Biografia de Anaximandro

Biografia de Anaximandro

Discípulo de Tales de Mileto, Anaximandro buscava resolver problemas filosóficos e questões apontadas pelo seu mestre. Nisso ele se tornou um dos grandes filósofos gregos.

Ele atuou em um tempo onde as pessoas estudavam as coisas para tentar descobrir sua origem e efetuar cálculos. Assim fez algumas descobertas importantes e se tornou influente.

anaximandro
Foto: Reprodução.

Quem foi Anaximandro

Anaximandro nasceu na cidade de Mileto que hoje é a atual Turquia no ano 610 a.C. Então foi discípulo de Tales de Mileto e fez seus estudos na Escola de Mileto. Essa escola também é conhecida como escola Jônica.

Como ele é um filósofo que veio antes de Sócrates, dizemos que essa Era se chama pré-socrática. Os filósofos da escola onde Anaximandro estudou foram Tales de Mileto, Anaxímenes e Anaximandro.

Seu principal estudo era sobre a formação do universo e de sua origem. Ele chegou a escrever uma obra chamada “Sobre a Natureza”, mas o livro foi perdido com o tempo.

Muito estudioso, Anaximandro iniciou a astronomia grega e fez importantes descobertas. Algumas das suas contribuições foram:

  • Confeccionou um mapa do mundo e suas habitações
  • Introduziu no país o uso do Gnômon que é um relógio solar
  • Fez cálculos como a magnitude e distâncias das estrelas (Entre elas)

Seu objetivo era explicar as coisas e resolver as dúvidas. Assim sua vida foi pautada nessa direção.

Qual o princípio de Anaximandro

Anaximandro acreditava que todas as coisas surgiram de uma matéria infinita, que não surgiu (mas existe) e que é imortal. Ele acreditava em apeíron que centrava a teoria cosmológica.

Ápeiron é eterno/infinito e não possui limitações (fronteiras). Nele sempre provém um novo material, sendo que tudo é derivado dele. Assim a ideia faz parte da criação do mundo onde tudo é gerado pelo apeíron.

Suas influências foram através de Tales de Mileto e a Mitologia Grega. Tentou usar a racionalidade para explicar e sanar as principais dúvidas sobre a origem de tudo. Ele admitia o controle divino, e a natureza e suas leis vinham disso.

Esse era o tipo de pensamento antigo que Anaximandro e outros filósofos acreditavam. Onde o princípio de tudo era o apeíron.

Qual o Arche de Anaximandro

Para Anaximandro o Arche/Arché de tudo era justamente o Ápeiron. Esse tipo de matéria infinita de onde tudo nasce e que é imortal e insurgido. Nisso ele fez a definição do que seria o princípio.

Esse Arche/arché é um tipo de elemento que precisa estar presente em tudo no mundo. Para o filósofo Tales de Mileto a água seria esse elemento, pois apresentava as fases do início até o fim.

Essa ideia de arche/arché se baseava no entendimento deles de que tudo vem de uma coisa em comum. Embora apresente diferenças entre elas através de algo em comum tudo retorna a essa mesma coisa.

Cada um dos pensadores foi dando seu parecer e suas ideias de princípios. Então para Anaximandro era necessário um elemento neutro que poderia ser invisível e que estivesse em todas as coisas.

Nisso ele refutou a opinião dos filósofos que achavam que o princípio vinha do ar, da água, do fogo. Para ele o apeíron era o princípio de tudo e se baseou em sua teoria. Para ele o Éter era esse infinito e de onde todas as coisas surgiam.

Qual foi a principal ideia de Anaximandro

Sua principal ideia foi que o ápeiron é o elemento principal e que engloba todas as coisas do mundo. As características desse apeíron são:

  • Não possui limites
  • Era indefinido/ilimitado/indeterminado
  • Está presente tem todos os lugares
  • Princípio, meio e fim

A ideia de Anaximandro lembra bastante a ideia de Deus que gera e comanda todas as coisas. Tudo surge através dele e ele é eterno e infinito. Com isso ele explicava o que seria o arche/arché ou o princípio de tudo.

Por esses pensamentos e devido a seus estudos em diversas áreas ele refutou os outros filósofos que pensavam diferente dele. E mostrou que a sua teoria era mais coerente do que a deles.

O que era a physis para Anaximandro

A physis é a substância física pelo qual tudo surge e se iniciam. Então ela seria uma espécie de estrutura que todas as coisas contêm. Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a citá-la.

Para Anaximandro a physis era o princípio de tudo (apeíron), sendo a substância fundamental e básica. Physis significa natureza e na mitologia grega seria a divindade que surgiu no princípio de tudo.

Para explicar melhor a physis seria algo que está sempre se transformando e em movimento, nunca estática. Nela se origina todas as coisas e tudo já nasce destinado a ser o que é.

Essa transformação origina os contrários, ou seja, os opostos um do outro. Por exemplo: A noite se tornar dia. Nesse caso temos um contrário ou oposto um do outro o que dá ideia de movimento e transformação.

A principal preocupação dos pré-socráticos eram as questões da cosmologia. E com isso tentavam explicar racionalmente as coisas e o princípio de tudo. E para Anaximandro a melhor explicação para isso era o ápeiron.

Frases

Anaximandro deixou algumas frases muito interessantes. Veja algumas delas:

  • “O ilimitado é eterno”
  • “O ilimitado é imortal e indissolúvel”
  • “Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas”
  • “O que vem antes e depois do infinito, tende a ser infinito”
  • “Nosso mundo é um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem no infinito”

Teorias

Algumas das suas principais teorias e contribuições de Anaximandro foram:

  •  A terra possuía o formato de um cilindro

Ele acreditava que a terra possuía o formato cilíndrico e que ao redor dela haviam rodas cósmicas com fogo. O sol era como um furo e que girava a medida que essa roda se movimentava.

Para Anaximandro as estrelas e a lua também eram furos. Suas ideias como se vê eram mais profundas do que a simples crença em elementos para o surgimento de tudo.

  • Cosmologia de Anaximandro

O ápeiron foi para ele considerado o princípio de tudo e a explicação do surgimento das coisas. E com isso ele acreditava em diversos mundos infinitos e que tudo sempre está em movimento e transformação.

Essa matéria infinita chamada ápeiron é que comanda tudo e dele surgem todas as coisas. E ela é imortal e insurgida, ou seja, existe e não precisou ser criada.

  • Gnômon, mapa do mundo e cálculos

Ele confeccionou o mapa mundial com as populações que habitavam o mundo. Também ajudou a introduzir o relógio solar para a população grega da época. E calculou a medição que as estrelas tem entre si e sua magnitude.

Curiosidades sobre Anaximandro

  • Ele foi um filósofo pré-socrático
  • Era geógrafo, matemático, político e astrônomo
  • Foi discípulo de Tales de Mileto
  • Inventou a esfera, gnômon, globos celestes e cartas geográficas
  • Criou o conceito de ápeiron
  • Ele faleceu em sua cidade em 547 a.C

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *