Biografia de Immanuel Kant

Um dos maiores vultos intelectuais da humanidade na era moderna sem dúvida alguma foi o filósofo alemão Immanuel Kant.





Quem foi Immanuel Kant

Nascido no Reino da Prússia em Königsberg no dia 22 de abril de 1724 no seio de uma família de artesãos Immanuel Kant firmou-se como professor secundário de Geografia e mais tarde ampliou seus conhecimentos ao estudar filosofia, física e matemática.

A colaboração intelectual de Immanuel Kant foi, sobretudo, com sua “Filosofia Crítica” que fundiu o pensamento dedutivo herdado de René Descartes e o pensamento indutivo Davi Hume, por exemplo.

No ano de 1770 tornou-se professor na Universidade de Königsberg e dedicou-se aos estudos filosóficos de maneira intensa, monótona e exaustiva. Através do idealismo transcendental conseguiu formular temáticas importantes do universo filosófico.

Kant era luterano e seu pai Johann Georg Kant tinha outros oito filhos. Na fase mais madura de sua concepção filosófica ficou mais cético da igreja, segundo ele, da organização político- religiosa, todavia, continuou crente em Deus.

A partir de 1755 lança o livro “História natural genérica e teoria dos céus”. Também neste período tem contato com importantes obras que lhe projetariam à construir sua trajetória como pensador. Em 1781 Kant publicou Crítica da Razão Pura que se tornou uma das mais brilhantes obras modernas de filosofia e serviu de base para muitos pensadores do século XX.

Em 1789 manifesta-se favorável à Revolução Francesa que estava inciando. Porém, devido a algumas de suas opiniões o rei da Prússia o proíbe de falar de temas religiosos.

Entre amigos e conhecidos Emmanuel Kant era considerado muito metódico, haja vista, que tinha horários regrados para tudo o que fazia. A vida de Kant foi extremamente monótona acreditam alguns biógrafos, mas mantinha-se sempre focado nos conhecimentos e estudando filosofia.

O Criticismo da filosofia Katiana é uma junção que forma certa confluência entre o racionalismo presente no empirismo de David Hume e a razão da ciência matemática de Newton.

Uma das maiores influencias de Immanuel Kant foi David Hume que lhe projetou a desenvolver sua principal obra “Crítica da Razão Pura”.

O filósofo morreu aos 79 anos Königsberg no ano de 1804 vítima de uma doença que se caracterizava como Doença de Alzheime.

Frases de Immanuel Kant

Algumas das principais frases já ditas ou escritas por Immanuel Kant:

  • “A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor.”
  • “A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.”
  • “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
  • “Que o homem progrida quanto quiser, que todos os ramos do conhecimento humano se desenvolvam ao mais alto grau, coisa alguma substituirá a Bíblia, base de toda a cultura e de toda a educação.“
  • Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.

Gostou da Biografia de Immanuel Kant? Então compartilha o post com seus amigos estudantes para conhecerem um pouco mais sobre este grande filósofo.

Biografia de Immanuel Kant
4.6 (91.11%) 9 votes

Leave a Reply