Biografia de Luiz Gonzaga

Conhecido como “O Rei do Baião”, “Filho de Januário”, “Rei da Sanfona” Luiz Gonzaga do Nascimento ou simplesmente Luiz Gonzaga foi o maior expoente musical da cultura e música nordestina.





Quem foi Luiz Gonzaga

Nascido na cidade de Exu no estado de Pernambuco no dia 13 de dezembro de 1912 o cantor e compositor era filho de Ana Batista de Jesus Gonzaga do Nascimento (Mãe Santana) e Januário José dos Santos do Nascimento.

O local exato do nascimento de Luiz Gonzaga foi a Fazenda Caiçara que ficava no povoado chamado Araripe. O pai de Luiz Gonzaga o velho Januário era vaqueiro, mas gostava de tocar sanfona e sabia consertar o instrumento. Com o pai aprendeu a tocar e se apresentava em festas de casamento e folias da região.

Aos 18 anos Luiz Gonzaga se apaixona pela filha de um Coronel chamada Nazarena e começa a namorar. Porém, o fazendeiro não concorda com o relacionamento por Luiz Gonzaga ser desprovido de dinheiro, filho de pessoas pobres e por ainda não ter responsabilidades.

Revoltado seguiu namorando escondido com a jovem e juntos tiveram uma relação íntima para forçar o coronel a aceitar. Na época caso o homem “desonrasse” ou seja, tivesse relação com a jovem, teria que escolher entre casar ou morrer!

Toda jovem teria que se casar virgem. Porém, o fazendeiro não se curvou e obrigou Nazarena a casar om outro homem, porém, antes disso lhe espancou muito.

Luiz Gonzaga ainda tentou enfrentar o poderoso coronel numa feira de Exú e após este ameaçar matá-lo diretamente a seus pais Gonzaga levou uma surra da mãe e do pai. Naquele dia com a desilusão amorosa e envergonhado fugiu de casa e logo ingressou nas fileiras do Exército.

Neste período viajou muito com o Exército e ficou muitos anos longe de sua família. Enquanto viajava não deixava de tocar seu acordeon e aprender música.

Biografia de Luiz Gonzaga

Após passar por Minas Gerais e muitas outras cidades o jovem Luiz viaja para o Rio de Janeiro e começa a se apresentar em bares nas noites boêmias da cidade maravilhosa.

Em 1940 Luiz Gonzaga se apresenta em um programa de calouros da Rádio Tupi e ganha em primeiro lugar com a música “Vira e Mexe”.

O cantor se destaca, também, como músico e é descoberto quando tocava para a dupla Genésio Arruda e Januário. O cantor começou sua carreira profissional como instrumentista e na RCA Victor gravou discos como instrumentista.

Em 1945 gravou sua primeira canção cantando que foi Dança Mariquinha com um ritmo polaca de tradição distante da nossa. Ainda em 1945 conhece o advogado Humberto Teixeira que seria seu parceiro em composições pelo resto da vida.

Desta parceria surgiram os muitos sucessos compostos por ambos e cantadas por Luiz Gonzaga. A música que mais o consagrou, sem dúvidas, foi “Asa Branca” tida como hino do Nordeste brasileiro.

Neste período Gonzaga estava mais maduro e cansado das noitadas e de dormir cada dia numa cama diferente de mulheres que iriam de casadas a prostitutas.

Foi neste momento que decide se casar e formar uma família. Conheceu uma jovem cantora chamada Odaléia Guedes dos Santos. Perto de se casarem a mulher revela a Luiz que estava grávida e ele não era o pai.

Desesperado Luiz Gonzaga ofende e briga com a mulher, que, depois de se explicar convence Luiz que não foi uma traição.

O filho que ela teve foi registrado por Luiz Gonzaga como filho dele e recebeu seu nome Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior.

Devido a muitas brigas e de Luiz Gonzaga se sentir enganado ao descobrir que a mulher havia sido prostituta o casal acaba se separando.

Não muito tempo depois ele conhece uma recatada e respeitada professora pernambucana chamada Helena Cavalcante.

O Rei do Baião se apaixona avassaladoramente pela mulher e ambos acabam casando. Por mais que quisesse um filho Luiz Gonzaga descobre que Helena é estéril.

Ambos adotam uma criança Rosa Cavalcanti Gonzaga do Nascimento. Neste meio tempo a ex-mulher de Luiz Gonzaga acaba morrendo devido a depressão e uso abusivo de álcool e fumo.

A esposa atual de Luiz Gonzaga – Helen não aceita criar o filho que ele adotara com a primeira mulher. O garoto passa a ser criado por um casal de amigos de Gonzaga que ajuda a criá-lo.

Durante toda a vida Luiz Gonzaga teve problemas com o filho, mas na reta final de sua vida eles se aproximam e chegam a fazer shows juntos. Após o sucesso Luiz Gonzaga volta à sua terra natal Exú e vai criar gado e viver como nas suas origens.

O cantor foi internado no dia 21 de julho de 1989 e no dia 02 de agosto morre vítima de pneumonia. No Brasil existem museus em homenagem a Luiz Gonzaga O Rei do Baião, Usinas Hidrelétricas com seu nome, ruas, praças e Bairros.

Frases de Luiz Gonzaga

Veja abaixo algumas das principais ditas pelo Filho de Januário:

  • “Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão, que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor.”
  • “Vida boa vida alegre, minha vida é um pagode,
    Me criei roubando cabra, vou morrer roubando bode.”
  • “Seu sorriso não tem preço e teu olhar é o meu novo endereço.”
  • “Lágrima é quando o coração pede aos olhos que falem por ele!!!!”
  • “Mulher tem que ser igual a tropeção… Tem que colocar o homem pra frente.”

Gostou da Biografia de Luiz Gonzaga? Então compartilha o post com seus amigos nas redes sociais e deixa seu comentário abaixo.

Biografia de Luiz Gonzaga
4.8 (95.11%) 45 votes

Leave a Reply