Skip to content
Biografia Resumida

Lançada a biografia da travesti Cintura Fina: confira detalhes

Foi lançada em janeiro de 2021 a biografia de “Cintura Fina”, nome pelo qual ficou conhecida uma travesti que viveu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, na segunda metade do século passado. O livro se chama “Enverga, Mas Não Quebra” e foi escrito por Luiz Morando, com o apoio da editora O Sexo da Palavra.

A história de Cintura Fina, que se tornou um dos símbolos brasileiros da resistência LGBTQIA+, é contada a partir da vasta documentação reunida pelo autor.

Luiz Morando se interessou por Cintura Fina quando fazia investigações sobre o chamado “Crime do Parque”, ocorrido no ano de 1946. Esse crime deu origem ao livro “Paraíso das Maravilhas: uma história do Crime do Parque”, de 2008.

Numa apresentação feita no canal da Puc Minas, Morando informou que Cintura Fina foi uma personagem tão importante quanto mítica na cidade de Belo Horizonte.

Informou ainda que a biografia foi elaborada a partir de um corpus composto por 18 processos criminais, relatos orais e materiais da imprensa no período de 25 de julho de 1953 a 12 de fevereiro de 1984.

Deparei-me, a partir de 1953, com as primeiras notícias publicadas sobre Cintura Fina. Desde então, fui recolhendo todo o material jornalístico sobre ela.

Cintura Fina era agredida pela polícia

Cintura Fina era negra, tinha de 1,78m de altura e um gênio, digamos, forte. Com esses atributos, era constantemente vítima de agressões policiais.

Nos anos 1950, por exemplo, foi presa por vadiagem, lesões corporais, furto e chegou a passar um período no Presídio de Ilha Grande. Parte dos inquéritos de que foi alvo se deveu ao manuseio de uma navalha, que era a sua arma de estimação.

Também era conhecida, segundo Luiz Morando, por ser protetora das trabalhadoras do sexo.

Luiz Morando é licenciado em Letras com Português/Francês, tem mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Estudos Literários e Literatura Comparada pela UFMG.

E então? Se interessou pela obra biográfica? Acesse o site da editora O Sexo da Palavra e confira como comprar.

Leia a biografia de Cintura Fina

Não se preocupe. Se você não pode comprar o livro, trazemos um generoso resumo biográfico sobre Cintura Fina!

Leia a íntegra aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *