Biografia de Malcolm X

Malcolm X foi um importantíssimo ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos. Ele foi um líder nacionalista que lutava em prol da causa das pessoas negras. Intenso, desenvolto, eloquente, Malcolm instigava os negros a combaterem o racismo de todas as formas, inclusive pela violência.





Teve uma vida bastante difícil, repleta de dificuldades e problemas. Em um determinado momento de sua vida, envolveu-se em uma série de coisas ruins, o que culminou em sua prisão e, posteriormente, em uma mudança drástica em sua vida.

Malcolm X se converteu ao islamismo, ao mesmo tempo em que passou a se dedicar mais ferrenhamente ao ativismo, tendo inclusive, de certa forma, divergência quanto aos métodos de luta, em comparação com Martin Luther King.

Biografia de Malcolm X

Informações sobre a biografia de Malcolm X. (Foto: Reprodução)

Quem foi Malcolm X?

Malcolm X foi um ativista estadunidense, um dos mais populares, polêmicos e conhecidos líderes do movimento em favor dos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos da América.

Ele nasceu em 1925, na cidade de North Omaha, no Estado de Nebraska, em 19 de maio. Era filho de um homem chamado Earl Little, que por sua vez era pastor da Igreja Batista, além também de ter trabalhado na Associação Universal para o Progresso Negro.

O pai de Malcolm foi assassinado por supremacistas brancos da Ku Klux Klan quando ele possuía apenas 6 anos de idade. A mãe dele ficou bastante abalada e somando-se a isso as dificuldades em criar os filhos e a pressão das pessoas, acabou internada em uma clínica psiquiátrica.

Por causa disso, Malcolm X e seus irmãos foram parar em orfanatos. Posteriormente, foi morar com a sua irmã.

Principais feitos e ideias

Durante o tempo que passou na prisão, Malcolm X deu início aos estudos do Islã, em consonância aos ensinamentos de Elijah Muhamed. Ele acabou se convertendo.

Quando foi solto, ele se transformou em um líder de um templo, obtendo um número expressivo de fiéis.

No ano de 1953 ele foi nomeado ministro assistente do Templo Número 1. Em 1958, ele fez diversas viagens em vários estados americanos, difundindo um ideal separatista das raças, a construção de um estado autônomo para os negros e a independência econômica.

Foi o fundador do jornal “Muhammad Fala”. Devido a grande exposição que tinha, causou inveja e foi expulso da Nação Islã. Fundou uma organização chamada Afro-American Unity.

Quem foi Malcolm X

Informações sobre Quem foi Malcolm X. (Foto: Divulgação)

Como Malcolm morreu?

Malcolm X se tornou um verdadeiro mártir. Um dia, enquanto fazia um discurso na sede de sua organização, localizada no Harlem, na companhia de sua esposa e filhas, três homens deram 13 tiros e ele faleceu. Isso aconteceu na noite de 21 de fevereiro de 1965

Segundo afirmou-se, a polícia não conseguiu encontrar nenhuma prova concreta. Contudo, desconfia-se fortemente que a Nação Islã possa ter feito parte desse crime.

Curiosidades

  • Malcolm nem sempre foi religioso. Ele chegou a se envolver com o tráfico de drogas, a prostituição e o jogo.
  • Ele conseguiu se livrar da obrigação do serviço militar fingindo que era “louco”;
  • Malcolm se chamava Malcolm Little. Após um tempo de ter começado o seu ativismo, trocou seu sobrenome por X. Aliás, ele já havia recebido esse nome da Nação do Islã. O X significava seu verdadeiro nome de família africana que lhe seria revelado por Deus.

Frases de Malcolm X

Veja algumas das frases do ativista:

  • “Se você puder chegar através da neve, da tempestade e da chuva, saberá que poderá chegar quando brilhar o sol e tudo estará bem.”
  • “A mais perigosa criação no mundo, em qualquer sociedade, é um homem sem nada a perder.”
  • “Sou a favor da verdade, não importa quem a conte. Sou a favor da justiça, não importa para quem ou contra quem.”
  • “O futuro pertence àqueles que se preparam hoje para ele.”
  • “As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.”
  • “Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade.”

Gostou da biografia de Malcolm X? Então deixa sua avaliação abaixo nas estrelinhas e também compartilha com seus amigos nas redes sociais.

Biografia de Malcolm X
5 (100%) 9 votes

Leave a Reply