Última atualização: 22/02/2024
Tornou-se um dos maiores presidentes da América por suas atitudes antiescravagistas e sua perseverança na luta contra a Guerra Civil, iniciada a partir da sua tomada de posse, em 1860.
Abraham Lincoln possui, em sua trajetória, uma história de lutas pessoais e políticas que o tornaram uma das figuras históricas mais importante dos Estados Unidos.
A sua defesa aos pobres e a emancipação aos escravos desagradou muitas pessoas – defensores da escravidão – mas também deram a ele o título de popular.
Quem foi Abraham Lincoln?
Abraham Lincoln era filho de camponeses (Thomas Lincoln e Nancy Lincoln), e viviam em uma casa de madeira, próxima a uma floresta. Órfão aos 10 anos, Lincoln já trabalhava desde os 7 anos.
Foi lenhador, barqueiro, trabalhou em uma serraria, balconista e Chefe dos Correios em Illinois.
Lincoln foi um advogado, grande estrategista militar (descoberto durante a Guerra Civil) e o 16º presidente dos Estados Unidos.
Ajudou a fundar o Partido Republicano – do qual se tornou o primeiro presidente do partido –, libertou os escravos em estados rebeldes e decretou a emancipação de todos os escravos.
Porém, para chegar ao cargo mais alto do governo, Lincoln sofreu algumas perdas durante a disputa por outros cargos, principalmente por suas ideias antiescravagistas.
Foi eleito Deputado pela Assembleia de Illinois, em 1834, antes de se formar em Direito. Ganhou a disputa para Deputado Federal, em 1846, e representou Illinois no Congresso.
Tal representação foi o ponto de partida pela luta a emancipação gradativa aos escravos e, consequentemente, o motivo para que Abraham Lincoln fosse derrotado duas vezes na corrida para o Senado.
Embora derrotado, Lincoln tornou-se líder dos republicanos e, em 1860, disputou e foi eleito o 16º presidente dos Estados Unidos.
Principais realizações de Lincoln
Uma das principais ações no governo de Abraham Lincoln foi a sua capacidade em preservar os Estados Unidos durante a Guerra Civil, onde os secessionistas dos Estados Confederados da América foram derrotados.
Proclamou a abolição da escravatura por meio da sua Proclamação de Emancipação, e aprovou a 13ª Emenda Constitucional que proibia a escravidão em território americano.
A Guerra Civil Americana e a batalha de Gettysburg
Enquanto o Norte desenvolvia uma rica burguesia industrial, o Sul era comandado pela aristocracia rural, com propriedades agrárias sustentadas pelo trabalho escravo.
A Guerra Civil teve início após a tomada de posse de Lincoln, em março de 1861, e a separação de 7 estados escravistas do sul.
A separação ocorreu porque aqueles que apoiavam a escravidão temiam que a abolição fosse aprovada no governo de Abraham Lincoln, gerando uma rivalidade entre o Partido Republicano e o Democrata.
Embora tivesse tentado uma negociação, o presidente não conseguiu evitar que esses estados, que se tornaram-se Estados Confederados da América, iniciassem a guerra.
O Forte Sumter, na Virgínia Ocidental, foi atacada, e Lincoln precisou reforçar seu exército, depois de perder algumas batalhas.
Foi então que, em 3 de julho de 1863, iniciou-se a batalha de Gettysburg, a mais importante batalha que deu a vitória ao Norte.
A partir de então, Lincoln decretou o fim da escravidão em todo o país, foi reeleito presidente em 1864, e pronunciou o célebre discurso sobre a definição da democracia, que ganhou repercussão mundial: “o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra”.
Frases de Abraham Lincoln
Veja abaixo algumas das principais ditas por Lincoln:
- “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”
- “Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces.”
- “Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião.”
- “O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.”
- “Não fortalecerás os fracos, por enfraqueceres os fortes. Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga. Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.”
- “Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem levam em consideração as condições dos animais.”
Sua morte
A vitória do Norte na Guerra Civil e o fim da escravatura levaram o até então presidente à morte.
Abraham Lincoln foi assassinado no Teatro Ford, em Washington, no dia 14 de abril de 1865, durante a apresentação da peça cômica Nosso Primo Americano.
O assassino era o ator John Wilkes Booth, um sulista e defensor da escravidão, que participou de uma conspiração envolvendo outras pessoas, e possuíam outros alvos, como o vice-presidente, Andrew Johnson e o secretário de Estado, William Seward.
Todos os envolvidos falharam em sua missão, com exceção de Booth, que munido de sua pistola Derringer calibre 44, entrou na cabine onde estava o presidente, e disparou um único tiro em sua nuca. O criminoso conseguiu escapar, mas foi morto após 12 dias de caçada.
Abraham Lincoln chegou a ser socorrido, mas morreu na manhã do dia 15 de abril de 1865.
Curiosidades sobre o político
- Apesar de criar a tradição de jurar a posse sobre a Bíblia, Abraham Lincoln tinha fama de cético, e ninguém nunca soube qual era, de fato, sua religião;
- Ele estudou apenas 18 meses em uma escola, sendo que o seu livro mais lido era a Bíblia. Autodidata, formou-se em Direito. É uma das personalidades que não tiveram ensino regular, tal qual Albert Einstein e Steve Jobs.
- Lincoln era um exímio boxeador;
- Era considerado preguiçoso em sua juventude, pois não pescava nem matava animais. Dizia não se sentir bem fazendo isso;
- Lincoln sofria de depressão, mas foi capaz de suportar a perda de um dos quatro filhos, ocupando-se com o trabalho.
- Seu filho, Robert Lincoln, foi salvo de um acidente de trem, curiosamente, por Edwin Booth, irmão do assassino de Abrahan Lincoln;
- Lincoln era fã proclamado do ator John Wilkes Booth, seu assassino.
A história de Abraham Lincoln ganhou adaptação cinematográfica, em 2012, com direção de Steven Spielberg e roteiro baseado parcialmente no livro ‘Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln’, de Doris Kearns Goodwin.
Resumo da Biografia de Abraham Lincoln
Nome: | Abraham Lincoln |
---|---|
Ocupação: | Político |
Nacionalidade: | Americano |
Data de nascimento: | 12/02/1809 |
Data da morte: | 21/02/2024 |