Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Sérgio Reis

O cantor, compositor, violeiro, ator, político, radialista e pecuarista Sérgio Bavini, mais conhecido como Sérgio Reis é um dos mais conhecidos artistas brasileiros.

Sérgio Reis

O mesmo nasceu em São Paulo no dia 23 de junho de 1940 no famoso bairro de Santana. Na década de 1960 o mesmo fez parte do movimento da Jovem Guarda e lançou músicas de sucesso como “Coração de Papel”.

Mas sua vertente caipira e sertaneja raiz falaria mais alto a partir da década de 1970 quando em 1972 gravou seu disco de músicas sertanejas com “Menino da Gaita” e depois seu maior sucesso “Menino da Porteira”.

A partir de então Sérgio Reis ganhou notoriedade como um dos maiores artistas da música sertaneja no Brasil.

O primeiro disco de toda a carreira de Sérgio Reis foi “Coração de Papel – 1967”, seguido de mais de 40 discos ao longo da carreira.

O cantor sempre manteve grande parceria com os cantores e compositores Renato Teixeira e Almir Sater. Com o amigo Almir Sater chegou a contracenar em novelas e fizeram parcerias como duplas de cantores caipiras como a eterna dupla “Pirilampo e Saracura” da novela O Rei do Gado.

Na televisão, como ator, Sérgio Reis fez vários trabalhos tais como “Paraíso – 1982”, “Pantanal – 1990”, “A História de Ana Raio e Zé Trovão – 1990”, “O Rei do Gado – 1996”, “Canavial de Paixões – 2003” e “Bicho do Mato – 2006”. Já nas telonas do cinema o cantor atuou nos filmes “O Menino da Porteira – 1976”, “Mágoa de Boiadeiro – 1978”, “O Filho Adotivo – 1983”.

O cantor obteve muito êxito em 1981 quando lançou um disco com suas mais populares músicas chamado de “O Melhor de Sérgio Reis” que lhe rendeu a venda de mais de 1 milhão de cópias.

No ano de 2002 Sérgio Reis voltou a surpreender ao gravar um CD com músicas de Roberto Carlos onde ele homenageava o rei cantando as músicas que Roberto e Erasmo compuseram.

O primeiro DVD da carreira de Sérgio Reis só surgiu em 2003 quando ele lançou Sérgio Reis e filhos – violas e violeiros.

Já no ano de 2010 o mesmo lançou um CD e DVD em parceria com seu grande amigo Renato Teixeira que tinha como maior objetivo comemorar os 40 anos de carreira do cantor.

Para muitos que imaginavam uma aposentadoria de Sérgio Reis ele surpreendeu ao conquistar em 2014 o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

O prêmio veio em decorrência da qualidade e boa aceitação do público do seu disco “Questão de Tempo”. No ano seguinte – 2015 – conquistou novamente o Grammy Latino na mesma categoria pelo seu álbum em parceria com Renato Teixeira.

Na política Sérgio Reis resolveu candidatar-se a deputado Federal pela primeira vez em 2010 representando o estado de Minas Gerais e pelo Partido da República (PR) que na época apostava em celebridades para obter muitos votos, a exemplo do palhaço Tiririca.

Veja também

Todavia, Sérgio Reis acabou desistindo da candidatura. Já em 2014 havia mudado de partido e agora estava no Partido Republicano Brasileiro (PRB) onde saiu candidato ao cargo de deputado federal por São Paulo. Sérgio Reis foi eleito com 45.330 votos.

O deputado em 2016 e 2017 demonstrou ser independente quando primeiro votou pelo processo de abertura de processo de Impeachment de Dilma Rousseff e em 2017 votou pela abertura de processo de investigação contra Michel Temer.

Em dezembro de 2017 foi internado com um quadro de infecção urinária.

O cantor é casado com Ângela Márcia Firmo Bavini e tem dois filhos Marco Sérgio de Oliveira Bavini  e Paulo Augusto de Oliveira Bavini.

Biografia de Sérgio Reis
5 (100%) 17 vote[s]