Brasileira em seu estado Minas Gerais. O cantor fazia de tudo um pouco na Música Popular Brasileira, como baladas românticas a exemplo de “Esperando Aviões”, “Onde Deus Possa me Ouvir” e samba, rock, e outros ritmos.

Em 05 de agosto de 2016 o cantor sofreu um infarto e foi levado às pressas ao Hospital Madre Tereza onde foi submetido a cirurgia, mas não resistiu e acabou morrendo.

O cantor deixou três filhos Laura, Lucas e Clara.

Biografia de Vander Lee
4.6 (91.43%) 14 votes

Leave a Reply