Biografia de Tales de Mileto

Tales de Mileto, um competente comerciante, filósofo e matemático, teve uma ascendência histórica obscura.





Considerado o primeiro dentre os sete sábios da antiguidade, as descobertas de Tales eram conhecidas, discutidas e aprovadas pelos sábios do mundo grego.

Quem foi Tales de Mileto

Seu nascimento aconteceu em (624 a.C – 558 a.C), não se sabe exatamente. Natural da Mileto, na Ásia Menor. Segundo a literatura, é o primeiro físico grego ou investigador das coisas da natureza como um todo. Seus pais eram oriundos da Fenícia ou Beócia.

Tales de Mileto foi o fundador da escola jônica, escola de pensamento dedicada à investigação da origem do universo e de outras questões filosóficas, entre elas a natureza e a validade das propriedades matemáticas dos números e das figuras. Tales é uma figura imprecisa historicamente, pois não sobreviveu nenhuma obra sua.

Tales entendia que a água era a origem de todas as coisas, embora alguns seguidores discordassem quanto à “substância primordial”, concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único” para essa natureza primordial.

Pouco se sabe da vida de Tales, tudo indica que foi um estrangeiro bem-sucedido e respeitável, Tales cursou Astronomia e geometria, durante o período que viveu no Egito. Foi incluído entre os mais sábios da antiguidade, era inteligente e muito curioso, elegeu o saber como seu objetivo de vida principal.

Se destacou pelos seus trabalhos envolvidos com a matemática e a filosofia, em relação à matemática, foram lhe atribuídas as primeiras demonstrações da geometria, mediante o raciocino logico e, por este motivo é considerado o “Pai da Geometria”.

Supõe que parte do conhecimento de Mileto tenha sido adquirida no Egito e na Mesopotâmia. Ao retornar para sua terra natal, ganhou o respeito de seus conterrâneos como estadista, filósofo, matemático e astrônomo.

Biografia de Tales de Mileto

Veja o resumo da história de vida do filósofo e matemático Tales Mileto / (Foto: Reprodução).

Suas contribuições para a matemática e para física

Tales foi comerciante e, isso lhe rendeu recursos para investir em suas pesquisas, viajou para alguns lugares em busca de contatos com astrônomos e matemáticos, e conhecimentos mais amplos. Ao aposentar, passou a dedicar mais à matemática, estabelecendo os fundamentos da geometria.

Tales obteve diversas descobertas na matemática. Estudou a geometria do círculo e do triângulo isósceles, Tales demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, em relação ao comprimento de sua sombra. Tales também previu a episódio de um eclipse solar em 28 de maio de 585 a.C. Aristóteles.

Sobre suas descobertas, Tales constatou-se que:

  • A demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
  • Expôs o seguinte teorema: se dois triângulos têm dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
  • Demonstrou-se que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
  • Demonstrou-se que ao unir qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Para essa demonstração Tales usou o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos. 

Morte do filósofo

Tales de Mileto faleceu aproximadamente em 547 a.C. Para alguns historiadores grego, morreu com 78 anos durante a 58ª Olimpíada. 

Principais obras

Dentre suas principais obras feitas para toda a humanidade, estão:

  • Em relação as obras, historiadores relatam, que Tales de Mileto tinha escrito “On the Solstice” e “On the Equinox”, no entanto, essas duas obras não sobreviveram e há quem duvide que ele deixou quaisquer obras escritas.
  • Alguns autores ligam-o com a obra “The Nautical Estrela Guia”, no entanto, é improvável que Tales de Mileto a tivesse escrito, Diógenes Laércio diz que o mesmo trabalho é atribuído a um menor conhecido Phokos de Samos. 

Frases de Tales de Mileto

Veja abaixo as principais frases de Mileto:

  • “Ajuda teu semelhante a levantar sua carga, mas não a carregues”.
  • “Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros”.
  • “Espera de teu filho o que fizeste com teu pai”.
  • “A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem”.
  • “Pega para ti o conselho que dás aos outros”.
  • “Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria”.
  • “Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito”.
  • “A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e a mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus”.
  • “O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela”.

Gostou da biografia de Tales Mileto? Então compartilha com seus colegas de classe para todos conhecerem esse homem que foi fundamental para a humanidade.

Biografia de Tales de Mileto
5 (100%) 16 votes

One Response

Leave a Reply