Biografia de Lygia Fagundes Telles

A herança literária da escritora Lygia Fagundes Telles é sem dúvida alguma de estimado valor histórico-cultural.





Lygia Fagundes Telles

Nascida na cidade de São Paulo no ano de 1923, mais precisamente em 19 de abril, a escritora é filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Jardim de Moura.

A escritora que viveu em várias cidades do estado de São Paulo cresceu em um ambiente que unia a arte com a razão.

Posto que, se de um lado seu pai era um exímio advogado sua mãe era respeitada pianista. O ar de autoritário do pai lhe fazia observar a personalidade humana em aspectos privilegiados, haja vista, que seu pai sempre atuava como delegado ou promotor nas cidades que trabalhou.

Biografia de Lygia Fagundes Telles

Foto: Reprodução

Um dos momentos críticos e embaraçosos para Lygia Fagundes Telles transcorreu quando seus pais decidiram se separar quando ela tinha 08 anos.

Foi neste período que a futura escritora deixaria o estado de São Paulo para respirar o ar carioca.

Após um curto período de cinco anos morando com a mãe na cidade do Rio de Janeiro a adolescente de 13 anos volta a São Paulo e passa a desenvolver uma velada paixão pela literatura, sendo, deste modo, assídua frequentadora da biblioteca do Instituto de Educação onde passou os próximos anos estudando.

A artista queria seguir os passos do pai no direito e após terminar a faculdade chegou a advogar, mas desistiu devido sua paixão pelas letras.

Antes mesmo de formar-se na faculdade de direito Lygia Fagundes lançou seu primeiro livro, que, aliás, reunia contos e foi intitulado de “Porões e Sobrados”. Transcorria o ano de 1938 quando Lygia Fagundes publicou esta obra!

A jovem Lygia Fagundes foi se aprimorando e lançou o livro de contos “O Cacto Vermelho” que acabou lhe rendendo o Prêmio Afonso Arinos concedido pela Academia Brasileira de Letras.

Após um período viajando pela França e Itália a escritora ampliou seu contato com escritores e lançou diversas obras, incluindo, deste modo, o romance Ciranda de Pedra – transformado em novela para a televisão.

A escritora acumulou vários prêmios ao longo de sua carreira, inclusive, o Prêmio Artur Azevedo, concedido pelo Instituto Nacional do Livro.

Entre os prêmios colecionados pela escritora destacam-se Jabuti (04 vezes) – Afonso Arinos, Artur Azevedo, Boa Leitura, Guimarães Rosa Pen e o mais notório que é o Prêmio Camões. Esta é sem dúvidas uma das maiores joias de nossa literatura.

Biografia de Lygia Fagundes Telles
5 (100%) 11 votes

Leave a Reply