Biografia de Álvaro Dias

O historiador e político Álvaro Fernandes Dias é uma das lideranças políticas de maior popularidade no país.





Álvaro Dias

Nascido no município de Quatá no interior de São Paulo no dia 07 de dezembro de 1944 o mesmo mudou com a família ainda criança para Maringá no estado do Paraná.

O político teve um início de carreira como radialista na respectiva cidade e se mudou para Londrina no intuito de estudar.

Na cidade de Londrina fez Faculdade de História e ali mesmo despertou seu interesse pela vida pública. No ano de 1968 se elegeu vereador pelo antigo MDB.

Desde então não deixou mais de seguir e dedicar-se a carreira política. No ano de 1970 elegeu-se deputado estadual no Paraná e ficou os 4 anos exercendo a função e ao mesmo tempo preparando-se para buscar níveis maiores dentro da política.

Nas disputas eleitorais de 1974 resolveu candidatar-se a deputado federal e obteve 175.434 votos e conseguindo se eleger. No cargo conseguiu se reeleger e manter-se com uma carreira política totalmente sólida no cenário político nacional.

No ano de 1982 recebeu convite para ser candidato a Senador pelo já criado PMDB. Na ocasião foi eleito com 1.668.495 votos. A vitória e o nome adquirido na vida pública até aquele momento o projetou a buscar o governo do estado.

No ano de 1986 se candidatou ao governo do Paraná e teve a marca impressionante de 2.347.795 votos o que corresponde a 72% do eleitorado.

Na época Álvaro Dias conseguiu ser considerado um dos melhores governadores do país e teve milhares de obras concluídas no estado.

Seu nome chegou a ser cogitado à Presidência da República e o mesmo disputou a indicação com Ulysses Guimarães, Waldir Pires e Íris Rezende, mas não sendo escolhido como candidato do PMDB para disputar às eleições deixou o partido e filiou-se ao PST.

No ano de 1994 Álvaro Dias concorreu ao governo do estado do Paraná novamente, mas desta vez pelo Partido Progressista (PP).

O candidato foi vencido por Jaime Lerner que obteve 54,85% dos votos válidos. No ano de 1998 se candidatou novamente ao Senado e foi eleito com 2.532.010 votos. Neste período, quando transcorria o ano de 2006 recebeu o título de melhor Senador do Brasil com um montante de 5 milhões de votos de brasileiros.

Mais uma vez Álvaro Dias tentaria se eleger governador do Paraná e no ano de 2002 ao tentar perdeu no segundo turno para Roberto Requião.

Na ocasião Álvaro Dias estava no Partido Democrático Trabalhista. Já em 2007 filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e reelegeu-se Senador se tornando o líder da bancada do partido no Senado. No ano de 2014 se reelege Senador e mentem-se no cargo, porém, muda de partido.

No ano de 2015 Álvaro Dias filiou-se ao Partido Verde (PV) acreditando que seria o candidato do partido à Presidência da República nas eleições do ano de 2018.

Todavia, acabou deixando o partido e se filiando ao PODEMOS (PODE) que na verdade é o antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e é um dos nomes cogitados a ser candidato à Presidência pelo respectivo partido ou disputar uma vice.

Biografia de Álvaro Dias
5 (99.63%) 54 votes

3 Comments

  1. Jaime Almeida
  2. Alessandro
  3. cezar augusto fontes da silva

Leave a Reply