Biografia de José Rico (Milionário e José Rico)

A música sertaneja brasileira não seria a mesma sem a influência e participação direta da dupla Milionário e José Rico.





Nossa meta aqui é falar um pouco sobre o saudoso, mas eterna primeira voz da consagrada dupla que atravessou gerações.

Quem foi José Rico

O homem garganta de ouro conhecido como José Rico era na verdade José Alves dos Santos e nasceu na cidade pernambucana de São José do Belmonte em 29 de junho de 1946.

Embora tenha nascido em Pernambuco desde os dois anos de idade que José Rico foi criado na cidade de Terra Rica no Paraná e, segundo ele, devido seu amor pela cidade foi ao cartório e acrescentou a palavra “Rico” ao seu nome. Deste modo, o nome ficou José Rico Alves dos Santos.

A carreira do cantor tem início quando ele aprendeu desde cedo a tocar violão e descobriu a potente voz que tinha para cantar, inclusive, aprimorando sua afinação espetacular.

Biografia de José Rico

Foto: Reprodução.

Foi buscando desenvolver seu sonho de ficar famoso e ganhar dinheiro com música que José Rico encontrou com Romeu Januário de Matos, mineiro de Monte Santo de Minas, que mais tarde receberia o nome artístico de Milionário.

Assim surgiu a dupla Milionário e José Rico que no início não possuíam dinheiro sequer para se alimentarem. Em São Paulo a dupla tentou primeiro o sucesso pela gravadora Califórnia, mas não conseguiu êxito.

Mas não desistiram e José Rico, que era um grande compositor, continuou compondo e acreditando que fariam sucesso. Após migrarem para a gravadora Chantecler a dupla começou a sentir o gosto do sucesso quando as músicas “Sempre sofrendo” e “De longe também se ama” passaram a ser bem executadas.

Foi a partir de 1973 que a dupla conheceu o sucesso nacional e por vários países da América Latina ao lançarem grandes sucessos como “Estrada da vida”, “Sonho de um caminhoneiro”, “Sonhei com você” entre muitos outros sucessos. José Rico por algumas vezes viu a dupla terminar após desentendimentos com Milionário, mas, ao mesmo tempo, sempre retornaram.

Em 2015 o cantor que residia em Americana no estado de São Paulo e construía um verdadeiro castelo não resistiu a uma parada cardíaca e morreu no dia 03 de março.

O cantor era casado com Berenice Martins Alves dos Santos com quem teve dois filhos gêmeos Samy e Sara.

Biografia de José Rico (Milionário e José Rico)
5 (100%) 12 votes

Leave a Reply