Biografia de Martin Luther King

Quem foi Martin Luther King

Martin Luther King foi um dos principais líderes negros da história norte americana. Pastor da igreja batista, o ativista lutou bravamente contra a discriminação racial, pelos direitos dos negros e das mulheres e foi contra a Guerra do Vietnã.





Defendia o não uso da violência e o amor ao próximo.

Biografia de Martin Luther King

Martin Luther King Júnior nasceu em 1929, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. O norte americano era filho e neto de pastores evangélicos e tornou-se, mais tarde, líder da igreja a qual frequentava.

Em 1948 terminou a faculdade de sociologia pela Morehouse College. Em 1951 pelo Seminário Teológico Crozer, cursou teologia. No ano 1955, terminou o doutorado em Teologia Sistemática, pela Universidade de Boston.

O pastor foi casado com Coretta Scott King e dessa união, teve quatro filhos. Por viver num Estado sulista e racista, desde jovem foi ativista e a voz na luta pela igualdade racial de negros e brancos.

King desponta como líder do movimento racial, após o episódio de Rosa Parks. Rosa Parks, mulher negra, negou-se ceder assento no ônibus que estava para uma mulher branca, foi então presa, gerando revolta na comunidade negra local.

O pastor foi um dos líderes do movimento que pedia o fim da segregação racial nos transportes públicos. Por lei que vigorava na época, os negros somente podiam ocupar os últimos assentos do veículo e o motorista tinha que ser de cor branca.

O movimento obteve vitória e as leis de segregação nos transportes públicos foram abolidas. Foi um marco na luta pelo fim da discriminação racial no país.

Biografia de Martin Luther King

Foto: Reprodução

Em 1957, King foi um dos fundadores da Conferência da Liderança Cristã do Sul (CLCS). A CLCS era responsável pela criação de movimentos pela luta dos direitos civis e era composta, em sua grande maioria, por jovens negros e pertencente a igreja Batista.

King seguia os preceitos de Gandhi, de não violência e desobediência civil e aplicava essas ideias nas manifestações organizadas pela CLCS.

King ganhou vários desafetos por parte das pessoas que defendiam a segregação racial. Durante sua vida, foi constantemente ameaçado de morte. No entanto, prosseguiu acreditando em seu ideal.

A mais famosa marcha organizada por King e a CLCS, foi a Marcha sobre Washington, com cerca de 250 mil pessoas. Foi nesse episódio que ele fez seu mais famoso discurso, que iniciava-se coma seguinte frase: “I have a dream” (Eu tenho um sonho).

Em 1964, King recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na busca pelos direitos igualitários e por pregar a paz. Quatro anos após receber o prêmio, King foi assassinado em um hotel.

Apesar da morte trágica, King foi importante na luta pela igualdade racial nos EUA. Nos anos seguintes a sua morte, a legislação norte americana foi ficando cada vez mais igualitária entre brancos e negros.

Frases de M. Luther King

  • “O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo”.
  • “A verdadeira paz somente não é a falta de tensão, é a presença de justiça.”
  • “Se o homem não descobriu algo pelo qual morrer, não está preparado para viver.”
Biografia de Martin Luther King
5 (100%) 18 votes

Leave a Reply