Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Iza (cantora brasileira)

A biografia de Iza ou IZA Legion está em plena construção, posto que é uma personalidade em plena atividade, mas já é cheia de superação.

Moça de origem pobre, como a maioria dos brasileiros que vencem na vida, Iza nasceu no Rio de Janeiro. Mais precisamente, é uma filha do bairro carioca de Olaria.

Sua família, como dissemos, é bastante humilde, mas isso não a impediu de sonhar, pois sua musicalidade foi revelada logo na infância.

Biografia de Iza: primeiros momentos musicais

Iza sempre foi extrovertida e brincava de ser diva. Ela fazia pequenas apresentações em sua casa, com performances que misturavam canto, dança e teatro.

Ah, e não se apresentava sempre de graça! Já tinha desde cedo o tino comercial pros negócios de carreira. Chegava a cobrar, algumas vezes, um “ingresso” de R$ 1,00 por pessoa.

Esse recurso de bilheteria infantil lhe rendia uma boa compra de doces.

Iza também se apresentou na igreja da sua localidade, isso com 14 anos. Também fazia shows em retiros comunitários e outros eventos das paróquias.

Foi assim que foi ganhando confiança para se apresentar de forma mais rotineira em outras situações.

Nascimento de Iza e nome completo

Iza ou IZA Legion é o nome artístico de Isabela Cristina Correia de Lima Lima. Ela nasceu no dia 3 de setembro de 1990.

A cantora tem uma cicatriz na testa que a acompanha praticamente a vida toda, uma vez que foi adquirida aos 2 anos de idade, ao cair do 2° andar de um imóvel.

Muita gente ainda não sabe, mas Iza morou muito tempo (desde os seis anos), com a família, em Natal, no Rio Grande do Norte. Foi justamente lá que ela começou a se apresentar nas festas familiares e nos eventos da igreja.

Sua formação acadêmica é em Publicidade e Propaganda, pela conceituada PUC do Rio de Janeiro. Chegou a trabalhar na área, editando vídeos, mas decidiu que se aventuraria no cenário musical profissional.

Essa carreira mais consistente no cenário musical começou mesmo na internet, mais precisamente no YouTube. Ela apresentava em seu canal algumas performances, no formato de cover, imitando as estrelas das quais sempre foi fã.

Sua entrada no grande mercado musical começou mesmo em 2016, quando Iza assinou um contrato de peso com a gravador Warner Music Brasil.

Influências e premiações

Com gravadora certa, Iza estreou com o álbum “Dona de Mim”, no ano de 2018. Esse trabalho chegou a ser indicado ao Grammy Latino, a premiação máxima da música contemporânea nestes trópicos.

Concorreu na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Essa indicação, por si só, já dá um gás na vida artística de qualquer um!

Instagram oficial de Iza
Instagram oficial de Iza: mais 14 milhões de seguidores em 27/01/2021

Iza não nega suas principais influenciadoras, em especial, divas como: Beyoncé, Lauryn Hill, Rihanna, Tina Turner, Janet Jackson, Whitney Houston, Diana Ross e Stevie Wonder.

Sua música transita pelos gêneros POP (mais comercial, inclusive), pelo Soul e pelo Blues. Mas ela não para de se reinventar, procurando sempre sintonizar com seu público.

Na conceituada revista Rolling Stone, Iza conseguiu por esse seu primeiro álbum, a 41ª posição como melhor trabalho brasileiro de 2018.

A Associação Paulista de Críticos de Arte ranqueou esse disco entre os 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2018.

Iza namora desde 2016 com o produtor musical Sérgio Santos, com quem se casou no dia 16 de dezembro de 2018. A cerimônia aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro.