Biografia de Milton Nascimento

Biografia de Milton Nascimento

Talvez, poucos artistas que você conhece possui uma história de vida e tão empolgada arte quando o carioca Milton Nacimento, que, na verdade se denomina mineiro de coração.

Quem é Milton Nascimento

O cantor, compositor e intelectual brasileiro foi batizado como Milton do Nascimento e nasceu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1942 filho da empregada doméstica Maria do Carmo do Nascimento.

A mãe de Milton Nascimento quando engravidou do namorado foi largada por ele antes mesmo de ganhar o menino que viria a ser Milton Nascimento. Sua mãe, porém, adoeceu e faleceu de tuberculose, quando ele estava com apenas dois anos.

A avó de Milton Nascimento ficou criando o menino e o pouco que ganhava como empregada doméstica, também, pouco dava para comer.

Uma das filhas da patroa rica da avó de Milton Nascimento pediu para criar o garoto e garantir-lhe uma vida melhor.

Pensando no neto e nas possibilidades que a vida com a família rica poderiam lhe proporcionar a mesma concordou. A mãe de criação de Milton Nascimento era uma mulher culta e que estudou música com Villa Lobos.

Não demorou muito e o menino já aprendia música e chamava a atenção pela potente voz.

Morando com sua nova família em Minas Gerais Milton Nascimento teve contato com músicos e intelectuais e refinou seu gosto musical.

Com 13 anos o cantor já era crooner de um conjunto de baile que tocava em sua cidade Três Pontas onde residia em Minas Gerais. Transcorria o ano de 1968 e Milton Nascimento resolveu se casar no Rio de Janeiro, mas seu casamento durou apenas 1 mês.

A primeira vez que gravou uma música foi em 1962 onde a canção Barulho do Trem e muitas outras composições surgiriam doravante.

Quando morava na capital do estado de Minas Gerais na busca pelo sucesso o mesmo conheceu alguns compositores a exemplo de Lô Borges, Márcio Borges, Marilton, Flávio Venturini, Beto Guedes, Tavinho Moura e outros.

Como se reuniam na esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis no bairro de Santa Tereza ficaram conhecidos como “Clube da Esquina”.

O cantor é um dos mais conhecidos artistas brasileiros fora do país, inclusive, tendo muitas canções suas gravadas por artistas internacionais.

O Cantor realizou turnês nos cinco continentes e tem grande reconhecimento nos Estados Unidos. São quase 40 álbuns ao longo de sua carreira com grande repercussão na América Latina.

O compositor é um eterno apaixonado pela cantora Elis Regina a quem ele chamou de musa inspiradora. A filha de Elis – Maria Rita – também é apadrinhada de Milton Nascimento.

O cantor ajudou ao longo de sua trajetória de sucesso a Banda Roupa Nova que foi apadrinhada por Milton Nascimento.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *