Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Sorocaba (Fernando e Sorocaba)

A biografia de Sorocaba não é nada parecida com os tradicionais sertanejos do país, que saíram da roça, pobres e que buscavam vencer na vida.

Biografia de Sorocaba: nascimento

O cantor e empresário, que se chama Fernando Fakri de Assis, nasceu em São Paulo, capital, no dia 15 de setembro de 1980.

O artista foi criado no Ibirapuera e, como dissemos antes, foge um pouco do “padrão”, já que é de família bem-sucedida financeiramente.

Seus contatos iniciais com o gênero sertanejo foi em um Haras que pertencia a seu avô e ele estava sempre por lá com a família.

Pouco a pouco, foi aprendendo a tocar violão e se se envolvendo com a música sertaneja.

Música e Carreira

Em 2004 o cantor fazia shows em bares e se destacava ao cantar as próprias músicas, ou seja, já era compositor. Ele conta que no segundo ano de sua faculdade (cursava agronomia) já pagava as mensalidades com seus ganhos de música.

Todavia, a tradição das duplas sertanejas impulsionava Sorocaba a cantar em dupla. E foi ai que, apresentado por um amigo, ele conhece o xará, de nome Fernando Zorzanello Bonifácio.

Como formar uma dupla de nome “Fernando e Fernando” não daria certo, decidiram criar a marca Fernando e Sorocaba, aproveitando-se do fato de que “Sorocaba” era mesmo o seu apelido.

O primeiro CD e DVD da dupla foi lançado em 2006, gravado ao vivo em Londrina, e conseguiu boa repercussão.

Todavia, o sucesso viria de vez ao lançarem o CD e DVD “Bala de Prata”, pela gravadora Universal. Foi um sucesso meteórico e estrondoso, que mudou radicalmente a carreira da dupla.

Em 2009 lançaram o álbum Vendaval, que foi outro grande sucesso. Mas eles não ficariam apenas nessas produções, é claro.

Biografia de Sorocaba: empresário, pai e esposo

Sorocaba logo se tornou o maior arrecadador de direitos autorais do país. Com suas composições, no ano de 2015, ele faturou cerca de R$ 500 mil por mês.

Vendo este sucesso, a dupla também resolveu empreender e montou uma empresa chamada FS Produções Artísticas. A especialidade da empresa é descobrir novos artistas e agenciar suas carreiras.

Entre os artistas que já passaram pelo casting da FS, estão: Luan Santana que teve a maioria dos seus sucessos compostos por Sorocaba; a dupla formada por ideia de Fernando e Sorocaba, “As Lendas”, que reuniu Milionário (da extinta dupla Milionário e José Rico) e Marciano (da antiga João Mineiro e Marciano). Esses dois últimos cantores já faleceram.

O tino empresarial de Sorocaba foi fundamental para todo o seu sucesso. Hoje, a FS consegue faturar milhões com os artistas que agencia.

Ao todo são mais de 10 álbuns, sete DVD´s e muitos outros trabalhos feitos com o colega Fernando. São mais de 300 composições autorais, entre as que a dupla gravou e e as que outros artistas gravaram.

Na publicidade, Sorocaba não fica atrás: grandes empresas o requisitam para anunciar suas marcas, pela credibilidade que passa.

Sorocaba é casado com Biah Rodrigues e ambos são pais do pequeno Theo.

Fernando, parceiro de dupla há muitos  anos

Fernando, além de cantar muito bem, é produtor musical, compositor e multi-instrumentista. Boa parte de sua carreira musical foi passada ao lado de Sorocaba.

Mas Fernando é talentosíssimo como produtor de outros artistas consagrados. Entre eles, podemos citar Chitãozinho e Xororó, Marcos & Belutti, Luan Santana, Maiara & Maraisa, Lauana Prado e, claro, sua própria dupla.

Já foi indicado ao Grammy Latino, tanto como intérprete, quanto como produtor musical. Isso demonstra claramente a importância que a música sertaneja pop conquistou nos últimos 20 anos.

Gostou da biografia de Sorocaba? Então compartilhe!