Biografia de Machado de Assis

O carioca Joaquim Maria Machado de Assis, conhecido apenas por Machado de Assis deixou um legado cultural, literário e intelectual na história brasileira.





Machado de Assis

Nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 – filho de José Francisco Machado de Assis que era pintor de paredes e descendente de escravos e dona Maria Leopoldina Machado, uma lavadeira.

O grande patrono da literatura brasileira não teve como empecilho para seus estudos as dificuldades que enfrentaria e nem o vitimismo. Em sua formação cultural foi escritor, dramaturgo, jornalista, poeta, contista, historiador e profundo estudioso.

Embora suas condições fossem poucas e nunca conseguiu fazer uma universidade o escritor lutou para chegar à alta sociedade carioca. Machado de Assis foi um autodidata aprendendo pouco a pouco e lendo muito.

Biografia Machado de Assis Chamado de Machadinho ele vendia doces para ajudar a família e entre uma parada e outra aprendia francês, tendo, não muito depois, traduzido um romance do célebre escritor Victor Hugo. O futuro escritor também estudou Alemão e aprendeu de maneira brilhante.

No ano de 1855 com apenas 15 anos o jovem teve seu primeiro poema publicado em uma revista. Se tratava do poema Ela publicado na Revista Marmota Fluminense. Tornou-se rapidamente célebre com seus livros e publicações em jornais e revistas. Machado de Assis foi revisor de revistas, jornais, também foi colunista e amigo de grandes intelectuais.

Em sua carreira de escritor a obra Machadiana é dividida em duas fases sendo a primeira uma sequência da escola Romântica. Já na segunda fase de sua obra ele inaugura o Realismo ao publicar Memórias Póstumas de Braz Cubas.

Na vida pública Machado de Assis foi primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Oficial da Ordem da Rosa – após decreto imperial e Diretor Geral do Ministério da Viação. Um dos momentos mais importantes da história de Machado de Assis ocorreu quando juntando-se a outros escritores e intelectuais fundou a Academia Brasileira de Letras (ABL) e, se tornando o presidente por unanimidade.

Foi casado com Carolina Augusta Xavier de Novais e não tiveram filhos, mas um amor intenso e que duraria até a morte de Carolina com 70 anos, deixando Machado abalado e depressivo.

O escritor morreria aos 69 anos de uma úlcera cancerosa na boca.

Biografia de Machado de Assis
5 (100%) 30 votes

Leave a Reply