Biografia de Stephen Hawking

Stephen Hawking nasceu na Inglaterra e foi um físico e doutor em cosmologia. Portador de ELA, morreu em março de 2018. Conheça sua história e as suas principais obras.





Stephen Hawking

Stephen William Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra, no dia 08 de janeiro de 1942 e era um físico e doutor em cosmologia.

Filho de Frank Hawking e Isabel Hawking, ele era o mais velho de três irmãos: Philippa, Mary e Edward, sendo que este último era filho adotivo.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, ele não era um aluno brilhante, apesar de suas boas notas. Entre 1950 e 1953, Stephen estudou na St. Albans High School for Girls, uma escola exclusiva para meninas, mas que aceitava garotos de até 10 anos de idade.

Seu pai sonhava que seu filho se formasse em medicina, mas os planos de Hawking eram outros.

Em 1959 ele entra para a Universidade de Oxford estudando ciências naturais e se especializa em física.

Após se tornar físico, ele começa seus estudos em cosmologia, uma área que não era tão explorada.

Biografia de Stephen Hawking

Foto: Reprodução

Em 1963, aos 21 anos, após exames médicos, ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que ficou muito conhecida no Brasil em 2014 com o “desafio do balde de gelo”, que ajudou a conscientizar sobre a doença.

Seu doutorado foi concluído em 1966 e ele se torna professor da Gonville and Caius College e em 1977 passa a dar aulas de física gravitacional na Universidade de Cambridge.

Na década de 1970 ele criou uma teoria conhecida como Radiação Hawking, uma radiação emitida por buracos negros graças aos seus efeitos quânticos.

Até que em 1979 ele é nomeado professor lucasiano emérito desta Universidade, um posto já ocupado por Isaac Newton.

Em 1974, em decorrência de sua doença, fica preso de vez a uma cadeira de rodas.

Durante uma viagem para a Suíça, em 1985, o físico pegou uma pneumonia, sendo necessário realizar a cirurgia de traqueostomia. Com isso, Hawking perdeu a fala e passou a se comunicar com um aparelho que sintetizava a sua voz.

Entre os anos de 1965 e 1991, Hawking foi casado com Jane Beryl Hawking. Em 1995 ele se casa pela segunda vez. Sua nova esposa era Elaine Mason, casamento que durou até 2006.

Seus livros

Ao lado do também cosmologista George Ellis, Hawking escreveu em 1973 seu primeiro livro acadêmico: “A Estrutura em grande escala do espaço-tempo”.

Três anos depois de perder a fala ele publica o livro “Uma breve história do tempo”, que teve mais de 10 milhões de cópias vendidas.

Em 1994 publica o livro “Buracos negros, universos bebês e outros ensaios”.

Seus outros livros foram “O universo numa casca de noz”, publicado em 2001 e “Minha breve história”, publicado em 2013.

O filme

Em 2014 é lançado o filme “A teoria de tudo”, baseado na vida de Stephen Hawking.

O filme é estrelado por Eddie Redmayne no papel de Hawking e conta a história de um jovem astrofísico que faz importantes descobertas e que sofre de uma grave doença motora degenerativa com apenas 21 anos de idade.

A sua morte

Aos 76 anos, no dia 14 de março de 1978, Stephen Hawking morre em sua casa na Inglaterra.

Por coincidência do destino, Hawking nasceu exatamente 300 anos após a morte de Galileu e morreu no mesmo dia de nascimento de Albert Einstein.

Não se sabe o motivo exato de sua morte, mas em anúncio oficial, sua família apenas relatou que ele morreu em paz.

Hawking deixou três filhos, Robert, Lucy e Timothy.

Biografia de Stephen Hawking
5 (100%) 12 votes

Leave a Reply