Biografia de Inezita Barroso

A grande Inezita Barroso foi uma das mais apaixonadas por música caipira e sertanejo raiz sendo uma instrumentista, cantora, compositora, apresentadora, atriz, bibliotecária, pesquisadora de nosso folclore e uma personalidade respeitada no Brasil e países da América do Sul pelos seus serviços culturais prestados ao longo de sua vida.





Inezita Barroso

Nascida em São Paulo no dia 04 de março de 1925 Ignez Magdalena Aranha de Lima foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras de todos os tempos. Durante muitos anos apresentou programa “Viola, Minha Viola” na TV Cultura. A história e carreira de Inezita Barroso não pode ser contada sem o pano de fundo da música caipira.

Nascida de uma família rica a artista começou a cantar e tocar viola e violão quando ainda tinha 07 anos de idade e dali em diante não parou mais.

Estudou música e aprendeu, também, tocar piano. Formou-se em biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, sendo uma das integrantes da primeira turma deste curso. Não demorou muito e Inezita Barroso já cantava profissionalmente e gravou seu primeiro disco obtendo aplausos da crítica.

Uma das músicas mais conhecidas e lembradas até hoje gravada pela cantora foi “A moda da pinga”. Ao todo em sua vida Inezita Barroso completou 50 anos de carreira artística e com mais de 80 discos gravados.

Como apresentadora apresentou os programas “Afro – TV Tupi – 1954”, “Vamos Falar de Brasil – TV Record – 1954 a 1962”, “Música Brasileira – TV Cultura – 1962”, “Inezita – SBT – 1987” e “Viola, Minha Viola – TV Cultura – 1980 a 2014”. O programa apresentado pela TV Cultura – Viola, Minha Viola foi considerado o programa mais antigo do país em apresentação ininterrupta no ar.

No cinema Inezita Barroso atuou nos filmes “Ângela – 1951”, “O Craque – 1953”, “Destino em Apuros-1953”, “É Proibido Beijar – 1954”, “Mulher de Verdade – 1954”, “Carnaval em Lá Maior – 1955”, “O Preço da Vitória – 1959”, “Isto É São Paulo – 1970” e “Desejo Violento – 1978”. Tanto no teatro nas inúmeras peças que representou como no cinema Inezita colecionava elogios e prêmios, inclusive, vencendo o Prêmio Roquette Pinto – um dos mais almejados.

Como professora de folclore Inezita Barroso lecionou na Centro Universitário Assunção (Unifai) e na Unicapital. Devido suas pesquisas sobre nosso folclore Inezita Barroso recebeu o título de Doutora Honoris Causa em Folclore Brasileiro.

No ano de 2014 Inezita é indicada a Academia Paulista de Letras e é aclamada com muito entusiasmo por fãs e amigos.

A artista foi casada com Adolfo Cabral Barroso por 59 anos de 1947 a 2006 quando ele faleceu. A grande Inezita Barroso também nos deixaria em 08 de março de 2015 – quatro dias depois de completar 90 anos – e foi sepultada no Cemitério Gethsemani.

Biografia de Inezita Barroso
5 (100%) 10 votes

Leave a Reply