Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Paulinho Pedra Azul

O cantor, compositor, poeta, escritor e pintor Paulinho Pedra Azul é um dos maiores artistas mineiro respeitado pelos maiores cantores do Brasil.

Paulinho Pedra Azul

O artista é registrado como Paulo Hugo Morais Sobrinho e nasceu no dia 03 de agosto de 1954 na cidade do Vale do Jequitinhonha chamada Pedra Azul.

O nome artístico veio, justamente do nome de sua cidade onde nasceram outros grandes artistas famosos como Saulo Laranjeiras, por exemplo.

Paulinho Pedra Azul é o segundo artista mineiro mais popular no estado, segundo pesquisas feitas pela Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes. Não há dúvida alguma que Paulinho é um poeta das canções e das telas pintadas, haja vista, que possui mais de 200 quadros pintados por ele mesmo.

O cantor também é um respeitado escritor com diversas obras escritas e se orgulha em receber o título de observador da vida. Sua carreira começa ainda na infância quando ele começa a aprender a pintar seus quadros e aprender a tocar violão. Rapidamente o jovem Paulinho já se destacava pela rapidez com que aprendia e pela inteligência.

Biografia de Paulinho Pedra Azul

Não demorou muito e já participava de festivais de música popular em sua região, ganhando, deste modo, reconhecimento. Neste período formou um conjunto musical chamado “The Giants” e tinha em sua formação nomes desconhecidos que no futuro seriam grandes artistas como Marivaldo Chaves, Rogério Braga e muitos outros.

Foi na década de 70 que resolveu tentar a sorte em São Paulo e com seu violão e seus quadros rumou para a capital financeira do país. Em São Paulo o cantor fez amigos, ficou conhecido por grandes nomes da música, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Rolando Boldrin e muitos outros artistas. Foi em seu primeiro disco que ele gravou uma composição de sua autoria que se tornaria seu maior sucesso até hoje.

O nome da música é o mesmo intitula o disco de 1982 denominado “Jardim da Fantasia”. Com o passar do tempo às pessoas passaram a chamar a música de “Bem-te-vi” devido uma analogia feita na letra da canção. A composição poética foi muito regravada e, sem dúvida, ainda é seu trabalho mais conhecido.

Após esse período em São Paulo o cantor retorna à sua terra natal e mora atualmente em Belo Horizonte. A agenda de shows de Paulinho Pedra Azul continua lotada pelas cidades mineiras e várias outras pelo país. O mesmo lançou 23 discos e mais de 15 livros, tendo, também, mais de 200 quadros pintados.

Biografia de Paulinho Pedra Azul
5 (100%) 2 vote[s]