O soteropolitano Antônio Carlos Santos de Freitas – mais conhecido como Carlinhos Brown é um artista completo, pois, é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, arranjador, professor de percussão, artista plástico e muitas outras funções artísticas e profissionais.
História de Carlinhos Brown
Nascido em Salvador no dia 23 de novembro de 1962 desde muito cedo Carlinhos Brown engajou no mundo da música e se tornou respeitado percussionista.
O nome artístico de Carlinhos em que utiliza o sobrenome Brown, segundo ele, é uma homenagem ao cantor norte – americano James Brown. O cantor é filho de Renato Freitas e Madalena Santos.
Embora suas raízes musicais estejam ligados aos ritmos afro-brasileiros e cresceu nos terreiros de candomblé e umbanda o artista, logo no início da carreira, chegou a integrar uma banda de Rock.
Denominada de “Mar Revolto” a banda chegou a gravar alguns trabalhos e ganhou notoriedade em Salvador.
A partir deste período Carlinhos Brown passou a realizar trabalhos como músico freelancer tocando com várias bandas e cantores, a exemplo de Caetano Veloso, Djavan, João Bosco e outros.
Foi neste período, meados de 1984 a 1985, que Carlinhos Brow se mostrou excelente compositor fazendo muitos sucessos que foram gravados por Luiz Caldas e muitos outros artistas baianos.
Na carreira solo Carlinhos Brown lançou inicialmente Alfagamabetizado (1996) e conseguiu vários prêmios por este trabalho, inclusive, foi considerado um dos melhores discos de todos os tempos no mundo. Desde então vieram muitos outros onde Carlinhos experimenta de vários ritmos e estilos como no disco “Diminuto” que canta bossa nova, jazz e samba.
São mais de 12 discos de sucesso que projetaram o baiano a um respeito da crítica. Em 2006 Brown lançou um CD e DVD Ao Vivo no Festival de Verão Salvador.
Em 2002 juntou-se a Arnaldo Antunes e Marisa Monte no projeto “Tribalistas” que foi um sucesso estrondoso. Neste período o grupo realizou diversos shows e emplacou muitas músicas nas paradas de sucesso.
Carlinhos Brown desde 2012 é um dos jurados do The Voice Brasil na Rede Globo e um importante defensor da cultura afro-brasileira.
Brown foi casado com Helena Buarque de Holanda – filha de Chico Buarque. O mesmo é pai de seis filhos sendo eles Francisco, Clara, Cecília, Leila, Miguel e Nina.