Biografia de Caetano Veloso

Considerado o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos e 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos Caetano Veloso é uma sumidade quando se trata de musicalidade, qualidade e composição.





Não foi por menos que Caetano Veloso em 2004 foi considerado pela crítica musical mundial como um dos mais importantes e conceituado cantor – compositor da América Latina no mundo.

Caetano Veloso

Nascido em Santo Amaro no recôncavo baiano em 07 de agosto de 1942, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é filho do funcionário dos Telégrafos e Correios José Teles Velloso – “Seu Zezinho” (in memórian) e dona Claudinor Viana Teles Velloso, carinhosamente “Dona Canô” (in memórian).

Os pais de Caetano Veloso tiveram 07 filhos sendo ele o quanto filho desta numerosa família baiana.

Na família de Caetano os maiores destaques foram ele e sua irmã mais nova Maria Bethânia. O jovem Caetano Veloso estava decidido a ser um homem do cinema, mas aos 16 anos descobriu a música ao ouvir aquele que se tornaria seu ídolo João Gilberto.

A Bossa Nova seria a grande inspiradora de Caetano que já começava a aprender tocar violão. Neste período o mesmo fazia o que hoje chamamos de cover de músicas de João Gilberto e ganhava destaque.

Biografia de Caetano VelosoLogo sua irmã Maria Bethânia já se aprimorava na música e demonstrava um talento versátil assim como do irmão.

Um ardente estudioso Caetano Veloso tornou-se crítico de cinema e um amante do conhecimento, desenvolvendo junto a sua musicalidade o seu lado intelectual.

Não demorou muito e Caetano já projetava, além da Bossa Nova estilos musicais baseados no estilo hippie já no final de década de 60.

Caetano um ano mais tarde junto com Gilberto Gil, Gal Costa e outros baianos causariam alvoroço com o movimento Tropicalista no país.

O terceiro Festival de Música Popular Brasileira foi incendiada por Domingo no Parque de Gilberto Gil e Alegria, Alegria de Caetano. Acusado de ser militante de esquerda Caetano protagonizou a cena de maior relevância no início do Regime Militar onde sofreu exílio fugindo para Inglaterra.

Caetano após o exílio voltou ao Brasil ainda mais experinte e em um ímpeto Tropicalista que alcançava a crítica e produzia muito mais. Caetano destacou-se como músico, cantor, produtor, escritor, diretor de peças teatrais, diretor e autor de filmes, enfim, uma mente intelectual a serviço da arte no Brasil.

Colecionador de inúmeros prêmios Caetano Veloso é sem dúvida a voz da arte, sobretudo, musical do país!

Biografia de Caetano Veloso
4 (80%) 66 votes

Leave a Reply