Skip to content
Biografia Resumida

Biografia de Projota: Início, Carreira, Sucessos

O nome da fera é José Tiago Pereira, mas, definitivamente, ele entrou para a história da música popular brasileira com o nome artístico de Projota. Saiba mais abaixo, na biografia de Projota, cantor, compositor e ator.

Nascido aos 11 dias do mês de abril de 1986, no bairro de Lauzane Paulista, que fica na zona Norte de São Paulo, José Tiago tem origem humilde, como a maioria dos artistas de sucesso brasileiros.

A habilidade com a palavra cantada começou na adolescência, mais precisamente por volta dos 12 anos. Bom de rima, teve como primeiro parceiro Rashid, amigo desde aquela época.

Foi então que formou o grupo “O Dom da Rima”. Ainda não assinava como Projota, e sim como “JT”, mas por pouco tempo.

Infância e perda da mãe

Projota se tornou órfão de mãe aos 7 anos de idade. Sua mãe, de nome Dirce Sabino Pereira, faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral.

Após a morte da mãe, foi morar com a avó, Dona Lourdes. Mas sua inspiração para o lado artístico veio da parte materna. Dirce Sabino chegou a ser atriz, escritora e compositora.

A origem do nome “Projota” é a junção da sílaba “Pro”, isto é, profissionalismo, e “Jota”, referência à letra inicial do seu primeiro nome.

Biografia de Projota: algumas fases da carreira e da vida

Foi aos 16 anos que Projota se lançou definitivamente na carreira musical, de uma forma mais profissional.

A habilidade com as rimas lhe rendeu premiações a partir de 2006. Nesse ano participou de uma “batalha de MC’s” e venceu. Foram 7 vitórias nesses “torneios”.

Junto com rappers consagrados, como Emicida, KL. Jay (Racionais MC‘s) e outros, Projota fez parte do documentário “Freestyle, um Estilo de Vida”.

No período de 2006 a 2009, Projota produziu muito: diversos dos seus hits fizeram sucesso, tais como “O Poeta”, “Ela”, “Avoadão, “Eu Canto”, “Acabou”, “Rato de Quermesse”, “O Rap em Ação” e “Veia”.

O ano de 2009 ainda foi brindado com o lançamento do EP “Carta aos meus”.

De 2010 a 2020, uma série de trabalhos de sucesso abrilhantaram ainda mais sua carreira, então já consagrada pelo público e pela crítica.

Além da produção fonográfica, Projota tem em seu currículo a participação em produções televisivas e cinematográficas. Exemplos: as séries Carcereiros (2019) e Ninguém tá olhando (2018) e o filme Sequestro Relâmpago (2018).

Ainda sobre participações na TV, não podemos deixar de lembrar, claro, a entrada de Projota no Big Brother Brasil 2021. Mas, dessa vez, o único personagem que interpreta é ele mesmo, com muita originalidade.

Casamento e filha

Casou-se no começo de 2019 com a bela jovem Tâmara Contro, que postou em suas redes sociais uma declaração apaixonada:

 Casados perante a lei dos homens. Mas te espero em maio no altar. Indescritível essa vida ao seu lado, eu me sinto radiante, nunca fui tão feliz. Obrigada, fica comigo pra sempre! 11.03.19

A primeira filha do casal, de nome Marieva, nasceu no dia 08 de fevereiro de 2020.

Projota no Big Brother Brasil 2021 (BBB21)

No final de janeiro de 2021 a rede Globo divulgou a lista dos participantes do Big Brother Brasil e o nome do rapper foi incluído.

Projota está entre os 20 participantes da edição 2021 do reality. Desde os primeiros momentos dentro do jogo, o cantor vem demonstrando plena consciência sobre tudo o que acontecerá na casa:

Nesse momento, o jogo está acontecendo. A gente está conversando aqui e estamos jogando aqui. E o jogo está acontecendo em vários lugares. Tem gente se articulando em todos os cantos da casa.

Discografia de Projota (até fevereiro de 2021)

Citar números de uma personalidade viva e em plena atividade laborativa é arriscado, porque os números e as citações são provisórios.

Mas, como exemplo da obra deste cantor paulista, confira os principais trabalhos de Projota até 02/2021:

  • Tempestade Numa Gota D’Água – 2020
  • Tributo aos Sonhadores I – 2019
  • A Milenar Arte de Meter o Louco – 2017
  • 3Fs (Ao Vivo) – 2016
  • Foco, Força e Fé – 2014
  • 3 Temores in Concert: Ao Vivo no Estúdio Emme – 2012
  • Realizando Sonhos – 2012

Biografia de Projota: o artista em números

Somente até fevereiro de 2021, esse artista alcançou grandes marcas. Para exemplificar, citamos apenas os seus principais números fabulosos:

  • 16 músicas tocadas entre as “10 mais” nas rádios brasileiras;
  • 3 singles de Diamante (considerando os 4 álbuns de estúdio lançados);
  • 14 singles de Ouro (considerando os 4 álbuns de estúdio lançados);
  • 10 singles de Platina (considerando os 4 álbuns de estúdio lançados);
  • 6 singles de Platina Duplo (considerando os 4 álbuns de estúdio lançados);
  • 2 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube (esse número está em constante mudança);
  • + de 6,5 milhões de inscritos  no YouTube;
  • 5º artista musical mais assistido da VEVO nos últimos 10 anos;
  • + de 4 milhões de seguidores no Spotify (mais de 1 bilhão e meio de streamings);
  • + de 12 milhões de seguidores nas redes sociais;
  • + de 350 milhões de visualizações do clique “Muleque de Vila”;
  • Parceiros musicais em destaque: J Balvin, Anitta, Maria Rita, grupo cubano de hip hop Orishas, cantor mexicano Mario Bautista e Thiaguinho;
  • Coautor da música tema dos Jogos Olímpicos Rio 2016, junto com Thiaguinho.